Autor Tópico: Não consigo acessar a partição do windows(hda1)  (Lida 8734 vezes)

cabelodk

  • Visitante
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Online: 07 de Maio de 2006, 11:33 »
:x AI galera.. Negocio eh o seguinte.>
SO novato em linux e nao quero usar so o ruindows.. Migrei aqui pro ubuntu e achei show as ferramentas etc.


O MEU PROBLEMA È O SEGUITE,
foi montado o HDA1 no /media e lah consigo visualizar a particao XP.  So que somente para leitura..
Não consigo executar nem abrir nada como minhas musicas videos etc..

Como faço pra resolver isso?
Help-me ai.>
Vlw galera..
Abraço pra td..

PAZ :)

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2006, 11:51 »
o Linux nao grava/modifica diretamente particao em NTFS. So' leitura mesmo.

se nao esta conseguindo acessar, veja se no seu arquivo /etc/fstab tem isso:
Código: [Selecionar]
/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    noauto,user,ro,umask=0133,dmask=000   0 00
substituia "noauto" por "auto" se quiser deixar a particao mondata depois do boot

edit: não esqueca de alterar as permissoes do ponto de montagem /media/hda1 para qualquer usuario poder acessar

cabelodk

  • Visitante
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2006, 13:14 »
esta quase td igual..
So q depois de ntfs.. Esta Defauls    0    0  ... deixo assim ou faco o q vc me mandou?
Vlw =)

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2006, 00:26 »
no meu notebook ta assim e funciona
sudo nano -w /etc/fstab

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2006, 08:50 »
fstab

O arquivo /etc/fstab permite que as partições do sistema sejam montadas facilmente especificando somente o dispositivo ou o ponto de montagem. Este arquivo contém parâmetros sobre as partições que são lidos pelo comando mount. Cada linha deste arquivo contém a partição que desejamos montar, o ponto de montagem, o sistema de arquivos usado pela partição e outras opções. fstab tem a seguinte forma:

     Sistema_de_arquivos    Ponto_de_Montagem    Tipo        Opções                     dump      ordem
     /dev/hda1                        /                            ext2        defaults                     0              1
     /dev/hda2                       /boot                       ext2        defaults                     0              2
     /dev/hda3                      /dos                        msdos      defaults,noauto,rw      0              0
     /dev/hdg                       /cdrom                     iso9660    defaults,noauto           0              0

Onde:

Sistema de Arquivos
    Partição que deseja montar.
Ponto de montagem
    Diretório do GNU/Linux onde a partição montada será acessada.
Tipo
    Tipo de sistema de arquivos usado na partição que será montada. Para partições GNU/Linux use ext2, para partições DOS (sem nomes extensos de arquivos) use msdos, para partições Win 95 (com suporte a nomes extensos de arquivos) use vfat, para unidades de CD-ROM use iso9660.
Opções
    Especifica as opções usadas com o sistema de arquivos. Abaixo, algumas opções de montagem para ext2/3 (a lista completa pode ser encontrada na página de manual do mount):

        * defaults - Utiliza valores padrões de montagem.
        * noauto - Não monta os sistemas de arquivos durante a inicialização (útil para CD-ROMS e disquetes).
        * ro - Monta como somente leitura.
        * user - Permite que usuários montem o sistema de arquivos (não recomendado por motivos de segurança).
        * sync é recomendado para uso com discos removíveis (disquetes, zip drives, etc) para que os dados sejam gravados imediatamente na unidade (caso não seja usada, você deve usar o comando sync, Seção 10.22 antes de retirar o disquete da unidade.

dump
    Especifica a frequência de backup feita com o programa dump no sistema de arquivos. 0 desativa o backup.
Ordem
    Define a ordem que os sistemas de arquivos serão verificados na inicialização do sistema. Se usar 0, o sistema de arquivos não é verificado. O sistema de arquivos raíz que deverá ser verificado primeiro é o raíz "/" (a não ser que você tenha um sistema de arquivos de outro tipo que não é montado dentro do diretório raíz e possui seu suporte embutido no kernel) .

Após configurar o /etc/fstab, basta digitar o comando mount /dev/hdg ou mount /cdrom para que a unidade de CD-ROM seja montada. Você deve ter notado que não é necessário especificar o sistema de arquivos da partição pois o mount verificará se ele já existe no /etc/fstab e caso existir, usará as opções especificadas neste arquivo. Para maiores detalhes veja as páginas de manual fstab e mount.

Fonte: Guia Foca GNU/Linux

Offline mfeltrin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Problema
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2006, 12:38 »
Galera estou com um problema tbm no fstab, o que se passa é o seguinte aqui na empresa que eu trabalho, são 2 divisões, a minha se encarrega com provimento de internet, a segunda é uma loja de departamentos, o servidor do programa do provedor fica no servidor da loja, q roda windows server 2003, fiz a montagem da unidade do programa no fstab mas não estou conseguindo fazer ele funcionar, isso após eu ter configurado o samba para ver a rede no modo gráfico.

Consigo acessar a rede normalmente, acessar as pastas que necessito, mas não consigo montar essa unidade de rede para que meu software funcione, alguem sabe me dizer como reparar isso?

A linha de comando é:
//ip_server/nome_pasta                  /mnt/rede                cifs                  credentials=root/.smbcredentials,dmask=777,fmask=777          0             0

Se alguem souber por favor me ajuda, qualquer coisa se necessitar de mais detalhes por favor me mande um email feltrin@mmol.com.br

Abraço
Marcelo Feltrin

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2006, 14:07 »
Citação de: "mitsu"
o Linux nao grava/modifica diretamente particao em NTFS. So' leitura mesmo.

se nao esta conseguindo acessar, veja se no seu arquivo /etc/fstab tem isso:
Código: [Selecionar]
/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    noauto,user,ro,umask=0133,dmask=000   0 00
substituia "noauto" por "auto" se quiser deixar a particao mondata depois do boot



No caso seria apenas substituir a linha  /dev/hda1       /media/hda1     ntfs    noauto,user,ro,umask=0133,dmask=000   0 00 pela

/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    auto,user,ro,umask=0133,dmask=000   0 00

ou seria add esta linha no final do fstab
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2006, 19:59 »
me digam se eu estiver errado... não tem que mudar aquele "ro" por "rw" também ??????

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2006, 02:00 »
Citação de: "mfeltrin"
...A linha de comando é:
//ip_server/nome_pasta                  /mnt/rede                cifs                  credentials=root/.smbcredentials,dmask=777,fmask=777          0             0

acho que aqueles numeros em dmask= e fmask= sao diferentes dos parametros de chmod
talvez o erro seja isso

Citação de: "gony64"
me digam se eu estiver errado... não tem que mudar aquele "ro" por "rw" também ??????

rw seria para ler e gravar... como gravar em ntfs e' problematico no linux, talvez seja melhor deixar ro mesmo

Offline mfeltrin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Obrigado!
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2006, 11:51 »
Galera agradeço mto a atenção de vocês, mas ainda não solucionei, talves eu não tenha sido tão explicito, antes de ter configurado o SAMBA a linha de comando estava funcionando perfeitamente, depois que eu configurei q eu consegui acessar a rede, parou de funcionar, eu acho que o meu samba está configurado errado.

Tem alguma opção no samba ligada ao fstab?? Estou quebrando a cabeça em cima disso a tempos eu não consigo resolver...

Valeu
Marcelo Feltrin

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Não consigo acessar a partição do windows(hda1)
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 01:38 »
agora ele monta as partições windows...

MAS NÃO DÁ ACESSO À PARTIÇÃO LINUX!!! ele monta a partição linux mas não posso gravar nelas...
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"