Pessoal, eu estava usando o Ubuntu-9.10 quando me deparei com este problema. Como sou fã do KDE instalei o Kubuntu 9.10 e o mesmo problema aconteceu. Então desinstalei, pelo KPackageKit, o pacote xserver-xorg-input-synaptics. Em seguida instalei o pacote gsynaptics. O pacote xserver-xorg-input-synaptics foi reinstalado como dependência do gsynaptics. Chamei, pelo terminal, o gsynaptics, desmarquei a caixa Enable touchpad e o touchpad ficou desabilitado. Sempre que a máquina é reiniciada é necessário fazer o mesmo procedimento. Para não ter que chamar o terminal toda vez que inicio a máquina criei um sub-menu no menu Utilitários. Para testar o procedimento efetuei os mesmos procedimentos em meu desktop de testes e não funcionou. O sistema retornou que o GSynaptics não pode ser inicializado, pedindo que acrescentasse 'SHMConfig' 'true' no xorg.conf. Verifiquei que as configurações do KMouse Tools do meu desktop são diferentes das configurações do meu notebook. Não descobri a razão porque ambas as instalações foram feitas usando o mesmo live CD. Possivelmente, quando da atualização, houve essa mudança. Agradeceria se alguém pudesse me dar os esclarecimentos.