Autor Tópico: Compartilhar a internet via Wireless  (Lida 14609 vezes)

Offline pastor helio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Compartilhar a internet via Wireless
« Online: 16 de Agosto de 2008, 17:25 »
Sou usuário de Linux a vários anos, já experimentei quase todo tipo de distro, agora esbarrei no Ubuntu e gostei muito, mas estou tendo uma dificuldade. Minha internet é via rádio, o Ubuntu reconheceu a placa blz. e estou navegando blz. só que tenho um notebook e que acessar a internet por ele via um acess point da Trellis. Já fiz esta experiência com o acess point ligado no Windows e uma placa sem fio no Ubuntu via dhcp e funfou blz., mas compartilhar a partir do Ubuntu ainda não consegui. já andei fuçando na net para ver se alguém, fez igual mas não encontrei ainda. Se alguém puder me dar uma ajuda eu agradeço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2008, 17:40 »
Acho que eu não entendi direito.

Voce configurou o access point e no desktop com Windows e no Laptop com Linux funcionou, é isto?

Se for não muda absolutamente nada.

O link de radio entra no access point que se encarrega de distribuir os endereços IP dentro de sua rede por um servidor DHCP interno. Depois disto, tanto faz ser windows, linux, Unix, solaris, macOS, HPUX, BSD...

Aonde a coisa esta pegando ? Explique com mais detalhes, pois parece um problema simples de resolver, visto o seu accespoint já estar configurado.

agora, se voce quer compartilhar sem o uso do access point utilizando o modem conectado diretamente a placa de rede do desktop e este ser o servidor DHCP, tem um tutorial completo do Morimoto no Clube do hardware.

[],s

Offline pastor helio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2008, 11:48 »
Minha internet é via rádio, o desktop com Ubuntu reconhece a placa blz. estou escrevendo este texto no próprio ubuntu. A placa que acessa a internet é uma railink wireless. Eu tenho um rádio acess point da Trellis que eu conecto no desktop com o Ubuntu via cabo na placa de rede eth0 para que através do rádio eu possa acessar a internet no notebook. O rádio está configurado direito tanto é que o notebook conecta nele. Meu problema é fazer o sinal do desktop ir para o rádio via cabo da placa de rede. Como configurar a placa de rede do desktop aonde o rádio está conectado para que ele possa transmitir o sinal da internet que vai ser captado pelo notebook. A questão do Windows é a seguinte se eu conectar o rádio em um pc com windows tanto no notebook quanto um desktop com placa de rede wireless via dhcp com o Ubuntu eu consigo navegar, é justamente o oposto que estou tentando fazer e ainda não consegui. Se vc. puder me ajudar, obg. espero ter explicado o que estou querendo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2008, 15:44 »
Então é isso, duas palcas de rede, uma wireless e uma Rj45 ligada no trellis.

Como eu disse, tem um tutorial completo no clube do hardware.

Voce vai rotear a placa sem fio para a placa cabeada, via iptables.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/

e mis alguns outros no mesmo site.

De uma olhada e qualquer duvida volte aqui.


[],s

Offline pastor helio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2008, 16:30 »
Então é isso, duas palcas de rede, uma wireless e uma Rj45 ligada no trellis.

Como eu disse, tem um tutorial completo no clube do hardware.

Voce vai rotear a placa sem fio para a placa cabeada, via iptables.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/

e mis alguns outros no mesmo site.

De uma olhada e qualquer duvida volte aqui.


[],s

Ok. Obg, vou dar uma olhada no tutorial.

Offline Diego Figueiredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2009, 20:12 »
Olá pessoal. Sou novo aqui. Tenho o mesmo impessilho do amigo que iniciou o tópico. E irei esclarecer o problema dele e meu para ver se todos consigamos chegar a um bom senso.

1 - Tenho internet via rádio;
2 - O computador "Windows XP" que chega o cabo da antena compartilha internet para meu notebook via cabo crossover;
3 - Como é feito o precedimento?;
4 - Clico com o botão direito do mouse em cima da "Conexão de rede sem fio" que está localizada nas conexões de rede;
5 - Após clicar aparede um lista de opções e a última delas é: "Propriedades";
6 - Depois aparece janela com algumas abas. Vou na aba "Avançado";
7 - Clico para compartilhar a conexão;
8 - Logo aparece uma janela afirmando que a conexão local precisa usar o IP: 192.168.0.1;
9 - É só da 0K, e já está ativado o roteamento por DHCP e tal, e a net também para meu computador por meio do cabo crossover;
10 - Só que sou leigo eme Ubuntu ou  linux de uma forma geral;
11 - E preciso fazer ess procedimento no Ubuntu 9.10;
12 - Uma vez que quero utilizar o Ubuntu nesse computador.

Aguardo ansiosamento por contato.

Obrigado pela atenção e muito obrigado.

Caso alguém queira entrar em contato direto comigo segue meu e-mail: diegofbsilva@hotmail.com

Obrigado e felicidades a todos!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2009, 22:21 »
Citar
preciso fazer ess procedimento no Ubuntu 9.10;
Alguma coisa te impediu  ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Diego Figueiredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2009, 00:43 »
Impediu sim.

Não sei fazer isso no ubuntu e nem em linux nenhum. Sou leigo. É o principal que preciso, porque se não vou ficar sem net no meu notebook!

Obrigado pela atenção!


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2009, 05:40 »
Chegou a tentar, por exemplo, com algum tutorial? Os do Carlos Morimoto, do Guia do hardware, são muito bem escritos e detalhados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Diego Figueiredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2009, 01:03 »
Só estou aqui amigo escrevendo e pedindo ajuda. Porque já rodei a internet em tudo que é canto. Será que você poderia me auxiliar ou não!?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhar a internet via Wireless
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2009, 01:14 »
Só estou aqui amigo escrevendo e pedindo ajuda. Porque já rodei a internet em tudo que é canto. Será que você poderia me auxiliar ou não!?

Não. Desculpe por tomar seu tempo, boa sorte.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D