Autor Tópico: Qual é o melhor sistema de arquivos?  (Lida 12948 vezes)

Piras

  • Visitante
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Online: 07 de Maio de 2006, 00:27 »
No último dia 21 de abril foi postada no site Debian Administration uma comparação muito interessante sobre os principais sistemas de arquivo disponíveis para o universo Linux (ext2, ext3, resiserFS, reiser4, XFS e  JFS). O compartivo foi fundamentado em testes efetuados com um sistema Debian, o que o torna ainda mais interessantes para nós, usuários do Ubuntu, dada a estreita relação entre as duas distros.

Ele está disponível no link seguinte:

 http://www.debian-administration.org/articles/388

Ah, sim: o resultado foi um bastante surpreendente, ao menos para mim!

flaviofifa

  • Visitante
Realmente
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2006, 10:19 »
:shock:   "XFS appears to be the most appropriate filesystem to install on a file server for home or small-business needs"

Pra mim também.

Abraço!

Flávio.

 :shock:  :shock:

Offline Dandré

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2006, 15:33 »
Faz tempo que substituí o ReiserFS pelo XFS e não me arrependo nem um pouco  8)

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2006, 15:38 »
Eu uso o bom, velho e mais que testado ext3... Não tenho razões de queixa...

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2006, 15:52 »
O único que nunca me deu problemas foi o Reiser...
como comentei aqui.

http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?p=20860&highlight=xfs#20860

pra constar eu uso reiser desde o conectiva 6 quando era EXPERIMENTAL ainda
todo problemas que tive com ele nada que um --check, --rebuild-tree em último caso --rebuild-sb não resolvessem
na minha rua vive caindo a força.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2006, 18:03 »
To com o mundano, o bom e velho ext3 não me deixa na mão
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2006, 18:43 »
Também gosto mais do EXT3, usando o reiserFS e o Ext3 não notei diferença.
Agora em compatibilidade, o Ext3 é o melhor.
Alguém conhece um linux que não use EXT3?
Quando uso o Partition Magic pelo windows, ele lê, cria partição, formata em Ext3, mas em reiserFS, XFS,etc, não.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline joaodalvi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2006, 04:43 »
E o Reiser4, ele parece ter coisas bem legais, além da performance:

http://kerneltrap.org/node/5654

Pena que ainda não é "estável" :(

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2006, 07:23 »
Citação de: "RC2006"
Também gosto mais do EXT3, usando o reiserFS e o Ext3 não notei diferença.
Agora em compatibilidade, o Ext3 é o melhor.
Alguém conhece um linux que não use EXT3?
Quando uso o Partition Magic pelo windows, ele lê, cria partição, formata em Ext3, mas em reiserFS, XFS,etc, não.


Quanto a compatibilidade, eu aconselho o pessoal a ter uma partição de dados em EXT3, porque depois acedem a ela tando em Linux como no Windows.
Claro, para windows é preciso instalar um programazito que o faz reconhecer EXT3.. já o XFS e outros, não sei se existem progs que coloquem o windows a reconhecer isso..

Eu uso um disco externo USB, com uma pequena partição FAT32 onde estão os progrs para instalar no windows que reconhecem o EXT3, e depois, todo o resto do disco está em EXT3 :-)
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2006, 18:48 »
Isso depende!...

Se quer uma partição rápida... use ext2 (não tem journaling e pode danificar facilmente se der um pique de luz). OBS: a única diferênça da ext2 para ext3 é o Journaling. Já o Reiser FS tem Journaling é um pouco mais rápido que o ext3, principalmente se trabalhar com arquivos pequenos chegando a ser o FS mais rápido neste quesito.

Se quer utilizar banco de dados... use ext3 ou xfs. OBS: XFS é muito mas veloz que ext3 no geral e principalmente mais rápido com alocação de arquivos grandes, sendo que o ext3 tem a vantagem de ter mais pessoas com capacidade para dar suporte ao FS que tem muitos anós de vida.


OBS: Pense bem no que vai utilizar para escolher bem o FS a ser utilizado... A revista Linux Magazine fez um belo teste dos sistemas de arquivos só não lembro em qual edição era...
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2006, 12:55 »
Isso depende!...

Se quer uma partição rápida... use ext2 (não tem journaling e pode danificar facilmente se der um pique de luz). OBS: a única diferênça da ext2 para ext3 é o Journaling. Já o Reiser FS tem Journaling é um pouco mais rápido que o ext3, principalmente se trabalhar com arquivos pequenos chegando a ser o FS mais rápido neste quesito.

Se quer utilizar banco de dados... use ext3 ou xfs. OBS: XFS é muito mas veloz que ext3 no geral e principalmente mais rápido com alocação de arquivos grandes, sendo que o ext3 tem a vantagem de ter mais pessoas com capacidade para dar suporte ao FS que tem muitos anós de vida.


Eu acho que uma maneira boa de usar é fazer pelo menos 3 partições.

A primeira, com 150 ou 200 MB, em ext2, para montar o /boot

A 2ª com uns 4 ou 5 GB (ou mais dependendo das necessidades) para montar a raiz ( / ).. E ai, eu pessoalmente escolho o sistema de ficheiros que achar mais rapido na altura, embora por vezes por preguiça escolha mesmo o ext3.. Se perder o que tenho ai não tem grande problema, volto a instalar.

E por fim, uma partição para o /home, que é a partição que contem os meus ficheiros e arquivos e por isso é fulcral que nada seja perdido nunca. Alem de que deverá funcionar com o maior numero de sistemas possiveis pois eu posso querer formatar a 2ª partição e instalar outra distro mantendo o /home.. Pelo que ai, só uso o ext3, não só pelas garantias de larga compatibilidade, mas principalmente por ser o sistema mais usado e testado de todos.. O que dá de certa forma uma garantia de qualidade superior.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2006, 13:28 »
...A revista Linux Magazine fez um belo teste dos sistemas de arquivos só não lembro em qual edição era...

Edição nº 2 : Veja o provão

 8)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2006, 22:41 »
O que posso dizer do uso desses sistemas de arquivos no meu PC. Já usei EXT3, ReiserFS e XFS. O XFS monta a partição praticamente instantaneamente, o ReiserFS demora um tempão. O ext3 ainda pensa um pouco antes de montar. Realmente o Reiserfs é um consumidor voraz da CPU para transferir arquivos (grandes ou pequenos), o sistema fica uma carroça, se você tentar fazer mais alguma coisa, espere sentado. Ainda não tive o desprazer de perder dados com algum desses sistemas de arquivos. Atualmente uso um sistema híbrido, Reiserfs na raiz e XFS no Home. Resiserfs no HD de dados. EXT3 no HD de teste. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Piras

  • Visitante
Re: Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2006, 02:15 »
ext3 na partição de arranque (/boot/) e XFS na raiz. Perfeito!

Offline nightnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema de arquivos?
« Resposta #14 Online: 18 de Julho de 2006, 10:29 »
particularmente prefiro o ext3, nunca me deixou na mão.

Já tive problemas sérios de inicialização por quedas de energia antigamente, resolvidos facimente com o fsck.ext3, hoje não porque o ext3 está mais robusto, quando isso acontece ele faz lá o seu "scandisk"  =) na inicialização recuperando arquivos e fragmentos, alias já se cogita fortemente um novo sistema ext4 que deve sair em breve.

tem um artigo interessante que faz uma pequena análise entre reiserfs e ext3

http://www.linuxnarede.com.br/tutoriais/post_art/fullnews.php?id=view&f_act=fullnews&f_id=131

Outro artigo interessante é o sobre como recupera partições danificadas em ambos os sistemas, vejam:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/119/