Autor Tópico: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz  (Lida 2337 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:30 »
Tenho um processador AMD LE-1100, a frequência dele é 1,9GHz, porém o sistema faz com que fique variando para os seguintes valores 1, 1,8 e 1,9GHz.
A minha duvida é se isso faz com que o desempenho do sistema seja prejudicado?

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:37 »
O ubuntu pode usar o processador em demanda (usa apenas o que precisa), ou pode fixar em um valor determinado, dependendo do processador.

O seu provavelmente tá pra ser usado sob demanda, o que é uma coisa boa pois gasta menos energia.
Googling since 1999.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:48 »
Mas isso só é implementado via kernel em micros portáteis, não? Não teria muita lógica fazer isso num desktop, onde não há problemas de baterias, por exemplo...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 13:45 »
aproiveitando o gancho, como sabeira se na minha máquina o uso sobre demando do processador esta ativo?


***************
Citar
Mas isso só é implementado via kernel em micros portáteis, não? Não teria muita lógica fazer isso num desktop, onde não há problemas de baterias, por exemplo...

economia de energia é menos calor e melhora o desempenho.... idepende do tipo de máquina.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 13:59 »
Em computadores portáteis isso é bom, mas para um desktop não prejudica o desempenho?

Mas isso só é implementado via kernel em micros portáteis, não? Não teria muita lógica fazer isso num desktop, onde não há problemas de baterias, por exemplo...

Acredito que não, mas em desk tem alguns lados positivos, por exemplo redução no consumo de energia (é pouco, mas já ajuda).

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Frequencia do procesador variando entre 1GHz e 1,9GHz
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 20:15 »
Bom, seu processador é um Semprom.
Ele usa um recurso chamado AMD Cool'n Quiet, que abaixa a voltagem e o clock para economizar energia e deixar fria a CPU. Ele causa uma baixíssima perda de desempenho, completamente imperceptível, pois ele chaveia muito rapidamente os clocks e tensões.
Até em desktops isso é útil, pois reduz visivelmente o consumo (isso é muito notável em Phenoms, não em Semproms porque Semproms são mais fracos, logo consomem menos) e principalmente a dissipação.
Meu processador é um Athlon x2 7750+, que chaveia entre 1,35GHz e 2,7GHz, dependendo do consumo. A diferença é notável na dissipação, apesar do calor (processadores da AMD esfriam pouco(ao contrário do que muitos pensam) e vem com cooler box incomparavelmente melhor que os 775 da Intel) ambiente, minha CPU está a 32°C agora, a 1,4GHz, sendo que se eu setá-la a 2,7GHz ela fica a 40°C (está calor aqui), e meu chipset sobe a 90°C (sofro de superaquecimento no chipset, logo trocarei o dissipador por um bom ativo).
Caso queira setar sempre ao clock máximo (o que é inútil) desative o Cool'n Quiet pela BIOS (qual é sua placa mãe?) ou pelo monitor de frequência da CPU (barra do Gnome, botão direito, adicionar...) sete no clock máximo.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!