Algumas considerações para você que está começando.
Em primeiro lugar, o Open Office não é exatamente igual ao MS-Office. Eu, particularmente, gosto mais do o do que do MS-Office e já o usava no tempo em que era usuário do Windows (estou no Ubuntu há um ano) mesmo porque era de graça e eu não precisava piratear nada.
Em segundo lugar, o que vem instalado é o Open Office. A versão mais adequada para nós é o BrOffice, que é o Open Office já adaptado ao Brasil (inclusive com o corretor ortográfico já na nova ortografia). Para instalar o BrOffice é bem fácil: depois que instalar o Ubuntu, o o já vai estar instalado. Então, vá ao Synaptic (um programa simples de usar que você encontra em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic) e procure por BrOffice. Marque para instalar (com o botão direito do mouse) e clique em Aplicar. Pronto! Ele vai instalar o BrOffice por cima do o que já veio instalado.
Outro ponto com relação ao o (ou BrOffice): o formato padrão de arquivos dele não é lido pelo MS-Office (ou seja, os arquivos que você gerar nele como padrão não serão processados pelo Word, pelo Excel ou pelo PowerPoint). Mas, antes de mais nada, ele processa, numa boa, os arquivos gerados no MS-Office e também pode gerar arquivos no formato padrão do MS-Office. Para fazer isto, é muito simples:
(1) ao abrir o o (ou BrOffice) pela 1a. vez, vá a Ferramentas > Opções.
(2) na janela que se abre, clique em Carregar/Salvar e em Geral
(3) na caixa que se abre, ao lado, escolha os padrões em Tipo de Documento. O padrão que eu uso é o seguinte:
Documento de Texto: Microsoft Word 97/2000/XP
Documento de Planilha: Microsoft Excel 97/2000/XP
Apresentação: Microsoft PowerPoint 97/2000/XP
E pronto: depois disto, cada vez que você salvar um arquivo ele já será salvo, automaticamente, no formato do MS-Office 97/2000/XP. Eu uso estes padrões porque todas as versões do MS-Office conseguem ler os arquivos gerados. Mas, se preferir, você pode escolher as opções para o MS-Office 2007. Só que, neste caso, o MS-Office 97/2000/XP não poderá processar estes arquivos (e isto não é uma limitação do Open Office mas do próprio MS-Office que não processa versões superiores nem geradas no próprio MS-Office).
Em terceiro lugar, a instalação de programas no Ubuntu é mais que fácil. É só usar o Synaptic ou a Central de Programas do Ubuntu. Há uma infinidade de programas para você escolher. E o melhor de tudo: todos gratuitos e nenhum pirata, ou seja, com atualizações automáticas conforme eles forem evoluindo.
Também não há segredos no uso do Firefox (o equivalente ao Internet Explorer).
O Empathy (ou qualquer um dos outros que acessam a rede MSN) também é bem simples. Mas, como através dele você pode acessar "n" outras redes além do MSN, quando você o executar na primeira vez ele vai te perguntar qual serviço você quer usar (e, é claro, vai escolher MSN) e daí para a frente é só configurar tua conta informando e-mail (aquele do Hotmail que você usa no MSN) e a senha (a mesma do MSN).
Mas, para você não se iludir, tem alguns senões: ao que eu saiba (se eu estiver enganado, alguém aí me ajude), ele não permite comunicação via voz ou via vídeo com o MSN. Só via texto mesmo. Parece que há outros (se não me engano, o Emesene) que permitem comunicação via voz e vídeo. Para instalá-lo, é só ir ao Synaptic e procurar por "emesene" e instalá-lo da mesma forma que o BrOffice que eu expliquei ali em cima. Mas nunca o usei desta forma (vídeo/voz) e não sei se, realmente, funciona.
E bem-vindo ao Ubuntu, se você optar por ele. No próximo dia 30/12 eu completo um ano de Ubuntu e estou mais que satisfeito. Além do mais, o pessoal aqui do fórum é altamente receptivo com calouros como você e eu.
Um abraço.