Autor Tópico: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10  (Lida 24844 vezes)

Offline samuca640

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Online: 25 de Novembro de 2009, 21:24 »
Ae galera, sou novo nessa área, primeira vez que instalo linux, e acontece que o touchpad e os hotkeys não funcionam. O pc é um netbook da Philco PHN 10103. Alguem sabe como posso configura-lo?

Valeu

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 18:35 »
Ola edite o arquivo/etc/X11/xorg.conf: 
$ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Insira as seguintes linhas após a última seção "InputDevice":
Section "InputDevice"
    Identifier "SynapticsMouse1"
    Driver "synaptics"
    Option "SHMConfig" "on"
EndSection

No final do arquivo, na seção "ServerLayout", adicione a seguinte linha:
InputDevice     "SynapticsMouse1" "AlwaysCore"

Salve o arquivo, reinicie o X e pronto! Seu touchpad estará funcionando corretamente.



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline samuca640

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 14:03 »
Valeu pela ajuda, mas eu abri este arquivo e não havia nenhuma linha de comando nele, mesmo assim adicionei o que você havia sugerido e quando reiniciei o pc ele não carregava a interface gráfica só o terminal. E agora?

Valeu!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 10:00 »
Bom, acho eu que você tem duas alternativas.
Se tiver a opção no seu grub, você deve entrar em modo seguro, entrar no terminal e apagar tudo o que tem no xorg.conf
Pelo que você disse, ele não tinha nada antes, portanto, acho que não terá problemas.

A segunda é bootar com live cd e editar o arquivo xorg.conf que está no seu hd.

Quanto ao problema com seus hotkeys, precisaria saber qual é o chipset do note... Porque isto?
Eu tenho um cce w93, e tive este problema que foi resolvido com uma passagem de parâmetro ao grub.
Antes não funfava nada... Agora tudo ;)

Qualquer coisa vc nos fala
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:57 »
as hot keys... são por exemplo os botões play/pause stop e volume que ficam na parte superior do note?
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2009, 15:36 »
O novo Xwindow system presente no Ubuntu 9.10 não tem xorg.conf.

Veja no forum como configurar, pois é diferente.

Vou postar novamente o topico pois parece que não foi lido ou entendido

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58098.msg329385.html#msg329385

[],s
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2009, 15:38 por Tota »

Offline Nighto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2010, 22:17 »
Segui o procedimento a risca (criação e edição do xorg.conf) e não funcionou. Alguma outra dica?

No Mandriva 2009.1 que veio instalado nele funcionava, mas a primeira coisa que eu fiz foi formatar pra instalar o Ubuntu... se soubesse tinha copiado o xorg.conf dele :/

[]s

Offline earthquake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2010, 14:14 »
Estou com o mesmo problema, tudo funciona perfeitamente menos o touchpad, no momento estou usando o mouse usb, tentei várias soluções e nada, e no mandriva o touchpad funcionava, vou aguardar e tentar mais algumas coisas.....

Offline berardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2010, 01:28 »
Pessoal,

Percebi que ainda com o Mandriva o touchpad havia parado de funcionar.

Tenho filho pequeno e na hora acabei achando que a culpa tivesse sido dele. Quando cheguei em casa, o note estava sem reconhecer o touchpad e o diretório home do usuário (por acaso chamado usuário no mandriva) havia desaparecido.
Pensei logo em reinstalar achando que meu filho tivesse bagunçado tudo.

Ao instalar o Ubuntu, o problema persistiu. Segui os mesmos passos, a exceção da seção ServerLayout que é a primeira e não a última como o navegantesdailusao sugere.

Outra coisa, ao executar o X -configure, o X gerou um xorg.conf.new no home do meu usuário. Movi para o /etc/X11/xorg.conf, editei e mesmo assim nada ao reiniciar o X.

Alguma outra sugestão ou segui algum passo errado?

Obrigado

Offline fernando_costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2010, 19:30 »
Ao tentar criar o xorg.conf (X -configure) recebi a seguinte mensagem de erro:

Xorg is not able to detect your mouse.
Edit the file and correct the Device.

O xorg.conf.new foi parar em /root/ , então fiz as alterações que foram sugeridas, fiz backup do xorg.conf e o substitui pelo xorg.conf.new. Re-estartei o gdm e advinhem? Não deu em nada.

Mais alguma sugestão?

Offline fernando_costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2010, 20:03 »
   Consegui resolver meu problema do Touchpad e Audio (também não estava funcionando) bootando pelo kernel 2.6.31-17, antes disso eu estava usando o kernel 2.6.28-17. Sinceramente, não entendi o que acontece, mas fica a dica aí. Essa kernel mais novo foi instalado pelo próprio Ubuntu 9.10 (eu fiz upgrade do 9.04 pro 9.10), mas acredito que dê pra instalá-lo facilmente via apt( aptitude install linux-image-2.6.31.17-386  ).

Offline gotaserena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2010, 07:34 »
Oi. Também quebrei a cabeça com esse problema nesse exato modelo.

Só consegui resolver passando as seguintes opções de kernel (aparentemente é preciso todas as três. Não fiz experiências.)

i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset

Para implementar edite /etc/default/grub no modo de superusuário e adicione estes três parâmetros à linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

depois rode "update-grub" e reinicie. O touchpad deve funcionar agora.

Offline earthquake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2010, 11:00 »
Oi. Também quebrei a cabeça com esse problema nesse exato modelo.

Só consegui resolver passando as seguintes opções de kernel (aparentemente é preciso todas as três. Não fiz experiências.)

i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset

Para implementar edite /etc/default/grub no modo de superusuário e adicione estes três parâmetros à linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

depois rode "update-grub" e reinicie. O touchpad deve funcionar agora.

Vlw funcionou direitinho.....agora meu ubuntu está rodando redondo.......muito obrigado pela colaboração

Offline gotaserena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:03 »
Bem, sobre o outro problema (hotkeys):

As teclas Fn+F1, etc. não geram eventos de teclado -- exceto uma, Fn+F4, acho eu. Isto implica que o kernel do ubuntu não tem suporte para estas teclas. O netbook é reconhecido pelo driver asus-laptop (acpi4asus) como um Asus modelo H80CH. Não sei se isto está certo, mas vou entrar em contato com os mantenedores dos drivers para ver se há hipótese de adicionar suporte às hotkeys. Para quem quiser dar uma força, podem ir a http://dev.iksaif.net/projects/acpi4asus onde tem instruções de como ajudar os mantenedores a adicionar suporte a este laptop.

Outros problemas que diagnostiquei até agora foi o da webcam montada de cabeça pra baixo -- já entrei em contato com o mantenedor do video4linux para resolver, e o da placa de rede sem fio que trava depois de dois ciclos de suspend/hibernate. Reiniciar não adianta, você tem que fazer o laptop hibernar/suspender duas vezes para ela voltar  a funcionar. Pode ser resolvido facilmente pedindo para o ubuntu retirar o módulo  da placa (rtl8139se) antes de suspender, mas ainda não testei.

O resto funciona bem com o UNR. O netbook é imbatível pelo preço/configuração. Espero que seja minimamente durável.