Autor Tópico: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10  (Lida 25004 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2010, 11:24 »
Bem, sobre o outro problema (hotkeys):

As teclas Fn+F1, etc. não geram eventos de teclado -- exceto uma, Fn+F4, acho eu. Isto implica que o kernel do ubuntu não tem suporte para estas teclas. O netbook é reconhecido pelo driver asus-laptop (acpi4asus) como um Asus modelo H80CH. Não sei se isto está certo, mas vou entrar em contato com os mantenedores dos drivers para ver se há hipótese de adicionar suporte às hotkeys. Para quem quiser dar uma força, podem ir a http://dev.iksaif.net/projects/acpi4asus onde tem instruções de como ajudar os mantenedores a adicionar suporte a este laptop.

Outros problemas que diagnostiquei até agora foi o da webcam montada de cabeça pra baixo -- já entrei em contato com o mantenedor do video4linux para resolver, e o da placa de rede sem fio que trava depois de dois ciclos de suspend/hibernate. Reiniciar não adianta, você tem que fazer o laptop hibernar/suspender duas vezes para ela voltar  a funcionar. Pode ser resolvido facilmente pedindo para o ubuntu retirar o módulo  da placa (rtl8139se) antes de suspender, mas ainda não testei.

O resto funciona bem com o UNR. O netbook é imbatível pelo preço/configuração. Espero que seja minimamente durável.

Ola

este H80CH é o Philco?

Acredito que voce já tenha trocado para testar o modelo de seu teclado escolhendo outros da lista, certo?

Este topico é antigo mas, quem sabe, pode ser de alguma ajuda=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,13784.0.html

Quanto a cam existem também alguns topicos aqui de video invertido e que alguns resolveram, veja se o ID de sua cam é semelhante ao dos posts.

Já o wifi eu vi alguma coisa no forum eeeuser a respeito disto, pode ser que uma olhada lá ajude.

[],s

Offline gotaserena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:51 »
Olá Tota,

Sim o modelo é o Philco PHN 10103

Na verdade o teclado (que é padrão ABNT2) funciona perfeitamente. O problema são os hotkeys (as combinações Fn+F1 a Fn+F12), que não geram eventos de teclado. Isso é um problema então de kernel, e não de configuração ou de X. Vou entrar em contato com os mantenedores do driver asus-laptop para pedir-lhes que consertem isto.

Offline Thadoval

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #17 Online: 21 de MAR?O de 2010, 23:21 »

Olá, pessoal.
Acredito que meu problema seja semelhante. Comprei um netbook ontem -philco( Netbook Etech 10001 c/ Intel® Atom), instalei o ubuntu remix, pq veio com o tal fenix. O único problema, até agora pelo menos, é o acesso a internet. A teclar fn + f3 (Ativa/Desativa wireless) não funciona sempre, às vezes funciona às vezes não. Comecei a achar que era algo com o teclado (ao menos com os comandos que precisavam do Fn) quando as teclas fn + f5 e fn + f6 (aumenta e diminuir o volume) travaram e o volume ficou aumentando e diminuindo, e o computador precisa ser desligado.

Offline thigove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #18 Online: 21 de MAR?O de 2010, 23:48 »
Tenho o mesmo problema com o netbook da phico. Tenho que fazer aquela coisa bizarra de hibernar duas vezes seguidas, ai sim consigo habilitar a wireless. Alguém sabe como deixar a wireless automático, para quando eu ligar o net, já funcionar a placa wireless? (versão remix 9.10)
valeu

Offline luisfpg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
    • Free IT
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2010, 08:53 »
Postei a solução para este problema no meu blog: http://luisfpg.blogspot.com/2010/04/netbook-philco-phn-10103-e-o-linux.html

Offline minussi-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #20 Online: 15 de Agosto de 2010, 22:28 »
Valeu Gotaserena, funcionou touchpad , som e hotkeys.

Netbook Philco 10103

Abrass
« Última modificação: 15 de Agosto de 2010, 22:33 por minussi-ubuntu »
go out "W"

Offline gvoss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #21 Online: 12 de Setembro de 2010, 15:36 »
Olá minussi-ubuntu !

Pode descrever passo-a-passo como conseguiu fazer funcionar?
Ou postar o link...

O meu também é um netbook philco phn10103.

Estou utilizando o Ubuntu Netbook Remix.

Abs!

Offline gvoss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Touchpad e Hotkeys não funcionam no ubuntu 9.10
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:23 »
Olá pessoal, atualizando:

Consegui resolver meu problema, instalei o ubuntu 9.10 "padrão" ao invés do "netbook remix".

Segui essas dicas do "gotaserena em 25 de Janeiro de 2010, 07:34
Oi. Também quebrei a cabeça com esse problema nesse exato modelo.

Só consegui resolver passando as seguintes opções de kernel (aparentemente é preciso todas as três. Não fiz experiências.)

i8042.nomux i8042.noloop i8042.reset

Para implementar edite /etc/default/grub no modo de superusuário e adicione estes três parâmetros à linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

depois rode "update-grub" e reinicie. O touchpad deve funcionar agora."

Valeu pelo apoio!