Autor Tópico: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009  (Lida 3989 vezes)


Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2009, 20:01 »
+ informações: http://www.chromium.org

http://meiobit.com/conhe-a-o-chrome-os-o-sistema-operacional-do-google

Há dias que entram para a história, e hoje, 19 de novembro de 2009, talvez seja um deles. Hoje a gigante Google apresentou, numa coletiva transmitida ao mundo inteiro via streaming, o Chrome OS. A importância desse anúncio pode ser facilmemte medida pelo furor que o precedeu. Apesar do Google sempre manter os pés no chão, dizer que não queria concorrência com o Windows, que o foco é simplicidade, e que o sistema será exclusivo para netbooks, a comparação era inevitável, afinal, no pensamento coletivo são todos sistemas operacionais, logo, são todos concorrentes.

(In)felizmente, o Google deu um tapa na cara de todos que estavam ansiosos por um sistema robusto, capaz de entrar com os dois pés na porta clamando para si a supremacia no segmento. O que vimos hoje foi uma apresentação bem definida e delimitada, com um Chrome OS bem mais simples do que muitos previam, o que só saberemos se é bom ou ruim na metade de 2010, quando os primeiros aparelhos com o sistema chegarem às lojas.

Em suma, o Chrome OS é uma distribuição peso-pena do Linux que roda apenas o Chrome (navegador).

A screenshot acima é um conceito ainda não aplicado. O visual atual do Chrome OS, que foi demonstrado hoje, é bem próximo de um dos que conceitos que o TechCrunch divulgou, há algumas semanas. Este aqui:

Decepcionado? Calma. Antes de tacar pedras no Google, vamos destrinchar tudo que foi dito lá.

A visão do Google para o Chrome OS é bastante parecida com a original do iPhone, e a vigente no webOS, da Palm: web apps. No sistema do Google, não será permitida a instalação de aplicativos locais. Os aplicativos serão, na realidade, web apps, como os que já usamos atualmente através dos navegadore convencionais. Google Docs, Office Web Apps (roda, e eles mostraram), Picnik, e por aí vai.

Esse modelo traz vantagens e desvantagens. A desvantagem é óbvia, e consiste nas limitações dos web apps quando comparados aos correspondentes locais, e nos entraves que conexões lentas, comuns no Brasil, podem causar.

Por outro lado, e aqui falamos das vantagens, esse sistema permite que o Chrome OS seja carregado instantaneamente, e o torna praticamente imune a malware, afinal, não há nada instalado localmente; a cada reinicialização do sistema, a “imagem” do mesmo é restaurada. “Mas e meus arquivos?”, pode perguntar alguém. A nuvem é a resposta. Haverá armazenamento local, mas como cache, não como definitivo. Tanto que os equipamentos nos quais o Chrome OS virá instalado serão equipados com SSDs, provavelmente de capacidade bem limitada. Seu HD é a nuvem, cloud computing a todo prova.

Outro efeito colateral (positivo) dessa sistemática de armazenar tudo na nuvem é que o netbook torna-se praticamente descartável. Como nada fica armazenado localmente, e tudo é atrelado a uma Google Account, não haverá problemas no caso de perda, furto, roubo ou mesmo empréstimo do netbook.

O que causou estranheza foi não terem falado do Gears, um sistema do próprio Google que puxa para a máquina local rotinas e mesmo conteúdo da web, para tornar web apps mais rápidos e permitir o acesso aos mesmos quando o computador estiver offline. O Chrome (navegador) o tem nativamente, e mesmo não tendo tocado no assunto, é bem provável que o Google inclua esse valoroso recurso no sistema operacional.

Voltando ao sistema em si, ele nada mais é que uma janela do Chrome (navegador) adaptada. As primeiras abas são menores, e são basicamente os apps  “favoritos”, sendo a primeira uma espécie de menu Iniciar, onde ficam atalhos, na forma de grandes ícones, para serviços do próprio Google e outros mais importantes/usados, como Twitter, Facebook e Hulu.

A bem da verdade, é possível abrir algo mais além da janela do Chrome: outra janela do Chrome. Durante a demonstração, mostraram três janelas independentes funcionando ao mesmo tempo, com direito a arrastar e soltar e outras coisas já existentes no navegador.

O Chrome OS aceitará plugins, e para demonstrar essa capacidade, usaram o Flash. Jogaram um game de xadrez, depois rodaram um vídeo no YouTube, esse aí de baixo, apresentando o sistema operacional:

O Google, repetindo, cumpriu o prometido: apresentou seu sistema operacional focado em netbooks. Ponto. Os apresentadores deixaram claro que esse é o foco do Chrome OS, ao menos inicialmente, e que estão comprometidos com esse tipo de dispositivo. Não descartaram, porém, a hipótese de, futuramente, tentarem a sorte em notebooks convencionais e até desktops.

De qualquer maneira, ficou uma sensação de decepção em todos que acompanharam a apresentação ao vivo. Muitos Linux users depositaram todas suas fichas no Chrome OS para, enfim, alavancar a presença do sistema em ambiente doméstico. Mas, não parece que será o caso. O Google não pretende sequer fazer do Chrome OS o sistema principal das pessoas; disseram que o público que comprará netbooks com seu sistema já tem outro notebook e/ou desktop com um sistema operacional maior. Resumidamente, o Chrome OS é como esses sisteminhas embarcados que Asus, LG e outros fabricantes incluem em seus notebooks/netbooks para boot rápido.

Ah, e se você, de qualquer maneira, ficou com vontade de testar o Chrome OS (eu também fiquei, de verdade), pode tirar o cavalinho da chuva. O sistema seguirá os passos do Android, e só rodará em hardware homologado. Preço? Nada foi dito, o Google jogou a batata quente para os parceiros, e também recusou-se a dizer quem são (embora já tenhamos algumas suspeitas). Como já dito acima, os primeiros a saírem das fábricas equipados com o sistema chegarão às lojas no segundo semestre de 2010.

Particularmente falando, simpatizei com o Chrome OS. É menos, mas muito menos do que eu esperava, porém, a proposta é interessante, e os equipamentos com ele instalado podem se tornar excelentes máquinas pequenas, leves e baratas para uso geral do computador e acesso a web apps, sendo um complemento a outros PCs/notebooks que o usuário tenha. Ou seja, podem ser o que os netbooks deveriam ser.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2009, 20:04 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2009, 20:21 »
Finalmente uma empresa inovadora e competente para transformar idéias em aplicativos.
Durante anos a MS copiou tudo e teve competência para fazer negócios em cima de idéias alheias.
O Google está trazendo o futuro para os desktops. Será o fim da supremacia da MS ?
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline marcoc2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • twitter
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2009, 20:31 »
Citar
Finalmente uma empresa inovadora e competente para transformar idéias em aplicativos.

Verdade..

O povo tem criticado muito, falando estar decepcionado.
Mas pra que mais do mesmo?
É algo totalmente novo, uma nova ideia.
Vamos abrir a cabeça para esta ideia.
É algo que vai crescer aos poucos, para dar frutos num futuro totalmente conectado.
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2009, 20:54 »
E agora ficou claro que o Chrome OS é GNU/Linux mesmo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline marcoc2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • twitter
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2009, 21:11 »
Vídeo de um cara que compilou, rodou e fez imagem pra Máquina Virtual: http://www.youtube.com/watch?v=4yULtEY2Kv0

Torrent da imagem (VMWare ou VirtuaBox): http://www.mininova.org/tor/3167170
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Canonical Ubuntu e parceiro do Google para criar Chrome
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:01 »
Canonical Ubuntu e parceiro do Google para criar Chrome

Algumas pessoas podem ver sistema operacional do Google Chrome como competir com as actuais distribuições desktop Linux. Canonical, empresa por trás popular distribuição de Linux Ubuntu, não é um deles. Eles estão trabalhando para fazer com o Google Chrome.

Fontes da Canonical me dizer que os desenvolvedores da Canonical do Ubuntu tem estado a trabalhar com a equipe do Google Chrome desde antes de o Google anunciou seu plano de sistema operacional do netbook em julho de 2009. A empresa decidiu ir a público com a sua participação depois que o Google anunciou hoje que eles estavam open-sourcing do sistema operacional Chrome.

Em um blog Canonical postagem, Chris Kenyon, vice-presidente de OEM da Canonical Services, revelou que "a Canonical está a contribuir para a engenharia do Google com o contrato." Insiders Canonical não tinham a liberdade de dizer o quanto muitos desenvolvedores estavam trabalhando no Chrome, mas eles dizem que foi um grande projecto.

Isso não significa que a Canonical está se concentrando em Chrome SO no lugar do Ubuntu. Kenyon escreveu: "Do lado do consumidor, as pessoas vão perguntar sobre o posicionamento do Chrome OS e Ubuntu. Enquanto a parte de dois sistemas operacionais de alguns componentes do núcleo, o Google Chrome OS proporcionará uma experiência muito diferente para o Ubuntu. Ubuntu continuará a ser um general OS finalidade executar tanto na web e aplicativos nativos como o OpenOffice e não exige hardware especializado. "

Ao ler nas entrelinhas, fica claro que a Canonical eo Google estão muito perto uma parceria na criação do Chrome. Qualquer desenvolvedor open-source, porém, já pode acessar o código e documentação no recém-inaugurado site OS Chromium.

Kenyon também disse, "Sundar pichar [Google VP of Product Management], e Linus Upson [diretor de engenharia do Google] deixou claro que eles querem, sempre que possível, para a construção de componentes e ferramentas existentes da comunidade open source sem re-invenção desnecessária . Este enfoque claro deverá beneficiar uma ampla variedade de projetos existentes e congratulamo-nos com ela. "

Kenyon concluiu: "Então, 2010 parece destinada a ser um ano muito excitante. Além de entregar experiências Ubuntu com parceiros antigos e novos OEM, estaremos trabalhando com o Google Chrome OS com os dispositivos."

Na verdade, ele deve ser. A Canonical, empresa por trás do mais popular desktop Linux, está a trabalhar de mãos dadas com o Google Chrome para criar o sistema operacional do netbook.

Tradução livre
http://blogs.computerworld.com/15127/ubuntus_canonical_and_google_partner_to_create_chrome
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:15 »
A proposta é muito interessante.
Agora, fiquei um pouco desapontado com o fato (num primeiro momento) de não se poder baixar o SO
como acontece com o Ubuntu por exemplo, só vir embarcado em hardware de parceiros. Mas acredito que
em seguida isso deverá acontecer, é uma ordem natural das coisas, a comunidade pedirá.
Por hora estou MUITO contente com meu "Ubuntu véio de guerra, obrigado!
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:36 »
Para fazer um paralelo com o mundo da moda O ChromeOS está lançando tendências. A Google entra em um nicho não explorado ou pouco explorado ou mal explorado. Deram uma tacada de mestre, estão lançando um SO mas sem deixar de ser uma empresa estritamente de internet ou sem se aventurarem por um campo desconhecido. Aliás estão lançando um SO para a internet o que os mantém no mesmo ramo de atuação. Simples rápido e seguro, para navegar, somente isso. Um sistema em que o usuário não precisará formatar, atualizar. Com isso aproximam-se do usuário comum, que usa o computador para Orkut, Facebook, twitter, ler notícias editar documentos online, aplicações leves rodadas da internet. Os que queriam o chrome OS para rodar editores gráficos, CAD, ou editores do som pesados comprem um MAC pois não é neste nicho que estão entrando!

Também frustante foi saber que não teremos como muitos apostaram uma chuva de drivers para linux depois do ChromeOS. Trabalharão com hardware específico o que me lembra muito a estratégia da Apple. Mas isso tudo para deixar o computador rápido pra usar a internet. Fizeram na apresentação inclusive uma analogia com a televisão: querem que ao apertar o botão o sistema esteja carregado.

Acredito que a Google esteja lançando o "aparelho de internet", transcendendo todos os conceitos em termos de experiência de uso que temos de SO's pra começar o SO é o navegador.

ABs
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Aliadam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2009, 10:36 »

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2009, 17:25 »
Galera, no futuro não existirá SO nem PC.
Não me perguntem como, mas se este post ainda existir daqui uns 15 anos veremos a prova. ;)
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2009, 07:47 »
E agora ficou claro que o Chrome OS é GNU/Linux mesmo.

Mas isso NUNCA foi omitido.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2009, 02:52 »
Mas isso NUNCA foi omitido.

"NUNCA"?!? Como não, se antes não havia informação alguma além do fato de que o Google lançaria um O.S. opensource? E a menos tempo foi anunciado que esse O.S. seria baseado no kernel Linux, ser baseado no kernel Linux não significa que seria GNU/Linux, exemplo disso é o Android do proprio Google.

Tu deveria se informar melhor antes de sair postando em caixa alta  ;)
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline marcoc2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • twitter
Re: Google Chrome OS - vídeos de apresentação - 19nov2009
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2009, 21:51 »
Semana passada eu compilei e rodei no VirtualBox. Fotos e Vídeos: http://c2games.wordpress.com/2009/11/22/c2preview-google-chrome-os/

Ontem bootei pelo PC aqui de casa.. mas ficou tão lento quanto a máquina virtual.
Deve ser só em hardware de Netbook mesmo que roda beleza..
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O