Autor Tópico: Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)  (Lida 14088 vezes)

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Online: 29 de Agosto de 2005, 09:19 »
Saudações a todos, gostaria que vocês colocassem suas opiniões sobre os prós e contras desses dois Desktops para Gnu/Linux mais evoluídos e com melhor usabilidade.

A idéia é que este tópico possa ser uma referência em pesquisas para perguntas como: "Por que usar kde e não gnome", por favor não façam flamewar e coloquem opiniões concretas, sem coisas como "Gnome é feio, KDE é pesado'.

Abraços!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2005, 10:34 »
pra mim, ambos sao ótimos, cada um com suas características, quando canso de um, vou pro outro.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2005, 11:44 »
Sou um iniciante no Linux, não posso falar dos aspectos técnicos, apenas aquilo que pude notar no uso diário das duas interfaces. Já usei Gnome e KDE, gostei mais do Gnome porque pra mim, é mais organizado que o KDE. O KDE tem muito a cara do Windows também, acho que é exatamente por isso que muitos preferem o KDE. Queria um Desktop diferente do Windows. Acho a organização do Gnome bem mais prática. Como exemplo, é só dar uma olhada nas configurações do sistema. Quanto a beleza dos Desktops, os dois podem ficar bonitos, é só customizar.
Uma coisa que acho que confundi um pouco no começo, no KDE, é o fato do Konqueror ser Web Browser e gerenciador de arquivos.
Não posso falar muito do uso dos recursos da Máquina, sei que os dois ambientes gráficos são considerados "pesados" no mundo Linux. Mas sem dúvida, eles consomem bem menos que o Windows. Como eu tenho uma máquina com muito mais memória que um usuário comum, não tenho do que reclamar quanto a isso. Minha máquina não sabe o que é SWAP. :)

Acho que era isso.  

Falou!

Té +


EDIT: Opa, meio off topic, Denis, em qual cidade você mora aqui em SC?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2005, 11:53 »
hehehe ... gostei do "cara de windows"!
Acho que o que torna mais pesado é você misturar programas (usar programas do gnome no KDE e vice-versa).

Respondi sua pergunta por MP.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2005, 12:14 »
Eu não tenho "nada" a dizer sobre o assunto , só acho que o KDE tem botões demais tirando isto , é um bom desktop, por exemplo quando eu instalo linux para alguém eu deixo o KDE por ser mais popular ,  no meu caso eu optei pelo gnome por causa da flexibilidade do mesmo , e por ter menos botões  :shock:
ah tá tá bom denis vc me conhece faz séculos rs. rs. eu na verdade uso o gnome ,não uso linux se não fosse linux seria qualquer outra coisa desde que tivesse o gnome, lembro ainda daquela mão na época que eu usava CL 7 que agente tava trocando uma idéia sobre o gnome, no #clubelinuxbr pelo jeito você ficou com o KDE naquela época , eu sou gnome desde sempre e é o motivo pelo qual comecei usar linux.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2005, 14:12 »
Bom... ambos são ótimos ambientes Desktop. Na minha opinião o menu do Gnome é mais organizado... tem menos coisas. No do KDE fica uma bagunça e eu demoro pacas pra achar o que eu quero.

Outro motivo pelo quel eu prefiro o gnome é porquê eu acho o GTK2 mais bonito que o QT. Os temas dele são mais legais... na minha opinião claro.
E os programas mais legais (pra mim... claro) usam da bibliteca GTK como exemplos o GIMP, Inkscape, ABIword, Firefox, GMplayer, Totem, X-chat, GAIM, NVU, Real Player, etc etc etc. Até os instaladores dos games mais famosos são GTK hehehe. Como eu não gosto de misturar as bibliotecas, eu consigo usar um computador só com aplicativos pra gnome, mas se eu usar um linux só com coisa de KDE eu não consigo não.

O "misturar" que deixa o micro pesado... pelo menos aqui. Agora tem uns programas que são muito bons pra KDE que eu mesmo assim deixo instalado, mas como uso de vez enquando não pega nada como o K3B.


[]s

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2005, 14:16 »
Pois é lembro daquela época ( isso fazem uns 3 anos... como voa), eu também usava o conectiva 7.0 com gnome 1.4 (na verdade, voce me apresentou ao gnome), eu achava ele horrível e voce me deu muita ajuda para deixa-lo mais bonito hehehehehee.

Eu acabei não me decidindo, na verdade gosto mais de ambientes leves como icewm ou fluxbox.
Mas particularmente vejo que tanto kde quanto gnome possuem particularidades e são eficientes, mas ainda vejo o KDE como ambiente desktop mais amigável e com mais funcionalidades.

Terminando, como fiquei vivo para ver Xterminator saindo de conectiva e usar ubuntu, acredito que vou viver para ve-lo mostrando mais um screenshot com o belo KDE  :lol:  :lol:

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2005, 15:40 »
denisbr,huiahahahaahah Viajou agora Denis,rs. rs. isto é fácil eu tinha um screen do kadê ???? faz muito tempo do CL8++ que tinha o KDE3.2BETA....mas foi só enquanto baixava o o mínimo do gnome.

Ah eu não vou cuspir pra cima , mas no máximo iria para o WindowMaker, é sério eu não me conformo com todos os botões , eu costumo navegar no galeon com umas 10 abas abertas , no caso do conqueror para cada aba que eu abro ele cria aqueles botões inúteis , "no meu ponto de vista uma aba é só uma extensão do navegador , ou seja deve utilizar os botões já disponíveis , não sei foi por configuração mal feita eu não mexi em nada usei o padrão, ou seja 10 abas 10 barras de navegação rápida na lateral
eu não me conformo  :twisted:

Acho que por isto que a minha filha prefere o do Pezinho ahahah
lembro-me que um dia eu deixei ela usar um live-CD de uma distro com KDE
ela de cara ficou perdidinha , e na hora de instalar e mudar o tema  :shock:

no gnome ela baixava seu próprio tema arrastava para o gerenciador de temas
eu expliquei pra ela que necessitava reiniciar o gerenciador de temas para usar ,beleza ela escolhia e o negócio funcionava na hora...

Qual foi a cara dela quando selecionou um tema no KDE e não mudou automático ?

"Ué pai ,não mudou nada" daí eu expliquei que tinha que aplicar e talz , ela falou
a eu prefiro o do pezinho  que muda na hora que eu escolho.
ehehe a usabilidade do GNOME nesta hora faz diferença .

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2005, 15:46 »
Você se daria bem então com o Fluxbox ou Ion3 já que não gosta de muitos botões hehehehe.

Gostei da história da sua filha (aliás nem sabia que voce era papai), é um excelente estudo de caso de sucesso!!!!


Pézinho, um bom nove para substituir:
Acesse Patada/Multimidia hehehehehe

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2005, 16:07 »
Imagina a cara da menina ao ver isto ...
olha que lindo , é capaz de se você reclamar ,eles adicionarem huiahahaha mais um botão para desabilitar tudo isto.
PS : Hahaha antigamente eu descrevia comandos do menu por Patada->bla


Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2005, 16:07 »
huahuahauhauahuahau do Pézinho mto bom .

Eu também gosto mais do pezinho , ele eh mais organizado , e também acho  que o KDE tem mtos botoes !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2005, 16:24 »
Xterminator, voce não tem mais screenshots da epoca do Gnome 1.4 no CL 7?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2005, 16:25 »
Façam um estudo desta interface :-)

Citação de: "denisbr"
Xterminator, voce não tem mais screenshots da epoca do Gnome 1.4 no CL 7?


Devo ter alguns

denisbr

  • Visitante
Quais os prós e contras do KDE e Gnome (Sem flame)
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2005, 16:50 »
Manda aí, tenho saudades :D