Autor Tópico: Dá pra instalar o Grub 'normal' no Karmic?  (Lida 1758 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Dá pra instalar o Grub 'normal' no Karmic?
« Online: 26 de Novembro de 2009, 12:30 »
Esse Grub 2 é uma $$#@!$$%%$ du caçamba, dá pra instalar o grub véio de guerra já na instalação do sistema? Ou trocá-lo depois de instalado? Eu ia até testar isso, mas estou sem espaço no hd pra fazer o teste, já que estou usando Debian...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Dá pra instalar o Grub 'normal' no Karmic?
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2009, 12:42 »
velox256,

Boa tarde. Pra ser sincero, vou tentar instalar o Grub 2 aqui na minha máquina (tenho o Hardy aqui). Tenho ouvido muita gente falar mal, mas tão mal, que me despertou uma curiosidade sórdida e quero ver se detono meu PC! HEHEHE

Cara, em teoria, dá sim. Por exemplo: há algum tempo, eu havia instalado uma outra distro e ela veio com o Lilo (outro gerenciador de boot) instalado. Mas eu sempre gostei do Grub então, desinstalei o Lilo e instalei o Grub. Não lembro o passo-a-passo, mas dá pra fazer sim.

Se eu encontrar algum tutorial, posto aqui!

Abraço!!


Offline pedrotf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Dá pra instalar o Grub 'normal' no Karmic?
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2009, 12:58 »
velox256,

Boa tarde. Pra ser sincero, vou tentar instalar o Grub 2 aqui na minha máquina (tenho o Hardy aqui). Tenho ouvido muita gente falar mal, mas tão mal, que me despertou uma curiosidade sórdida e quero ver se detono meu PC! HEHEHE

Cara, em teoria, dá sim. Por exemplo: há algum tempo, eu havia instalado uma outra distro e ela veio com o Lilo (outro gerenciador de boot) instalado. Mas eu sempre gostei do Grub então, desinstalei o Lilo e instalei o Grub. Não lembro o passo-a-passo, mas dá pra fazer sim.

Se eu encontrar algum tutorial, posto aqui!

Abraço!!

Acho que dá para fazer.

Basta digitar:
Citar
sudo apt-get --purge remove grub2 ; sudo apt-get install grub ; sudo grub-install /dev/sdX

Cuidado ao colocar /dev/sdX que tem que colocar qual o hd está instalado o Ubuntu. Se tiver só um hd basta colocar /dev/sda.

Não garanto se funciona, nunca fiz este teste e não achei algum tópico relacionado a isso se funciona ou não.

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Dá pra instalar o Grub 'normal' no Karmic?
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:36 »
velox256,

Cara, pelo apt-get mesmo consegui instalar o Grub 2, não curti e voltei pro "legacy".

Não teve muito mistério: ao fazer "apt-get install grub2" ele já importou os dados do Grub legacy (mas não gravou nada na MBR, daí é a única coisa que talvez tu tenhas que configurar manualmente).

Minha sugestão seria:

Citar
sudo apt-get remove grub2 | sudo apt-get install grub

Testa numa máquina virtual antes de fazer o procedimento, por via das dúvidas...

Um abraço!!