Autor Tópico: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu [Resolvido]  (Lida 22758 vezes)

Offline Leonel da Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Compartilhando Windows 7 com Ubuntu [Resolvido]
« Online: 17 de Novembro de 2009, 20:10 »
Olá pessoal, boa noite! é minha primeira vez aqui no fórum. estou enfrentando um probleminha aqui no trabalho com esta máquina. tenho uma estação de trabalho usando Ubuntu 9.10 "pretty good system" por sinal. pretendo abandonar o Windows de vez, gostei muito do Ubuntu! o problema é o seguinte:

Temos uma rede interna com MAC's, Windows e agora Linux! consegui compartilhar o Ubuntu com o MAC, maravilha! Com o Windows 7 é o seguinte:

Coloquei todas as permissões possíveis para poder acessar o Windows através do Ubuntu, quando abro a pasta Network no Ubuntu, até consigo ver o W7 porém quando clico nela aparece o seguinte erro: Unable to mount location, Failed to retrieve share list from server.
Agora compartilhei uma pasta aqui no Ubuntu, fui ver no W7 para ver se estava lá, tudo ok, consegui acessar, gravar etc...

Alguma sugestão? tenho alguns dias ainda para testar, caso contrario vou ter que instalar o W7, já que tenho que acessar toda hora files em outros PC's. Obrigado!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2009, 14:30 por Leonel da Cruz »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhando ubuntu com Windows 7
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2009, 23:37 »
Leonel da Cruz,

tente acessar a máquina com W7 abrindo o nautilus e digitando na barra de endereço:

Código: [Selecionar]
smb:// <IP da máquina W7>


se nesta houver alguma pasta compartilhada, você deverá poder acessá-la. Ainda não estamos usando W7 no trabalho, somente XP e Vista, mas com eles isso funciona.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Leonel da Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compartilhando ubuntu com Windows 7
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2009, 14:27 »
Oi VB5,

Estou tentando acessar um WVista aqui com o nome da maquina no Nautilus, nada. Tinha esquecido de mencionar que temos um Vista também com pastas compartilhadas.

Alguma outra sugestão?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhando ubuntu com Windows 7
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2009, 23:03 »
Oi VB5,

Estou tentando acessar um WVista aqui com o nome da maquina no Nautilus, nada. Tinha esquecido de mencionar que temos um Vista também com pastas compartilhadas.

Alguma outra sugestão?

Ccomo disse, use o IP da máquina, não o nome.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Leonel da Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2009, 18:31 »
Oi,
não tenho um ip fixo em cada maquina, como faço?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2009, 23:31 »
Oi,
não tenho um ip fixo em cada maquina, como faço?

Se sua rede é DHCP ( IP dinâmico) mesmo assim o router não irá mudar o IP atribuído a uma máquina, exceto se a placa de rede desta for trocada. Por exemplo, a máquina 192.168.0.111 usará sempre esse mesmo IP até a troca de placa de rede. Basta verificar o IP que cada máquina está usando.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Leonel da Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2009, 14:29 »
  Oi, obrigado pela ajuda.
 
  Consegui acesso a rede com MAC, Windows xp, Vista e 7, pesquisando algumas coisas no google usei o seguinte método:

  1) Abrir terminal de comando:
      sudo gedit/etc/samba/smb.conf

  2) Em Global Settings > [global] adicionar a seguinte linha:

      workgroup = WORKGROUP
      netbios = seuservidor  > Talvez em alguns casos não seja necessário acressentar esta linha.

  3) Um pouco abaixo ainda em Global Settings descomente a linha  "# wins support = no" alterar para "wins support = yes" ficando assim:

      wins support = yes

   4) Agora reinicie o Samba:
       sudo /etc/init.d/samba restart

    That's it!





 



Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 00:19 »
Leonel, tem como você me fornecer um passo-a-passo? Já tentei de tudo e não consigo fazer a rede funcionar. Estou usando o Lucid tentando enxergar um pc com Windows 7. Os dois pcs estão ligados via cabo em um modem roteado.

Obrigado por qualquer ajuda...

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Compartilhando Windows 7 com Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2012, 19:00 »
seria bom ter um passo a passo ;D