Instalar o Ubuntu Via Rede

Iniciado por Henry Douglas, 04 de Maio de 2006, 11:03

tópico anterior - próximo tópico

Henry Douglas

Bom amigos, eu sou novato no forum, e tambem usuario novato do Ubuntu.
Eu pessoalmente gostei muito do Ubuntu não porque utiliza o gnome como interface grafica (que é mais intuitiva que o KDE), mais porque de todas as distribuições o Ubuntu é a que mais trabalha para o usuario, (montagem e desmontagem automatica do CD-Rom, Atualizações Automaticas e ETC) recursos que eu não tinha visto em nenhuma outra distribuição, são pequenas cousas como estas que conquistam o usuario doméstico, pois para min o linux tem que ser mais grafico possivel, e ao maximo possivel ter ferramentas intuitivas que deem  ao usuario doméstico a opção de não ter que usar o terminal, eu creio que infelismente isso só se tornara realidade quando mudar a mentalidade dos desenvolvedores e eles passarem a distribuir porgramas possuem um instalador, que orienta o usuario no processo de instalação, pois não podemos esperar que o usuario doméstivo, o adolecente que quer apenas apenas rodar seus joguinhos, a dona de casa que quer apenas baixar musicas da internet, eo trabalhador que não vive da informatica se interesse em aprender comandos complicados para instalar programas ( dpkg -i <nome do pacote> rpm -ivh <nome do pacote> ./configure make make install), o usuario doméstico quer um sistema que trabalhe para ele.

Bom mais indo direto ao assunto, eu não faça a menor idéia de como instalar o Ubuntu Via rede. egostaria de saber se algum amigo do forum me da uma dica.

boa sorte a todos!

agente100gelo

Citardpkg -i <nome do pacote> rpm -ivh <nome do pacote> ./configure make make install
A partir da próxima versão em Junho vai dá pra instalar graficamente pacotes .deb.

CitarBom mais indo direto ao assunto, eu não faça a menor idéia de como instalar o Ubuntu Via rede. egostaria de saber se algum amigo do forum me da uma dica.
O que você entende como instalar via rede? Deixar em uma máquina e instalar em outra remotamente?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Henry Douglas

Citação de: "agente100gelo"
O que você entende como instalar via rede? Deixar em uma máquina e instalar em outra remotamente?

É assim eu gero um disquete Boot para a maquina eu que eu pretendo instalar o ubuntu, e na maquina servidora eu crio um compartilhamento NFS e copio o CD do ubuntu inteiro para dentro dela, para eu instalar o ubuntu em um micro Cliente via NFS.

O problema é que no Cd do Ubuntu eu não consegui encontra a pasta Images que geralmente tem os disquetes de Boot.

No Conectiva linux 10 por exemplo eu entrava na pasta iMages e lá tinha duas Images de Boot Boot.img e Network.img, e gerava dois disquetes de Boot um para reconhecer a placa de rede do cliente e o outro que tinha o instalador. e no servidor conectiva eu criava um compartinhamento NFS e copiava o conteudo dos CDs para dentro dele para instalar via rede.

Citação de: "agente100gelo"A partir da próxima versão em Junho vai dá pra instalar graficamente pacotes .deb.

Eu acho isso muito bacana, o Ubuntu é Uma distribuiçãomuito bem feita e estavel, é a distribuição Desktop que eu mais gostei.

Boa Sorte!

gwegs

E ai pessoal, eu tbm gostaria d saber se eu posso instalar o ubuntu via rede, baixei um versão do ubuntu q não cabe em 1 cd (com programas adicionais na imagem), então eu queria deixar o cd d instalação no servidor e puxar para todos os outros, alguem sabe me dizer se isso é possivel??

Vlw  :D
"Porque o conhecimento deve ser compartilhado e assim aprendemos!"

Athlon X2 4200, 2Gb ddr2 667,9600 GT 512MB DDR3 ;D,22" LG M228WA ;D