Autor Tópico: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7  (Lida 7190 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Online: 14 de Novembro de 2009, 09:09 »
Primeiramente, este não é um tópico para comparar de forma competitiva os 2 sistemas operacionais e declarar qual é o melhor. É um tópico técnico e para traçar um paralelo entre os 2 sistemas recentemente lançados. Lembrando que o importante não é "torcer" por um sistema como um time de futebol, mas sim as inovações e estar antenado nas novas tecnologias. Afinal um profissional de tecnologia deve estar antenado em tudo.

Como sabem, outubro foi um mês movimentado para o mundo dos sistemas operacionais. De um lado o Ubuntu que recebeu sua atualização semestral com várias novidades que o elevaram a um patamar superior dentre as distribuições Linux. Temos um sistema muito bem polido, profissional, extremamente rápido e estável. Algumas arestas foram acertadas com poucos dias após o lançamento.

Do outro lado, a Microsoft lançou seu mais novo sistema operacional para tentar resgatar a imagem manchada pelo Vista que foi de forma unânime um dos piores SO que a empresa já lançou. Por mais que houveram novidades no Vista, seu peso, incompatibilidade e interface que tenta ajudar o mais leigo dos usuários, foi um sistema do qual as empresas evitaram o máximo possível e irritou muita gente com seu User Acount Control. Porém a história mudou com o Windows 7. Tive a oportunidade de testar o sistema e, apesar de ser um Vista melhorado, se portou super bem e para minha surpresa ficou muito mais leve do que o sistema anterior. Finalmente o Aero pode ser considerado uma interface 3D, ao contrário da piada do Vista que a única coisa boa que tinha era o "revolucionário" Flip 3D.

Comparando os 2 sistemas operacionais, pude perceber alguns pontos muito interessantes como, por exemplo, a facilidade e praticidade da interface. No Windows essa sempre foi a preocupação principal e no Windows 7 não foi diferente. E o Ubuntu não fica para trás. Pelo contrário. Há certos momentos que considero a interface mais limpa e fácil no Ubuntu com menos perguntas e questionamentos. Vide a matéria no Olhar Digital sobre "Filhos do Linux" onde 2 meninos que nunca mexeram no Windows apresentam dificuldade com o excesso de perguntas.

Porém as coisas se invertem quando se trata de menu principal e painel de controle. Apesar de gostar e preferir a barra de 3 menus (Aplicativos, Locais e Sistema) do Gnome, o novo menu iniciar do Windows 7 com uma busca super eficiente é ligeiramente superior. Não é preciso mais saber onde o caminhão de recursos está. É só digitar na barra de pesquisa que qualquer recurso do Windows é localizado. Algo similar é visto no menu K do KDE 4.3 que também se porta muito bem. Porém o Ubuntu com o Gnome adota uma filosofia diferente. Tudo está localizado em apenas 2 cliques através do Sistema, Administração ou Preferências. Questão de filosofia. Mas um painel de controle no Ubuntu faz um pouco de falta. Não digo painel como Gnome Control Center que nada mais é que o menu Sistema em uma janela. Me refiro a um painel com opções avançadas e profissionais como configuração de domínio, rede, hardware, serviços e recursos de servidor, particionamento e gerenciamento de pacotes de forma centralizada. Algo como o Yast do openSuse ou o Centro de Controle do Mandriva. Mas acho que isso é questão de tempo.

Com relação ao tempo para iniciar, o Windows 7 melhorou muito, porém o Ubuntu 9.10 está super ágil. É incrível como a tela não pisca nas transições de tela até o desktop final do Gnome. Apesar da animação ser mais simples que do Windows 7, achei mais simpática pela sua simplicidade. Mas sejamos sinceros, claro que queremos nas próximas versões animações mais ousadas durante o boot.

A interface 3D do Windows 7, como citei anteriormente, melhorou e muito. Mas Ubuntu com seu Compiz Fusion em plena forma ainda são bem superiores. Neste quesito Ubuntu e Mac OS X estão mais maduros.

A barra do Windows 7 faz lembrar muito a barra de docs do Mac OS X. É muito eficiente e, depois de muita dificuldade ao se acostumar, passa a ser um dos melhores recursos implementados no Windows. Acabou as barras cheias de botões de janelas em que sei lá qual devo clicar. Com ícones grandes ficou bem intuitivo. Creio que KDE 4 e Gnome 3.0 devem seguir o mesmo caminho. Este último é bem aguardado com muita expectativa para termos uma interface mais moderna com novos recursos gráficos para se igualar ao Windows 7 e KDE 4. Estes são extremamente modernos e usam e abusam de sombras e transparências. Apesar de ter evoluído muito a interface do Gnome com os novos temas do Ubuntu Karmic Koala, o Gnome ainda não mostra todo seu potencial com composição de vídeo 3D como o KDE 4. Fica devendo.

Em simplicidade, não preciso comentar muito. O Ubuntu com o Gnome ganha de lavada. Com uma filosofia "Apple" de simples, limpo e com poucos botões, o Ubuntu possibilitou muita gente ter um contato amigável com Linux sem se irritar. Já vi muitas pessoas utilizarem o Ubuntu sem conhecer a interface e, após poucos minutos procurando opções, já abriam o Firefox, ouviam música e manipulavam seus arquivos.

Concluindo, o Windows 7 fará muito sucesso e finalmente temos um substituto para o Windows XP. E o Ubuntu demonstra ter um futuro extremamente promissor e vai dar o que falar. Fomos presenteados com sistemas operacionais muito bons no último mês e o Ubuntu cada vez me faz gostar mais de Linux com sua flexibilidade e potencial. Para Linux não há fronteiras que impeçam seu potencial.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2009, 00:37 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2009, 09:17 »
Só passei p/ lhe dar o parabéns por suas palavras.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2009, 09:30 »
Citação de: rjbgbo
Só passei p/ lhe dar o parabéns por suas palavras.
Tirou as palavras da minha boca!! ;)
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2009, 10:56 »
Só passei p/ lhe dar o parabéns por suas palavras.
3
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2009, 12:55 »
Sua anállise está imparcial e sem enrolação... parabéns!

Offline Mario 5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2009, 13:46 »
muito interessante seu artigo.
um abraço,
Mário

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2009, 14:59 »
Muito obrigado e fico muito contente por terem gostado. Eu pensei muito antes de fazer, pois temia que pudesse provocar algum problema no fórum, mas ainda bem que deu tudo certo.
Abraço a todos.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2009, 16:24 »
Calma que o post ainda é recente, hehehe... :)


Muito obrigado e fico muito contente por terem gostado. Eu pensei muito antes de fazer, pois temia que pudesse provocar algum problema no fórum, mas ainda bem que deu tudo certo.
Abraço a todos.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Rikybasilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2009, 09:32 »
Muito bom o topico. Parabens.

Comunista

  • Visitante
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2009, 12:02 »
Estou com os dois instalados em meu notebook. E digo uma coisa, a qualidade do desktop do Windows 7 mata a pau...

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2009, 07:39 »

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2009, 10:53 »
O Ubuntu desde o início, mostrou a que veio. Um sistema extremamente profissional em suas ferramentas e acabamento. Já passei por varias distribuições até parar no Ubuntu. Daqui não saio mais! Estou plenamente satisfeito com tudo.
A versão 9.10 só vem acrescentar e mostrar o quão bom pode ser um SO aberto.
Tenho todas as ferramentas de que preciso, sem crise, sem neuras, sem virus, sem preocupações.

Se for elogiar mais ficarei escrevendo até amanhã.

Parabéns pelo artigo. Parabéns à comunidade. Parabéns à Canonical.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2009, 13:37 »
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2009, 13:15 »
Parabéns Jefferson!

Super imparcial seu texto! Não há do que reclamarem, não há necessidade de ficar malhando o sistema alheio, como alguns Xiitas aqui do fórum, ele é bom e ponto final. E está muito melhor agora, com o Seven.

Mais mesmo assim sou mais o Ubuntu!

Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Iuri_VHC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 cara a cara com Windows 7
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2009, 17:44 »
é oq eu digo,vai do usuario usar o sistema que mais o agrada

eu uso linux,nao largo,mas nao vejo problemas no windows e continuo usando em outro micro aqui!