Autor Tópico: Não consigo desligar o computador à partir do Ubuntu!  (Lida 3035 vezes)

Offline andreh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo desligar o computador à partir do Ubuntu!
« Online: 02 de Novembro de 2009, 18:14 »
Amigos, instalei o Ubuntu 9.04 à partir do Windows, ou seja, através do Wubi, em partição separada. Recentemente atualizei o sistema da versão 9.04 para a 9.10, que apresenta diversas melhorias mas me trouxe um problema inconveniente.

Quando solicito o encerramento do sistema (desligar), a tela fica toda escura por um tempo, logo após surgem umas linhas de comando, até chegar na mensagem seguinte:

Buffer I/O error on device loop0, logical block 7414234

Ou seja, não consigo desligar ou reiniciar à partir do Ubuntu!

Se puderem me ajudar, agradeço muito! Por enquanto estou desligando é no dedão mesmo, valew!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 20:33 por andreh »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: NÃO CONSIGO DESLIGAR A PARTIR DO UBUNTU 9.10!!!
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2009, 21:55 »
andreh, boa noite!
alt+F2 e digite gksu reboot

Vejo que você quer usar o Ubuntu, pense com carinho na possibilodade de instalá-lo diretamente no HD, esse wubi tem apresentado pequenos problemas que incomodam, lembre-se que ele é uma forma das pessoas testarem o ubuntu.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: NÃO CONSIGO DESLIGAR A PARTIR DO UBUNTU 9.10!!!
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 01:23 »
É bom editar o título também, porque está contra as regras do fórum.

Offline andreh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo desligar o computador à partir do Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:35 »
Título editado. Desculpem!  ;D

Ah... olhem, a sugestão de digitar "gksu reboot" no terminal não é alternativa diferente de clicar no menu de encerramento no painel no canto superior direito da tela.

O problema não é comandar o encerramento do computador, o problema é que quando eu comando o encerramento, após a saída do Ubuntu, ocorre o seguinte erro:

Buffer I/O error on device loop0, logical block 7414234


E fica esta mensagem na tela, e o computador não desliga!!!

Quanto ao Wubi, instalou o Ubuntu no meu HD mesmo, é diferente da versão Desktop (que só se inicia no Boot com o CD). Cumpriu o objetivo que eu tinha, que era de manter no meu computador os dois sistemas (Windows e Linux). Estou operando com praticamente todas as funções... mas simplesmente desligar o computador eu não estou conseguindo... ainda aguardo uma ajuda...
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 23:32 por andreh »

Offline thiagotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo desligar o computador à partir do Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2009, 02:34 »
Eu tbm estou com exatamente o msm problema, porém começou a ocorrer simplismente após a atualização para o 9.10! Estou desligando no "Dedão" ! Desde já agradeço! ;D

Offline Odassi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo desligar o computador à partir do Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2009, 09:31 »
Estou no mesmo barco: O HD está dividido em dois: Windows e Ubuntu; instalei o Ubuntu 9.04 a partir de CD original e a versão 9.10 a partir do Gerenciador de Atualizações. Os "sintomas" foram: primeiro, o sistema inicializava domente na segunda tentativa, mas, sem que eu tivesse tomado qualquer providência, passou a funcionar corretamente; segundo, a navegação na internet se dava em "câmera lenta", mas, igualmente, cessou e está funcionando legal. Agora, o grande problema que persiste é que também nao consigo desligar a máquina, ou seja, tem que ser no "dedão". Após o comando, aparece a tela preta e uma série de comandos, do tipo:
[29256.494.117] EXT3-fs erros (device loop0): ext3_get_inode_loc:unable to read
inode block - inode = 26120, block 98899
(essas informações se repetem, enchendo a tela, porém, mudando o numer do inode e dos blocos.
No mais, o Ubuntu está excelente!!!

Agradeço a ajuda.

Odassi