Quem está roubando quem?

Se fizer uma cópia de um CD pode ser crime, por que as gravadoras compram o direito do músico, ao ponto dele mesmo ter sérias restrições para gravar seus próprios cd's onde bem quiser? Quem é o autor?
Quando o MST ocupa uma terra, o movimento é rotulado como criminoso, porém, os invasores reais nunca foram punidos.... oras.... como sou inocente, agora eles se dizem “donos” e fazem as leis. Quem vai fazer a reintegração de posse para os povos autóctones?
Outro exemplo:
Nossos irmãos índios carregam um conhecimento incrível sobre ervas e curas naturais, ai vem uma empresa bioquímica estrangeira, vê como é feito o “remédio” leva as folhas para laboratórios e “lança a cura” devidamente patenteada.
Se tempos depois eu fizer o mesmo remédio estarei infringindo as leis de patente, mas afinal, quem criou o remédio não foram os índios? (O criminoso sou eu?

)
Aquilo que eu sou proibido de fazer (reproduzir e ganhar dinheiro com um produto patenteado) é exatamente o que a multinacional faz (só falta os índios patentearem).
Quando falamos de tecnologia entendo que a situação fica ainda pior, já defendi em outro tópico que tecnologia deve ser considerada um direito humano, ensinada nas escolas (acham absurdo...)
A educação obrigatória básica é algo recente na história humana, basicamente a partir da Revolução Francesa, embora ainda não seja uma realidade mundial, estamos a caminho.
A humanidade caminha para um aprofundamento cada vez maior da dependência tecnológica, se é algo aparentemente inevitável, então, todos devem ser preparados para essa nova etapa do desenvolvimento humano, não podemos ficar presos às amarras de um direito autoral que garante a propriedade mas viola a dignidade e pleno desenvolvimento humano.
É por isso que gosto da proposta do Software Livre, ela tenta resgatar um modelo de partilha de conhecimento e de desenvolvimento colaborativo (já praticado entre universidades), isso no entanto, é um problema no atual conjuntura de softwares com códigos fechados.
Se eu usasse um windows pirata estaria cometendo um crime, porém, a microsoft copiar elementos do KDE não é crime? A cópia descarada que eles fizeram do Mcos também é crime, mas....
Nesse ponto concordo com Stallmam, um software proprietário é conhecimento roubado da humanidade. (ver o filme Inproprietário disponível no fórum)
As leis são iguais para todos, no entanto, a justiça não.
Por fim..... lembremos que as leis estão aí para serem cumpridas, mas... se não forem justas, é legítimo que os prejudicados se levantem em insurreições contra elas e seus criadores.
Os motivos que me fazem ser contrário a pirataria não é o direito autoral, mas sim as condições de trabalho que companheiros trabalhadores(as) estão expostos, sem direitos trabalhistas, com péssimos salários e até em regime de escravidão.