Autor Tópico: O Linux é difícil para vc?  (Lida 43484 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #45 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:06 »

Puxa max064, que legal!
Qual a versão do Windows Seven que vc escolheu?
E foi muito caro onde vc comprou essa versão? Teve dificuldade de achar uma loja p/ comprar?


Ironia, não é?

max064, espero que ñ seja o que eu estou pensando, pois aqui no fórum as regras são claras.

Citar
Do respeito às leis

7. As leis nacionais devem ser respeitadas. Em caso de dúvida na legalidade das mesmas será usado a legislação da República Federativa do Brasil. O fórum é um meio de publicação de informações, já os autores de atos ilícitos podem ser responsabilizados pela Estado a que pertencem pelo conteúdo publicado (a administração do fórum se compromete em colaborar com as autoridades no fornecimento de dados de usuários caso receba solicitação oficial).

Da forma de publicação das mensagens
8. Não são permitidas mensagens/títulos:


I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
IV - Publicidade, compra, venda, ou prestação de qualquer outro serviço.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
VII - Contendo material que possa causar danos a usuários e terceiros
VIII - Qualquer tópico ou mensagem que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual.
IX - Que não estejam de acordo com a descrição dos assuntos da seção.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XI - Com SPAM ou correntes.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XIII - Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo.
XIV - Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana.
XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.
XVI - Com conteúdo duplicado.

Fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #46 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:17 »
Eu disse muito, mas parece que vc não lê.
Citei o problema dos editores de legenda. Onde fica a ajuda desses programas? O Gnome Subtitles não tem. No Subtitle Editor tem, mas precisa ficar marcando com o mouse, como diz no
http://home.gna.org/subtitleeditor/docs/how-to-editing-subtitles-with-waveform.html .
Eu iria levar semanas. No Windows levo apenas o tempo do filme.

Desculpe, Max, mas eu acho que vc anda escutando o galo cantar mas não sabe onde. Quem disse que o Gnome Subtitles não tem ajuda? Tem sim, só está em inglês. Assim como há muitos programas para Windows eue estão em Inglês e a eventual ajuda idem. Além disso, eu uso o GS (Gnome Subtitles) para criar, editar e traduzir legendas e o programa fica devendo muito pouco (ou nada) ao Subtitles Workshop (ou algo assim). Quer ver como funciona? Vai aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

Além do mais, se o usuário, mesmo não tendo tempo para isso, consegue descobrir como baixar músicas, filmes ou ripar cds e dvds, pode muito bem descobrir "o resto", basta querer.

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #47 Online: 08 de Novembro de 2009, 14:17 »
tem gente achando que é fácil...
eu discordo!
mas existem outros que dizem que é difícil
discordo mais ainda!
existem tarefas simples e difíceis,mas tudo é resolvido por meio de fóruns e google.   ;)

Para mim,linux não é difícil,no máximo é trabalhoso!   ;D

mas aos poucos tá se tornando cada vez menos para mim(tô aprendendo!)

[]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

alarcon

  • Visitante
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #48 Online: 08 de Novembro de 2009, 14:39 »
Citar
Todo usuário do Linux diz que instalar programas no Linux é simples, que é só abrir o Synaptic. Agora aparece vc dizendo que estou errado.

Se realmente errei, então peça aos seus companheiros que mudem a frase para: alguns programas podem ser instalados pelo Synaptic, outros exigem que vc entre no site e baixe o .deb e outros, só pela linha de comando.

Aí você está generalizando, mas uma coisa que critica e faz o uso. Engraçado que em certos momentos parece ser uma pessoa que entende, fala de linguagem interpretada e etc, noutros momentos é tão inocente e acredita em algo do tipo. Está para nascer uma ferramenta capaz de instalar todo tipo de aplicativo para os mais variados gostos de usuários, mas você acredita nisso. Se alguém falou isso, foi por falta de conhecimento, assim como você, ou não soube se expressar  ou não quis ser detalhista na explicação, mas qualquer um que tem bom senso já deveria saber que não dá para ter tudo por lá.

Naquilo que o Synaptic pode instalar, é muito simples sim a instalação, mas ele não pode tudo.

Citar
Então por que eu não encontrei softwares proprietários? E por que ao baixar o driver da Nvidia, apareceu uma mensagem escandalosa dizendo que "este driver é proprietário e os desenvolvedores do Ubuntu não podem fazer melhorias"? É uma mensagem longa.
Como se o usuário estivesse muito interessado na diferenciação entre driver proprietário e livre. O que importa pra nós é que funcione.
Além disso, atualizações de driver nem sempre são necessárias. Tenho um modem que o driver é de 2003 e ainda hoje funciona.

Ué você mesmo já dá um exemplo de algo proprietário que se pode instalar pelo Synaptic, mas existe muitos outros como o java da SUN (não o OpenJDK), o flash (não o livre) e para finalizar um que inicialmente não é apresentado no Synaptic mais com um simples passo pode ser encontrado no Synaptic que é o Adobe Reader, mas esse vou mostrar graficamente para não ouvir seu queixume.

Vá no menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, quando a janela no mesmo se abrir vá no menu   Configuração > Repositórios na janela que se abrir vá na aba Outro Software e marque (habilite) as opções que falam em partner, pronto é só voltar na janela principal do Synaptic clicar no botão Recarregar para atualizar o banco de dados dos repositórios e então digitar no procurar pelo acroread, nome do pacote  que representa o leitor de pdfs Adobe Reader.

Faço aqui uma ressalva sobre outra coisa que vc reclama muito e muitas vezes sem razão, por exemplo, dizer que só se pode fazer as coisas pelo terminal e cita os inúmeros suportes dados aqui que se utilizam dele. Isso já foi muitas vezes debatido aqui, mas acho que sua preguiça não lhe permite ler, então vou falar outra vez, não necessariamente é por que só se possa fazer no terminal, mas sim por que para quem escreve a ajuda, comandos de terminal levam menos tempo para se dizer/escrever e o usuário pode copiar e colar no terminal os comandos, evitando erros. Veja o caso do leitor de pdf da Adobe que falei logo acima como demorou para se dizer de uma forma gráfica, então te pergunto por que quem escreve é quem tem de ter o trabalho e não o usuário que solicita a ajuda.

Posso te mostrar aqui que vc pode editar o sudoers sem abrir o terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal), mas não quero, é muito trabalhoso de escrever (nem tanto de fazer) e para alguém que sinceramente não sei se valeria tanto.

Isso do driver posso dizer o mesmo, nem sempre são necessárias.

Citar
Ridicularizar as minhas queixas não vai te deixar em melhor posição. Na verdade só contribui pra aquilo que todo mundo sabe: que a maioria dos usuários de Linux é arrogante.

Não estou numa competição para querer ficar numa posição melhor que você. Talvez alguns usuários sejam arrogantes por terem de se deparar com usuários do seu tipo.

Agora isso que vc falou eu discordo, pois é você mesmo que se ridiculariza quando escreve comentários como esse:

Citar
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l

Garanto a você que um usuário iniciante que demonstra comprometimento em aprender e usar, sabe que está diante de algo diferente, mas que com esforço próprio chega lá. Todos aqui ajudam com o maior prazer.

É certo que existem usuários radicais, mas isso é normal em qualquer lugar, bobo é quem dá ouvidos a eles e rejeitam aqueles dispostos a ajudar de fato.

Sou muito cordial com as pessoas e solicito, ajudo seja pelo tempo que for, tenha a quantidade de páginas que puder ter um determinado tópico, quando sei que há solução e a pessoa é comprometida em pelo menos tentar, mas, estou ficando mais seletivo com o passar dos anos e penso em não ajudar mais qualquer um como fazia até então.

Alguns amigos que me conhecem aqui me chamam de monge budista tamanha a paciência com determinados usuários, mas sinto que isso está chegando ao fim.

Arrogante nunca fui, quem me conhece sabe, mas certos impropérios que temos que rebater acabam nos fazendo parecer assim, paciência é a vida.

Espero ao menos que daqui para frente o mantra:

O Synaptic não instala o Opera

Seja trocando por outro, pois esse já cansou. Bole outro aí ok.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 15:03 por alarcon »

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #49 Online: 08 de Novembro de 2009, 15:46 »
Quem disse que o Gnome Subtitles não tem ajuda? Tem sim, só está em inglês.

A versão que baixei não tem ajuda. A página do programa é essa:
http://gnome-subtitles.sourceforge.net/support

Entrando na página, a opção "Support" não é clicável. Restam as opções Forums e Mailing List.
Pois bem, clicando na opção Forums, somos levados ao:
http://sourceforge.net/projects/gnome-subtitles/forums/forum/441574

Grande parte das perguntas tem 1 ou 2 respostas. Outras nenhuma.

A pergunta que fiz lá, no dia 19/agosto/2009, eu acabei de ver e responderam(no dia 22/09) que ainda não existe como sincronizar legendas a partir do zero, de uma maneira rápida.
Citar
"A faster synchronize-from-scratch method has been requested before but hasn't been implemented yet."

Citar
Currently, there are shortcuts to set the subtitle start and end times, but the subtitles aren't selected automatically/sequentially, so it doesn't do the job the way you need.


Friso que não estou obrigando a criarem uma lista de perguntas frequentes e nem a fazerem as coisas por mim, mas se dizem que o Linux é uma opção viável, devem mostrar soluções.
O Gnome Subtitles é apenas um dos muitos programas de código aberto que não tem documentação nem FAQ.

Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

A sua página está boa, mas não mostra como sincronizar legendas a partir do zero.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #50 Online: 08 de Novembro de 2009, 16:59 »
Aí você está generalizando, mas uma coisa que critica e faz o uso. Engraçado que em certos momentos parece ser uma pessoa que entende, fala de linguagem interpretada e etc, noutros momentos é tão inocente e acredita em algo do tipo.

Observe a diferença: o java é uma linguagem de programação. Tudo está documentado. Não sei programar quase nada nela, mas tenho certeza de que existe documentação, padronização, funções e procedimentos nativos. Não tem erro.

No Linux a situação é oposta: cada um que se vire. Inclusive pessoas como eu são muito ridicularizadas, pois os experientes no Linux costumam responder os clássicos: "RTFM, se vira, procura no google, don't feed the trolls", mesmo quando já se pesquisou.
Pouca gente no Linux está realmente interessada no crescimento dele(do SO). Não existe união. Uns, sabe-se lá porquê, preferem o Ubuntu, outros o Fedora, outros o Mandriva, outros o falecido Kurumin, outros o Big Linux, outros a distro X ou Y.
O que isso contribui pra melhoria do Linux? No meu entendimento, nada. Mesmo porque um usuário da distro A muitas vezes não consegue ajudar o usuário da distro B e vice-versa. Tudo muda, até os comandos.

Certa vez eu estava com uma distro que pra iniciar a conexão, o comando era:
adsl-start.

Tentei fazer a mesma coisa no Suse e o comando é desconhecido. Então, resumindo, de que me servem esses comandos? Me dei conta de que eu não estava aprendendo o Linux e sim aprendendo a distro.
Suponnha, então, que alguém vá arranjar um emprego e o entrevistador pergunta se ele entende de Linux, ele responde que sim. Ao usar o computador da empresa, ele tenta dar o comando adsl-start, mas não funciona, e fica perdido. O patrão vê e reclama: "ora, mas vc não disse que entende de Linux?".
O que o empregado vai responder? Que entende, mas apenas das distros baseadas no Debian?  ???

Se alguém falou isso, foi por falta de conhecimento, assim como você, ou não soube se expressar  ou não quis ser detalhista na explicação, mas qualquer um que tem bom senso já deveria saber que não dá para ter tudo por lá.


Pra não dizer que estou inventando, veja aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Forneceram duas alternativas de instalação de programas no Ubuntu. A primeira, pelo terminal. A segunda, pelo synaptic. É de se supor que qualquer das opções seja válida, pra todos os programas.

Se eu pedir a alguém que nunca usou o Linux pra fazer a interpretação de texto, tenho certeza absoluta de que ele vai concordar comigo.

Quando ensino a alguém a fazer qualquer coisa no Windows, eu erro também, mas se possível, corrijo logo pra evitar esses mal-entendidos.

Ué você mesmo já dá um exemplo de algo proprietário que se pode instalar pelo Synaptic

Não foi pelo synaptic e sim clicando no ícone "vídeo"(menu superior, administração).


não necessariamente é por que só se possa fazer no terminal, mas sim por que para quem escreve a ajuda, comandos de terminal levam menos tempo para se dizer/escrever

Sei, mas por isso existe o FAQ. Se houver preguiça de dizer graficamente, então é só postar o link.

Eu poderia sugerir pra alguém saber o IP no Windows clicando no iniciar, programas, acessórios, prompt de comando e digitar ipconfig e clicar Enter, mas isso não combina com usabilidade.
É melhor pedir pra entrar no www.whatismyip.com . Bem mais resumido.


é você mesmo que se ridiculariza quando escreve comentários como esse:

Citar
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l

Garanto a você que um usuário iniciante que demonstra comprometimento em aprender e usar, sabe que está diante de algo diferente, mas que com esforço próprio chega lá.

Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Eu instalo o Windows com a maior facilidade. Hoje ativei o efeito Aero sem nunca ter usado. É algo intuitivo.
As únicas vezes que precisei digitar comando no Windows foi quando precisei retirar o Grub e voltar o boot do Windows.
Código: [Selecionar]
fdisk /mbr
Acho que é isso. Não estou habituado a digitar comandos.

Entenda que computador deve ajudar o ser humano, deve aumentar na produtividade e não ser trabalhoso, cansativo, enfadonho.

chmod xxx
erro de permissão 777.
sudo su.
access denied.

Ahhh, rapaz. Que é isso! Isso é pra quem gosta de perder tempo. Gente ocupada não se ocupa com esses negócios. A menos que esteja sendo pago pra isso.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #51 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:00 »
Citar
http://sidserra.phpnet.us/legendas.htm

A sua página está boa, mas não mostra como sincronizar legendas a partir do zero.

Defina "sincronizar do zero"... Vc quer dizer criar a legenda, não?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #52 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:15 »
Sim. Criar a legenda e não ajustar a legenda.

alarcon

  • Visitante
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #53 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:44 »
Citar
Certa vez eu estava com uma distro que pra iniciar a conexão, o comando era:
adsl-start.

Tentei fazer a mesma coisa no Suse e o comando é desconhecido. Então, resumindo, de que me servem esses comandos? Me dei conta de que eu não estava aprendendo o Linux e sim aprendendo a distro.
Suponnha, então, que alguém vá arranjar um emprego e o entrevistador pergunta se ele entende de Linux, ele responde que sim. Ao usar o computador da empresa, ele tenta dar o comando adsl-start, mas não funciona, e fica perdido. O patrão vê e reclama: "ora, mas vc não disse que entende de Linux?".
O que o empregado vai responder? Que entende, mas apenas das distros baseadas no Debian?  Hein?

Bem, para começar o SuSe nem precisa de terminal para fazer conexão, tem ferramentas gráficas que fazem isso, pelo menos no tempo que andei testando a mesma, tinha e era simples, mas vá lá em algumas outras os comandos mudam e isso você tem razão, entretanto seguindo o seu exemplo se eu fosse o empregado diria aqui é diferente mas eu encontro a resposta, só um momento, por favor.

Se eu fosse o empresário, ouvindo uma coisas dessas eu contrataria na hora tal pessoa que demostra adaptação não fica presa a um mero não sei, estou habituado a outra coisa.

Eu mesmo uso o archlinux, outra distro linux, essa sim vc veria o que é dificuldade de instalar e usar, ao menos no início, e lá não se usa o comando sudo pppoeconf para ativar conexões adsl por modem não roteado e sim pppoe-setup, lá não se usa o sudo pon ou sudo pon dsl-provider para ativar a conexão adsl caso não esteja no modo automático e sim sudo pppoe-start, lá não se usa sudo poff ou sudo poff dsl-provider para parar uma conexão e sim sudo pppoe-stop. Tudo é questão de uma pequena adaptação e fóruns, wiki da distro, google resolve facilmente isso.

Mercado de trabalho é para quem se adapta a situações e não para quem fica estagnado no tempo. Já dizia um famoso apresentador de televisão, "Se vira nos trinta". kkkkkk


Citar
Pra não dizer que estou inventando, veja aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Forneceram duas alternativas de instalação de programas no Ubuntu. A primeira, pelo terminal. A segunda, pelo synaptic. É de se supor que qualquer das opções seja válida, pra todos os programas.

Se eu pedir a alguém que nunca usou o Linux pra fazer a interpretação de texto, tenho certeza absoluta de que ele vai concordar comigo.

Quando ensino a alguém a fazer qualquer coisa no Windows, eu erro também, mas se possível, corrijo logo pra evitar esses mal-entendidos.

O link que você postou, por sinal excelente, não afirma que vc pode instalar tudo pelo Synaptic, ele mostra as variadas maneiras de se instalar programas, aplicativos no linux que é outra coisa completamente diferente do que vc entendeu.


Citar
Não foi pelo synaptic e sim clicando no ícone "vídeo"(menu superior, administração).

Você quer dizer menu Sistema > Administração > Drivers de Hadware (ou Drivers Restritos)? Se for isso nada mais é do que a mesma funcionalidade do Synaptic, na verdade são apenas uma espécie de skins para a mesma forma de instalação, umas mais limitadas outras mais completas, assim como o Synaptic, Adicionar/Remover... ou a linha de comandos apt-get e etc. Vá lá, vamos dizer que foi de outra forma completamente diferente, mas pelo Synaptic também se instala o driver Nvidia.


Citar
Sei, mas por isso existe o FAQ. Se houver preguiça de dizer graficamente, então é só postar o link.

Eu poderia sugerir pra alguém saber o IP no Windows clicando no iniciar, programas, acessórios, prompt de comando e digitar ipconfig e clicar Enter, mas isso não combina com usabilidade.
É melhor pedir pra entrar no www.whatismyip.com . Bem mais resumido.

Como vc mesmo fala lá no final do seu texto em não perder tempo, se quem posta a resposta a um questionamento achar que é mais prático e rápido para ele responder com comandos de terminal, deve ser assim que irá responder. É claro que se algo for mais fácil responder de uma forma gráfica não há proibição de fazê-lo assim, mas isso não é vc usuário que irá determinar e sim quem ajuda, é até uma questão de educação.

Citar
Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Nem se trata da questão ou não de usar o terminal, mas do absurdo de querer tudo junto por pura preguiça de teclar uma mísera barra de espaço (isso foram palavras suas não inventei nada), mas vc já ouviu falar em alias, pode ser um caminho para os preguiçosos e comandos.


Citar
Eu instalo o Windows com a maior facilidade. Hoje ativei o efeito Aero sem nunca ter usado. É algo intuitivo.
As únicas vezes que precisei digitar comando no Windows foi quando precisei retirar o Grub e voltar o boot do Windows.
Código:

fdisk /mbr


Acho que é isso. Não estou habituado a digitar comandos.

Entenda que computador deve ajudar o ser humano, deve aumentar na produtividade e não ser trabalhoso, cansativo, enfadonho.

chmod xxx
erro de permissão 777.
sudo su.
access denied.

Ahhh, rapaz. Que é isso! Isso é pra quem gosta de perder tempo. Gente ocupada não se ocupa com esses negócios. A menos que esteja sendo pago pra isso.

Maravilha! Parabéns a você e por isso que vem a pergunta, se tudo é lindo e maravilhoso por que mudar? Não sei o por quê de se ofender com alguém que vem aqui dizer, ótimo se o windows lhe satisfaz fique com ele e pare de ter aborrecimentos com linux. O absurdo é alguém vir aqui no linux e querer fazer dele a imagem e semelhança do windows, ou seja, querer que o linux seja uma cópia gratuita e legalizada do windows o que o linux não é.

Sinceramente eu ainda não entendi o que vc deseja, primeiro tenta fazer o linux se parecer com o windows querendo acabar com seu sistema de segurança e etc, depois reclama quando o linux se comporta como o windows no caso do opera que obriga o usuário a ir no site do fabricante para poder baixar o aplicativo e depois instalar.

Finalmente você quer ou não o linux igual ao windows?

Se decida!


« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 17:55 por alarcon »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #54 Online: 08 de Novembro de 2009, 18:01 »
Sim. Criar a legenda e não ajustar a legenda.

Olha, Max, criar uma leganda do zero não é um tutorial curto de se fazer, uma vez que são 3 estágios para a criação de uma legenda do zero. Primeiro é marcar o início e fim de cada uma das falas do vídeo e isso tem que ser feito via mouse e/ou com atalhos no teclado (para a criação automática de uma nova linha); depois dessa parte, agora é hora de digitar as falas dos personagens e, finalmente, ajustar a legenda (caso necessário) com revisão de texto ou mesmo relativo à duração de exibição das linhas da legenda na tela, mas isso é pouco usado.

Traduções e sincronização de legendas são fáceis de fazer; já fazer uma do zero é mais trabalhoso, já que vc não tem um modelo para se basear, no máximo dá pra achar um transcript (roteiro) e dali fazer a tradução/inserção das falas, mas não há marcação de tempo nesses transcripts.

Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 18:11 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Gui_Flux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #55 Online: 08 de Novembro de 2009, 18:30 »
max064,
não sei qual seu problema. Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

E não adianta argumentar e explicar centenas de vezes. Parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Tem coisa que já tá mais que discutida e sempre volta pro marco inicial. É só ver esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57712.0.html

Qual o objetivo de dedicar a vida difamar e torcer com o Linux? É só ver as coisas que vc diz:
http://i.imagehost.org/0973/Captura_de_tela-6.png
http://i.imagehost.org/0007/Captura_de_tela-5.png
http://i.imagehost.org/0110/Captura_de_tela-7.png
http://i.imagehost.org/0399/Captura_de_tela-11.png
http://i.imagehost.org/0802/Captura_de_tela-1.png
http://i.imagehost.org/0704/Captura_de_tela-10.png
http://i.imagehost.org/0103/Captura_de_tela-8.png
http://i.imagehost.org/0513/Captura_de_tela.png
http://i.imagehost.org/0411/Captura_de_tela-2.png
http://i.imagehost.org/0219/Captura_de_tela-9.png
http://i.imagehost.org/0116/Captura_de_tela-4.png
http://i.imagehost.org/0522/Captura_de_tela-12.png

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #56 Online: 08 de Novembro de 2009, 19:29 »
Citar
Isso não é ridicularização e sim opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.

Nem se trata da questão ou não de usar o terminal, mas do absurdo de querer tudo junto por pura preguiça de teclar uma mísera barra de espaço (isso foram palavras suas não inventei nada), mas vc já ouviu falar em alias, pode ser um caminho para os preguiçosos e comandos.


Preguiça, não. Usabilidade. O usuário não pode adivinhar se o sistema é configurado pra aceitar
fdisk -l
fdisk-l
ou fdisk  -l.
Ou quem sabe fdisk  -l

E ainda tem outra restrição, como foi explicado no link:
http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=28636

Citar
tem que ser root pra executar o comando fdisk.


Maravilha! Parabéns a você e por isso que vem a pergunta, se tudo é lindo e maravilhoso por que mudar?

Não pretendo mudar e sim ter outras opções. Tenho a mente aberta, ainda mais quando muitos insistem que o Linux é fácil.

O Gui_link(usuário deste fórum, com o apelido de Gui alguma coisa que não lembro), vive fazendo propaganda do Linux. Inventou até que ele é melhor pra humanidade e pro país.  ;D

Sinceramente eu ainda não entendi o que vc deseja, primeiro tenta fazer o linux se parecer com o windows querendo acabar com seu sistema de segurança

Eu disse algumas vezes e repito: se a segurança do Linux se resume a uma senha root, o que disseram ao longo dos anos deve ser mentira.
Li que o Linux é estável
(nem sempre. http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=52028.0 )

que nos UNIX-like é impossível ser afetado por malwares
http://pcmag.uol.com.br/firewall/?p=73

que existem programas pra tudo que se possa imaginar e que existem mais de 4000 pacotes nos repositórios do Ubuntu.
No entanto(e pode achar que sou mentiroso, mas...), não encontrei um único programa que rode nativamente no Ubuntu, e permita:
criar legendas e rapidamente sincronizar.


Finalmente você quer ou não o linux igual ao windows?

Só quero que seja fácil de usar.

Basicamente, o Linux precisa:
1-não me obrigar a digitar comandos;
2-não me obrigar a digitar senha;
3-melhorar a aparência, sem trabalheira. Passei dias tentando deixar o Ubuntu com uma aparência moderna e não ficou bonito como nas imagens, por ex:
http://www.imgx.org/view/full/8658_z8mha
(esse aí está esplêndido)

Já esse aqui é horroroso, completamente. É o tema padrão. Parece um sistema de fundo de quintal.
http://img165.imageshack.us/img165/7291/ubuntu2.jpg

4-Haver um programa pra sincronizar legendas.
5-haver um programa pra automatizar tarefas, sem complicação.
Por exemplo: um macro pra abrir a página do webmail yahoo, digitar meu login e minha senha. Do mesmo jeito que criei um no Windows. Uso o AHK.
6-haver um FAQ, senão eu teria que passar o dia todo entrando nos fóruns pra perguntar.
7-haver um programa como o Adobe Première que permita embaralhar algumas das imagens dos vídeos(Cinelera não tem esse recurso).
8- " um programa pra transformar PDF não-editável em txt. Um dos poucos programas que existem(no Windows) é o Abby FineReader. No Linux, nada.
9- " um criador de flash(esses aqui não chegam perto do original http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criar-animacao-em-flash-no-Linux-Veja-como/ , além de que falta documentação(novidade) ).
10- etc.



Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #57 Online: 08 de Novembro de 2009, 19:44 »

Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.

O processo é muito simples(no Windows):
Primeira etapa:
tradução. Ouvir e digitar a tradução. O tempo vai depender de quantas horas vc se dedica e do tempo do filme.

Segunda etapa, a mais divertida:
sincronização. O tempo depende exclusivamente da duração do filme.

Abrir o vídeo e o txt no Media Subtitler. Pressionar o play, marcar "modo manual".
Pressionar uma tecla pra inserir a legenda e outra pra sumir. Vai fazendo isso até o final.

Salva como srt. Pronto.



max064,
não sei qual seu problema. Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

Novamente vc aparece no fórum pra disseminar ideologias, enquanto eu me concentro em objetividade.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 19:46 por max064 »

Offline Gui_Flux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #58 Online: 08 de Novembro de 2009, 20:04 »
max064,
Está vendo? Vc faz um "ciclo vicioso" sem sentido. Leia o que eu disse antes.
Não adianta argumentar e explicar centenas de vezes. Parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Tem coisa que já tá mais que discutida e sempre volta pro marco inicial.

Vc simplesmente distorce e manipula informações, deturpa fatos, faz afirmações genéricas baseado na exceção e em problemas pessoais e tudo isso sem bom senso. Além disso com um discurso extremamente maniqueísta e tendencioso.

A pergunta, como até já falei, era uma e vc simplesmente deturpou, não deu opinião baseado em informação e com bom senso e ainda fez um discurso maniqueísta e tendencioso.

Debate e opinião se faz com informação. Qualquer coisa que não seja baseado no bom senso com informação fica um discurso bobo sem fundamento.
Como falei anteriormente, quando vc for responder se acha ou não difícil, diga o qual a dificuldade, especifique, não mostre problemas particulares mas sim características genéricas, e faça isso com bom senso! Sem informações deturpadas, sem argumentação falaciosa e tendenciosa.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil para vc?
« Resposta #59 Online: 08 de Novembro de 2009, 20:15 »
O modo é praticamente igual qdo se usa o Subtitle Workshop  (Windows) ou o Gnome Subtitles (Linux); então, nossas opções de edição de legendas se equivalem, pois não é possível fazer uma legenda levando apenas o tempo de duração do vídeo, já que como vc pode ver, há etapas a serem cumpridas. Nem que a pessoa saiba 100% de Inglês... Não me leve a mal, mas nessa vc exagerou, a não ser que as legendas que vc diz levar pra fazer o mesmo tempo do vídeo seja de cinema mudo, aí eu acredito...


Vc disse que faz uma legenda do zero levando, no máximo, o tempo do vídeo. Me diz como vc faz isso, mesmo no Windows, pois pra fazer uma legenda do zero via áudio de um seriado como Smallville (45 minutos de duração) que fica disponível via torrent poucas horas depois de exibido nos EUA, são necessárias mais ou menos de 3 a 5 pessoas (do grupo de tradutores que se prestam a fazer a legenda de modo não-comercial) que dividem as funções pra disponibilizar a legenda em português (já que nem a inglês existe) em duas ou três horas de trabalho conjunto.


O processo é muito simples(no Windows):
Primeira etapa:
tradução. Ouvir e digitar a tradução. O tempo vai depender de quantas horas vc se dedica e do tempo do filme.

Segunda etapa, a mais divertida:
sincronização. O tempo depende exclusivamente da duração do filme.

Abrir o vídeo e o txt no Media Subtitler. Pressionar o play, marcar "modo manual".
Pressionar uma tecla pra inserir a legenda e outra pra sumir. Vai fazendo isso até o final.

Salva como srt. Pronto.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.