Autor Tópico: sem Wireless no Ubuntu 9.10  (Lida 46662 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2009, 21:49 »
Bom dia, sou iniciante em linux e estou com o mesmo problema da maioria.  Comprei o MUB mas não consigo usar a placa de internet sem fio.

Alguém já conseguiu resolver o problema do driver do microboard ultimate black?  Eu tentei instalar esse driver que saiu no natal mas deu diferença de kernel, um erro semelhante ao do Léo Pinto, só que o meu kernel é 2.6.31-16-generic!!  Será que tem como resolver isso ou vou ter que continuar usando um adaptador de wifi usb??!!  Eu pensei que esses problemas de drivers para linux estavam acabados  :(


Abraços a todos

Oi pjv, vc consegue acesso com adaptador USB? Que ótimo!! Use esse acesso pra atualizar seu sistema!!! Depois que vc estiver com o Kernel correto, tudo deve se resolver!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Thygux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #46 Online: 31 de Dezembro de 2009, 18:55 »
Na verdade, o driver foi feito para o kernel 2.6.31-14-generic. Se o dele é 2.6.31-16-generic, tem que ver nas opções de boot se ele pode carregar o kernel 2.6.31-14, para poder instalar o driver.
Depois sim, ele pode atualizar (rezando para que funcione nos kernels posteriores).

Tentei instalar apenas no live cd e não deu certo. Estou esperando alguém instalar o driver no Ubuntu instalado p/ poder instalar o meu com segurança. É muita ansiedade.

Se alguém conseguir, favor postar!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 09:14 por Thygux »

Offline pjv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #47 Online: 10 de Janeiro de 2010, 00:12 »
Obrigado a todos que responderam.  Fiz isso mesmo que sugeriram. 

Carreguei o kernel 2.6.31-14 e instalei o driver seguindo as recomendações de alguém aqui da lista.  O wireless funcionou sem problema, até com sinal mais forte do que o do meu adaptador USB.  O problema é que só funciona com o kernel 2.6.31-14, e o meu grub costuma iniciar (sem me dar tempo de escolher antes!) o kernel 2.6.31-16.  Eu tenho que reiniciar o notebook em média 2 a 3 vezes apertando "Esc" para conseguir ter a opção de escolher o kernel que quero.  Isso é uma desvantagem para mim, que sou iniciante e ainda não sei como alterar isso no grub.  Também fico em dúvida no quanto estarei perdendo usando o kernel x-14 no lugar do x-16.

Mas isso não é o pior:  cada vez que ligo o computador, preciso reinstalar o driver usando o comando "bash".  Ou seja, acaba sendo uma grande gambiarra, embora funcione no final.  O notebook com windows que eu tinha no momento em que o XP terminava a inicialização, o note já tinha procurado e já estava conectado a internet da minha casa.

Espero que o pessoal mais experiente já tenha descoberto um jeito mais prático de fazer isso funcionar.  Mandei um email à fabricante do driver chinês, mas não obtive resposta.

Abraços a todos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #48 Online: 10 de Janeiro de 2010, 14:59 »
Sabe dizer se está usando o GRUB antigo ou o novo? No antigo, é fácil configurar p/ bootar automaticamente sua versão preferida do kernel, ou ainda fazer a listagem dos kernels disponíveis aparecer por um tempo suficiente pra você escolher a sua sem pressa.

No GRUB novo também não deve ser difícil de fazer, só não sei como...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Thygux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #49 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:42 »
Pessoal!
Vocês não sabem da última!
Após receber meu MUB, fiquei pesquisando por dias sobre esse driver, pois junto com o MUB veio um papel que especificava as características de minha placa wireless. Nesse papel é informado que a placa tem conexão PCIe, e por isso fiquei aguardando o lançamento desse driver. Quando saiu, não consegui instalar, pois só dava erro. Fiquei desapontado, mas após algumas pesquisas, resolvi utilizar o comando "lsub", para identificar os dispositivos usb do MUB, e para minha surpresa apareceu a seguinte linha:

Bus 002 Device 002: ID 05e1:0100 Syntek Semiconductor Co., Ltd

Isso significa que a placa do meu MUB é o "USB dongle", e não a PCIe, informada no documento que veio nele.
Acredito que a Microboard deve ter feito uma revisão nos MUB's para substituir a placa, por problemas de compatibilidade e péssima assistência do fornecedor (suposição minha, nada oficial). Porém, o papel identificando a placa como PCIe continuou na máquina.

Agora estou usando meu MUB com Ubuntu 9.10 64 bits, rodando perfeito na wireless, e muito rápido, jogando games multiplayer na sala de casa, sem fios!
Se alguém ainda não executou o comando "lsusb", no terminal, eu recomendo. Seu MUB pode ter um USB dongle escondido, com o driver já disponibilizado há muito tempo.
Detalhe: já atualizei o kernel e está rodando normalmente. A mudança de kernel não alterou em nada o driver da placa Wireless.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Offline Prof. Luiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #50 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:25 »
Olá, pessoALL!
Resolvi dar uma contribuída aqui, no que estiver ao meu alcance.
Antes gostaria, com a devida permissão do ubuntuforum, de falar aos MUBers (usuários do note Microboard Ultimate Black) que temos um ponto de encontro com muitas dicas, soluções e ajuda mútua para usuários desse equipamento. Passem lá! (http://forum.clubedohardware.com.br/microboard-ultimate-black/681560/241).

Agora sobre a questão do wireless no Ubuntu 9.10, fiz da seguinte forma: restartei e no bootloader escolhi o kernel 2.6.31-14, abri o terminal acessei como root e executei o comando bash conforme orientação do B.affonso, o driver instalou normal e de boa. Saí e iniciei pelo kernel 2.6.31-16, aí, estava tudo instalado e funcionando, tanto bluetooth como o wireless. O bluetooth carregou direto o wireless precisa executar o radar (3DSP WiFi Radar) igual ao que veio no Ubuntu 8.04 do MUB.
Obrigado a todos que responderam.  Fiz isso mesmo que sugeriram. 

Carreguei o kernel 2.6.31-14 e instalei o driver seguindo as recomendações de alguém aqui da lista.  O wireless funcionou sem problema, até com sinal mais forte do que o do meu adaptador USB.  O problema é que só funciona com o kernel 2.6.31-14, e o meu grub costuma iniciar (sem me dar tempo de escolher antes!) o kernel 2.6.31-16.  Eu tenho que reiniciar o notebook em média 2 a 3 vezes apertando "Esc" para conseguir ter a opção de escolher o kernel que quero.  Isso é uma desvantagem para mim, que sou iniciante e ainda não sei como alterar isso no grub.  Também fico em dúvida no quanto estarei perdendo usando o kernel x-14 no lugar do x-16.

Mas isso não é o pior:  cada vez que ligo o computador, preciso reinstalar o driver usando o comando "bash".  Ou seja, acaba sendo uma grande gambiarra, embora funcione no final.  O notebook com windows que eu tinha no momento em que o XP terminava a inicialização, o note já tinha procurado e já estava conectado a internet da minha casa.

Espero que o pessoal mais experiente já tenha descoberto um jeito mais prático de fazer isso funcionar.  Mandei um email à fabricante do driver chinês, mas não obtive resposta.

Abraços a todos
PJV, será que o problema que você está tendo não seria alguns pacotes que faltam atualizar?

aki também nao esta funcionando nada
placa de rede wirelles e cabo..nao funciona internet :'(
Iuri_VHC, passe mais informações da sua máquina (se não for o MUB) e tipo de conexão que você usa, porque comigo o a conexão eth0 (cabo) funcionou de cara após a instalação do 9.10.

Forte abraço!

Offline marciogeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #51 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 18:37 »
minha placa eh a mesma e também não consigo baixar o drive, minha internet a cabo fica muito lenta e não baixa o driver, oq posso fazer?

Offline pjv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #52 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 21:43 »
Quero novamente agradecer a todos pela grande ajuda desse fórum.  Até ontem estava usando meu wifi de uma forma totalmente desastrosa.  Só funcionava no kernel x-14, e toda vez que eu ligava o computador eu tinha que reinstalar o driver.  Ou seja, uma tremenda duma gambiarra.  Vendo o post do Prof. Luiz, concluí que só podia estar fazendo alguma coisa errada.  De fato, eu havia instalado primeiro o driver PCie, e o meu MUB é com dongle.  Acho que o meu problema é que estava dando incompatibilidade entre os drivers.  Foi só desinstalar o PCIe que agora está tudo funcionando normalmente, em qualquer kernel, inclusive com bluetooth, que não estava nem aparecendo o ícone.  Sucesso total.  O próximo passo é descobrir como usar o homebroker da ágora e o site do banco do brasil no Ubuntu...

Abraços a todos.

Offline ghspt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #53 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 16:24 »
Prof. Luiz

O Wireless no meu MUB só pegava no kernel 2.6.31-14.
Nos demais que eu teste, 2.6.31-16, 2.6.31-17 e 2.6.31-18, ele deixou de funcionar.
Com o kernel 2.6.31-19 ele voltou a funcionar, mas com o novo kernel 2.6.31-20 voltou a não funcionar.

Alguma sugestão?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #54 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 16:29 »
Configure o grub pra bootar a versão de kernel que funciona, em vez da última.

É comum q dispositivos q usem drivers proprietários parem de funcionar, logo após uma atualização de kernel. Isso se resolve assim q o pacote de drivers proprietários é atualizado, também.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 16:32 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ghspt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #55 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:56 »
zekkerj

é o que eu tenho feito. Mas é bem desagradável ficar usando kernel antigo.

Vlw.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #56 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 14:20 »
Vc está chamando um kernel com duas semanas de antigo...  ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ghspt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #57 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 18:04 »
É verdade, mas se você considerar que ele só durou duas semanas, algo de errado ele devia ter...

Offline Thygux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #58 Online: 06 de MAR?O de 2010, 09:55 »
Aconteceu o que eu tanto temia!
Depois de utilizar por um longo período a minha wireless sem problemas, e depois de diversas atualizações do kernel, essa semana, ao atualizar o ubuntu para o kernel 2.6.31-20-generic, meu 3dsp card USB dongle parou de funcionar.
Pensei que esse problema fosse coisa do passado para mim.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sem Wireless no Ubuntu 9.10
« Resposta #59 Online: 06 de MAR?O de 2010, 10:23 »
E vai acontecer a cada atualização do kernel... esse é um problema de se usar drivers que não fazem parte do kernel: a cada atualização deste, vc tem que aguardar que o mantenedor do driver o atualize também.

Minha sugestão é que você volte ao kernel anterior --- ele sempre fica disponível via GRUB, no boot.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D