Autor Tópico: Nvidia atualiza drivers de vídeo para Linux ( V:195.30 ) BETA  (Lida 13271 vezes)

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Nvidia atualiza drivers de vídeo para Linux ( V:195.30 ) BETA
« Online: 31 de Outubro de 2009, 12:42 »

Vim hoje informar sobre o lançamento dos Drivers da Versão ( V:195.30 BETA ) da NVIDIA
O Lançamento foi dia 23 de dezembro 2009

• Destaques do lançamento
   * Fixed a performance regression with non-antialiased text in KDE4.
    * Enabled GPU acceleration for many RENDER compositing operations that were previously processed in software,
       including conjoint and disjoint blending
       modes and component alpha blending.
    * Added experimental GPU acceleration of the RENDER CompositeTrapezoids operation. This can be enabled at
       runtime by running:

nvidia-settings -a AccelerateTrapezoids=1

This is only supported on the GeForce GTX series or newer products.
    * Fixed a bug in the VDPAU overlay-based presentation queue that caused high CPU usage during "put bits"
       operations when more than two surfaces were queued.
    * Updated `nvidia-settings --query all` to report all available attributes queryable through all NV-CONTROL
      target types.
    * Enhanced the VDPAU blit-based presentation queue to provide values of "first_presentation_time" that have
      less jitter.
    * Add support for R16F and RG32F GLXFBConfigs when using GeForce 8 series and higher GPUs.
   * Corrigido uma regressão do desempenho com texto não-antialiased no KDE4.
    * Habilitado a aceleração GPU para muitos RENDER composição de operações que anteriormente eram processados em software,
       incluindo a mistura conjunta e disjunta
       modos e mistura alfa componente.
    * Adicionado aceleração GPU experimental da operação CompositeTrapezoids RENDER. Isto pode ser ativado em tempo de execução executando:

nvidia-settings -a AccelerateTrapezoids=1

Este é suportado somente na série GeForce GTX ou novos produtos.
    * Corrigido um erro na sobreposição VDPAU baseado em fila de apresentação que fez uso da CPU durante a "colocar bits"
       operações, quando mais de duas superfícies estavam na fila.
    * Atualizado `nvidia-settings - consulta de todos» para comunicar todos os atributos disponíveis queryable através de todos os tipos de destino NV-CONTROL.
    * Fila apresentação reforçada a blit VDPAU base para fornecer valores de "first_presentation_time" que têm menos jitter.
    * Adicionar suporte para R16F e GLXFBConfigs RG32F quando utilizar série GeForce 8 GPUs e superior.

• Produtos suportados
GeForce 200 series:
GTX 275, GTX 260, G210, GTX 295, GTX 285, GTS 250, GTX 280

GeForce 200M series:
GTX 260M, GTX 280M

GeForce 100 series:
GT 140, G 100, GT 130, GT 120

GeForce 9 series:
9200, 9800 GTX/GTX+, 9500 GS, 9600 GSO, 9400 GT, 9100, 9300, 9800 GX2, 9500 GT, 9800 GT, 9600 GSO 512, 9600 GT, 9300 GS, 9600 GS, 9400, 9300 SE, 9300 GE

GeForce 9M series:
9400M G, 9600M GS, 9500M G, 9800M GT, 9500M GS, 9400M, 9700M GTS, 9700M GT, 9650M GT, 9600M GT, 9300M G, 9100M G, 9650M GS, 9300M GS, 9800M GS, 9800M GTX, 9800M GTS, 9200M GS

GeForce 8 series:
8800 GTX, 8300 GS, 8200 / nForce 730a, 8600 GTS, 8800 GTS, 8800 GT, 8800 GTS 512, 8800 Ultra, 8600 GS, 8400 SE, 8800 GS, 8400, 8600 GT, 8400 GS, 8300, 8500 GT, 8100 / nForce 720a, 8200

GeForce 8M series:
8200M G, 8800M GTX, 8400M G, 8400M GS, 8400M GT, 8600M GT, 8800M GS, 8700M GT

GeForce 7 series:
7300 SE / 7200 GS, 7300 GS, 7900 GS, 7100 GS, 7800 SLI, 7100 / NVIDIA nForce 630i, 7900 GTX, 7025 / NVIDIA nForce 630a, 7950 GX2, 7900 GT/GTO, 7300 GT, 7800 GTX, 7650 GS, 7150 / NVIDIA nForce 630i, 7350 LE, 7050 PV / NVIDIA nForce 630a, 7950 GT, 7050 / NVIDIA nForce 630i, 7100 / NVIDIA nForce 620i, 7600 GS, 7800 GS, 7550 LE, 7600 GT, 7050 / NVIDIA nForce 610i, 7600 LE, 7300 LE, 7500 LE

GeForce Go 7 series:
Go 7800 GTX, Go 7900 GS, Go 7950 GTX, Go 7900 GTX

GeForce 6 series:
6600 VE, 6800, 6610 XL, 6700 XL, 6800 LE, 6800 XT, 6150 LE, 6200, 6150LE / Quadro NVS 210S, 6800 GS, 6600 LE, 6600, 6100 nForce 405, 6200 TurboCache, 6100 nForce 400, 6200 LE, 6100, 6800 Ultra, 6200 A-LE, 6800 GT, 6100 nForce 420, 6600 GT, 6500, 6200SE TurboCache, 6150, 6800 GS/XT, 6150SE nForce 430, 6800 XE, 6250

Quadro FX series:
FX 3800, FX 370 Low Profile, FX 3500, FX 4800, FX 5600, FX 1500, FX 1800, FX 580, CX, FX 1700, FX 370, FX 570, FX 560, FX 3400/4400, FX 380, FX 4000, FX 1400, FX 4500 X2, FX 350, FX 5800, FX 3700, FX 550, FX 5500, FX 3450, FX 4600, FX 4700 X2, FX 4500, FX 540

Quadro FX Notebook series:
FX 360M, FX 1600M, FX 370M, FX 2700M, FX 3600M, FX 1700M, FX 570M

Quadro NVS series:
NVS 440, NVS 420, NVS 280, NVS 290, NVS 295, NVS 210, NVS 285, NVS 450

ION series:
ION

GPU Computing Processor series:
Tesla C1060

• Informações Adicionais
Note that many Linux distributions provide their own packages of the NVIDIA Linux Graphics Driver in the distribution's native package management format. This may interact better with the rest of your distribution's framework, and you may want to use this rather than NVIDIA's official package.

Also note that SuSE users should read the SuSE NVIDIA Installer HOWTO before downloading the driver.

Installation instructions: Once you have downloaded the driver, change to the directory containing the driver package and install the driver by running, as root, sh ./NVIDIA-Linux-x86-195.22-pkg1.run

One of the last installation steps will offer to update your X configuration file. Either accept that offer, edit your X configuration file manually so that the NVIDIA X driver will be used, or run nvidia-xconfig

See the README for more detailed instructions.
Note-se que muitas distribuições Linux oferecem seus próprios pacotes do driver de vídeo NVIDIA Graphics Linux no formato nativo da distribuição de pacotes de gestão. Isto pode interagir melhor com o resto do quadro da sua distribuição, e você pode querer usar isso em vez de pacote oficial da NVIDIA.

Além disso, note que os usuários devem ler o SuSE SuSE NVIDIA Installer HOWTO antes de baixar o driver.

Instruções de instalação: Depois de ter baixado o driver, mude para o diretório que contém o pacote de driver e instalar o driver executando, como root, sh ./NVIDIA-Linux-x86-195.22-pkg1.run

Um dos últimos passos de instalação irá oferecer para atualizar o seu arquivo de configuração do X. Aceite essa oferta, editar seu arquivo de configuração do X manualmente para que o driver NVIDIA serão utilizados, ou executar nvidia-xconfig

Veja o README para instruções mais detalhadas.

Linux Display Driver - x86

Version:                195.30 BETA
Release Date:          2009.12.23
Operating System:            Linux
Language:            English (U.S.)
File Size:                     31.9 MB

Linux x64 (AMD64/EM64T) Display Driver

Version:               195.30 BETA
Release Date:         2009.12.23
Operating System:  Linux 64-bit
Language:           English (U.S.)
File Size:                    39.6 MB

E como a NVIDIA lança novos drivers a cada semana voces podem se manter informados indo de vez enquando aqui

espero que gostem da noticia!

Fonte: NVIDIA®

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2010, 09:26 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real

Offline Gunss

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: nvidia atualiza drivers de vídeo para Linux
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2009, 14:10 »
incrivel, o trabalho que a nvidia faz nos drivers do linux é infinitamente melhor e maior do que a ATI faz

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2009, 20:57 »
Parabéns a Nvidia, mas que a Ati, melhorou temos que considerar.
também a Intel, tá melhorando sua engenharia no novo drive open-gl
Só falta as tranqueiras, também começarem a se coçar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:32 »
Não sei se é só comigo, mas já tentei colocar esse driver em 3 máquinas com Debian ou Ubuntu e nas três máquinas as luzes do teclado Caps Lock e Scroll Lock ficam piscando (kernel panic). O engraçado é que o "defeito" só aparece na inicialização normal da máquina, se o driver for instalado com a "técnica do start-stop gdm" o driver funciona, mas basta reiniciar a máquina que k-ga tudo.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:17 »
Inserir Citação
Não sei se é só comigo, mas já tentei colocar esse driver em 3 máquinas com Debian ou Ubuntu e nas três máquinas as luzes do teclado Caps Lock e Scroll Lock ficam piscando (kernel panic). O engraçado é que o "defeito" só aparece na inicialização normal da máquina, se o driver for instalado com a "técnica do start-stop gdm" o driver funciona, mas basta reiniciar a máquina que k-ga tudo.
velox256 não sei como voce fez, mas eu faço assim:
eu sempre baixo a ultima versao do drive da placa de video depois eu coloco na "/home"
do um ctrl + alt + f1 e entro no modo texto

sudo apt-get update "faz update do pacote

sudo su  "torna-se root"

/etc/init.d/gdm stop  "para a parte grafica"

cd /home/seu_usuario  "navegue até a paste do drive"

ls  "lista as pastas e arquivos da sua home, voce vai ver o drive listado "o que voce baixou"

chmod +x nome_do_drive[/color] "permiçao de execução"

./nome_do_drive  "executa( note que é ./ )

responda as perguntas nao tem erro, no final ele vai perguntar se voce quer gravar a configuraçao do X voce clica em sim

/etc/init.d/gdm start  "inicia a parte grafica"
ja vai iniciar com o drive ativado ea aceleração ja vai estar disponivel.

e sempre que vou mexer na resoluçao dou um " sudo nvidia-settings "

espero ter ajudado!!! ;D
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 23:04 por Alyscom »

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:22 »
Fiz uns testes aqui e isso acontece (teclado piscando) qdo altero o xorg.conf para ativar a saída de tv, se não fizer nada o driver funciona. Continuando com os testes.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2009, 23:27 »
posta seu xorg.conf

Offline Jone Metal

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2009, 02:55 »
Inserir Citação
velox256 não sei como voce fez, mas eu faço assim:
eu sempre baixo a ultima versao do drive da placa de video depois eu coloco na "/home"
do um ctrl + alt + f1 e entro no modo texto

sudo apt-get update "faz update do pacote

sudo su  "torna-se root"

/etc/init.d/gdm stop  "para a parte grafica"

cd /home/seu_usuario  "navegue até a paste do drive"

ls  "lista as pastas e arquivos da sua home, voce vai ver o drive listado "o que voce baixou"

chmod +x nome_do_drive[/color] "permiçao de execução"

./nome_do_drive  "executa( note que é ./ )

responda as perguntas nao tem erro, no final ele vai perguntar se voce quer gravar a configuraçao do X voce clica em sim

/etc/init.d/gdm start  "inicia a parte grafica"
ja vai iniciar com o drive ativado ea aceleração ja vai estar disponivel.

e sempre que vou mexer na resoluçao dou um " sudo nvidia-settings "

espero ter ajudado!!! ;D
Segui seu procedimento e instalei o ultimo lançamento no meu Ubuntu 9.04, tudo tranquilo na instalação e tó analizando o desempenho, o q posso dizer no momento é que aquela cor padrão do SO que muitos dizem ser cor marrom coco, com a Nvidia server x settings fiz com que ficasse laranja, tipo, com um contraste surpreendente, sem desfalque nem perda de desempenho. Show de Nvidia ;D
Ahh!!! Minha placa de vídeo é uma Gforce GT8500Super 1GB 128 bits PCI Express, tive outras tentativas de instalação de seguindo outros tutorias que só me fez formatar o PC, lembrando que esta agora fiz com medo ;D bom que deu certo e tmb não precisei chamar nVidia server x senttings pelo terminal não, fui em sistema-prefencia mesmo e quando abri lá estava a nova versão 190.42, tmb notei que no gerenciador de pacotes a versão anterior ainda enta instalada e não aparesse a nova versão é normal permanecer instalada ou tem de remover? VLW!
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 02:59 por Jone Metal »

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2009, 13:03 »
marrom coco
hahahahahaha!! ;D
Ahh!!! Minha placa de vídeo é uma Gforce GT8500Super 1GB 128 bits PCI Express, tive outras tentativas de instalação de seguindo outros tutorias que só me fez formatar o PC, lembrando que esta agora fiz com medo Sem Graça bom que deu certo
fico feliz que tenha dado certo! :D
tmb notei que no gerenciador de pacotes a versão anterior ainda enta instalada e não aparesse a nova versão é normal permanecer instalada ou tem de remover? VLW!
eu sempre removo o antigo driver completamente antes de instalar o novo!! 8)

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: nvidia atualiza drivers de vídeo para Linux V:195.22 BETA
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2009, 09:58 »
Tuta lerda, tem que ser muuuuito corajoso pra postar uma tradução dessas, fala sério... Pior do que jogador de futebol dando entrevista, hehehehe...

Tradução meio bagacera mais ta ai! ;D
Destaques do lançamento PT
* Sustentação adicionada para o estéreo da visão de NVIDIA 3D no linux com Quadro GPUs. Veja o " Stereo" Documentação da configuração X no README para detalhes.
* Realçou a fila blit-baseada VDPAU da apresentação para fornecer valores do first_presentation_time" isso tem menos tremor.
* Adicione a sustentação para R16F e RG32F GLXFBConfigs ao usar GeForce 8 séries e um GPUs mais elevado.
* Sustentação adicionada para visuals de 32 bits de A2BGR10 GLX em 30 telas do bocado X. Estes permitem algum nível de transparência de janela ao usar 30 visuals do bocado com GLX e composto, mas podem causar problemas com os usuários mais velhos e/ou as aplicações de X. Os visuals de ARGB GLX podem ser deficientes adicionando:
          Opção "AddARGBGLXVisuals" " False" à linha de configuração do X.
* Reparou um problema que fizesse com que os dispositivos de DisplayPort se comportassem incorretamente quando a modalidade da economia de poder de DPMS foi provocada.
* VDPAU actualizado para melhorar a simultaneidade da linha. Veja o README para detalhes.
* Comportamento alterado do excitador de NVIDIA X no caso em que nenhum dispositivo de exposição for conectado ao GPU. Previamente, neste caso, o excitador de NVIDIA X fingiria um CRT foi conectado ao GPU. Agora, o excitador de NVIDIA X não fingirá automaticamente que todos os CRT estão conectados. Se o excitador de X não detecta nenhuma dispositivos de exposição conectada, o usuário de X não começará. Para restaurar o comportamento velho, use a opção de configuração de ConnectedMonitor X; por exemplo,
          Opção "ConnectedMonitor" "CRT"
Alternativamente, se a exposição não é desejada, os usuários de Quadro e de Tesla GPU podem permitir o " NoScanout" modalidade, que contorneia toda a validação do sincronismo da modalidade ou uso de dispositivos de exposição; isto é configurado com:
          Opção "UseDisplayDevice" "none"
* Cursores deficientes do software quando o excitador se operar no " nenhum scanout" (" de UseDisplayDevice; none") modalidade. A imagem do cursor do software não é visível em aplicações de desktop ou em screenshots remotos de qualquer maneira, assim que ter o cursor do software permitido era desnecessário.
* Comportamento mudado dos glXSwapBuffers () para um pixmap tais que é agora um no-op n o exemplo direto da rendição a fim combinar o caso indireto e cumprir com as especs. de GLX. Previamente, chamar glXSwapBuffers () em pixmaps no caso direto trocaria o pixmap' amortecedores de s se o pixmap era dobro protegido.
* Modificou a posição da instalação e os nomes de bibliotecas internas de VDPAU para conformar-se às directrizes das convenções e de empacotamento de Debian. As versões novas do libvdpau esperam esta disposição. A compatibilidade com versões velhas do libvdpau é mantida com symlinks.
* Reparou um erro que poderia causar erros nas aplicações gráficas funcionadas após uma aplicação precedente usando VDPAU e OpenGL. Este comportamento foi observado ao funcionar Gwenole Beauchesne' aplicação dos hwdecode-programas demonstrativos de s. * Vdpau.h modificado para incrementar VDPAU_VERSION, para refletir o fato de que as características novas estiveram adicionadas no passado. Também, adicione o novo definem VDPAU_INTERFACE_VERSION.
* Reparou um cair provisório periódico na fila blit-baseada VDPAU da apresentação.
* Reparou um problema que causasse limitações ou corrupção da definição em determinados dispositivos de DisplayPort tais como Apple 24" Exposição do cinema ou algum DisplayPort aos adaptadores do VGA.
* Incapacitou a opção de UseEvents para GeForce 8 séries e um GPUs mais elevado devido a um problema que o short ocasional das causas pendurasse. Re-enabled quando esse erro foi seguido para baixo e reparado.
* VDPAU permite agora que os córregos múltiplos sejam descodificados imediatamente, sem a necessidade de ajustar todas as variáveis de ambiente.

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2009, 10:07 »
Esse novo driver dispensa o uso de algumas opções no xorg.conf para que a imagem do micro apareça na tv, como o tipo de saída de imagem e formato de cores, como esses aqui:

Option         "TVStandard" "PAL-M"
    Option         "TVOutFormat" "SVIDEO"
    Option         "TVOverScan" "1.0"

Se qq um desses parâmetros for colocado no xorg.conf, já era, teclado piscando e tudo parado, hehehehe... Mas se não forem colocados, tudo funciona, inclusive a saída de tv, mesmo que seja em preto e branco dependendo do tipo de cabo ou da tv usada.

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: nvidia atualiza drivers de vídeo para Linux ( V:195.22 BETA )
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2009, 01:14 »
Editei o Tópico, achei que ficaria melhor assim"mais limpo"! :)
Agora a cada atualização da nvidia eu redigitarei o tópico postando somente as atualizações no inicio, e não através de respostas como eu estava fazendo.

[],s

Alyscom

Offline Alyscom

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2009, 23:13 »
Alguns comandos que esqueci de digitar!

nvidia-installer --uninstall : desinstala os drivers atuais.

nvidia-installer --latest : conecta no servidor da nVidia e indica qual é a versão mais recente dos drivers e a URL para baixá-los.

nvidia-installer --update : baixa os drivers mais recentes do servidor da nVidia e os instala.

[],s

Alyscom

Darcamo

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2009, 00:31 »
Um problema em instalar pelo binário fornecido pela nvidia (ao invés de ficar com o dos repositórios) é que a cada atualização do kernel a interface gráfica deixa de funcionar até que você reinstale o driver de vídeo (para que ele gere os módulos para o novo kernel). Tem como fazer isso automagicamente quando um novo kernel for instalado ou sempre vou perder a interface gráfica tento que alternar para o terminal de texto, reinstalar o driver e restartar o gdm?

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2009, 09:15 »
Tem que reinstalar o driver, não tem jeito...

Um problema em instalar pelo binário fornecido pela nvidia (ao invés de ficar com o dos repositórios) é que a cada atualização do kernel a interface gráfica deixa de funcionar até que você reinstale o driver de vídeo (para que ele gere os módulos para o novo kernel). Tem como fazer isso automagicamente quando um novo kernel for instalado ou sempre vou perder a interface gráfica tento que alternar para o terminal de texto, reinstalar o driver e restartar o gdm?