Autor Tópico: Ubuntu 9.10 sem som.  (Lida 109500 vezes)

Offline Korleone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #60 Online: 14 de Novembro de 2009, 14:10 »
[desespero mode: ON]

Eu ja tentei tudo que tem neste topico e mais algumas coisas, e nada do som, até ontém ele funcionava muito bem no meu notebook (cce j48a) eu tenho dual boot com ubuntu+windows 7 e apos configurar o wifi usando ndiswrapper (que fez a placa wifi funcionar normalmente) eu vi que simplesmente o audio não funciona mais tanto no ubuntu quanto no windows. Eu vi os registros de saída de audio (as barras animadas) tanto no ubuntu quanto no windows elas se movimentam e "registram" o audio mas ele não sai.

saida do lspci
Código: [Selecionar]
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA Controller / IDE mode (rev 03)
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)


Alguém sabe a resposta pro mistério?

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #61 Online: 14 de Novembro de 2009, 20:38 »
Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!!  
« Última modificação: 14 de Novembro de 2009, 20:41 por joao.zanella »
O conhecimento amplia a vida.

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #62 Online: 15 de Novembro de 2009, 08:17 »

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline Toni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #63 Online: 16 de Novembro de 2009, 09:58 »
Olá Pessoal,

Só pra registar, estava usando o ubuntu 9.04 através do wubi e fiz a atualização para a versão final do 9.10 através do gerenciador de atualizações e comecei a ter os mesmos problemas já relatados por outros usuários com o som e durante o desligamento da máquina.

Durante o fim de semana baixei uma imagem ISO do ubuntu 9.10 e parti do zero. Criei partições no disco dedicadas somente ao ubuntu, formatadas no padrão ext 4 e pra minha grata surpresa todos os problemas foram resolvidos. O ubuntu roda redondinho assim como rodava o 9.04. Finalmente tenho som e não preciso desligar o micro no dedão.

De quebra, estou experimentando uma performance em termos de velocidade muito superior a do 9.04 e atribuo isto ao fato de na ocasião estar utilizando a distro através do wubi.

Espero que esta experiência resolva o problema de outros usuários também!
Minha máquina é um Notebook HP Pavillion Dual core, 3G RAM, 220G HD.

Abraços.

Offline Duca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #64 Online: 16 de Novembro de 2009, 21:48 »
instalei o novo Ubuntu (9.10),instalei algumas coisinhas extras,de acordo com uma orientação que eu vi na net

Citar
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

E já resolve, mp3, java, flash, dvd, etc. tudo de uma vez.
Está muito bonito,gostei.Mas está sem som,como é que eu faço para ter som no meu Ubuntu 9.10?

No Intelbras i59 bastou executar "sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras" e nas preferencias de som (clicar c/direito no controle de volume) na aba Saída aumentar o volume de saída.
Valeu a dica

Offline Derni Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #65 Online: 19 de Novembro de 2009, 18:07 »
Já tentei de tudo aqui nas 5 páginas, instalei, reinstalei, desinstalei pacotes e nada. Procurei em vários fóruns no google, mas tudo que tentava nao adiantava de nada.

Usado o lspci |grep -i audio, obtive o seguinte resultado:
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)

Estou usando também alguns pacotes do Medibuntu.

Tá complicado.

Offline tecaurelio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Sou o que sou pelo que todos somos...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #66 Online: 19 de Novembro de 2009, 19:29 »
Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook da Megatron core 2 duo e deu tudo certo, meu audio também é sis...
Valeu joão ....

Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!!  

Offline 0_o--daniel--o_0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #67 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:39 »
A dica do Juniorgomes também resolveu o problema pra mim, quando eu reinicio o computador ele volta. como faço pras modificações ficarem permantes? não consegui colocar essa ultima linha no arquivo inidicado. tem como alterar arquivos restritos ao root pelo modo gráfico? eh q eu num sei acessar esse arquivo me terminal hehe se quiserem me dar essa dica também eu agradeço muito!

Offline Walker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • about.me
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #68 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:51 »
Olá pessoal. Também estou com problemas no audio depois da atualização para o karmik...

Pelo comando
Código: [Selecionar]
sudo lspci |grep -i audio
consegui a seguinte resposta...
Código: [Selecionar]
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
tentei o comandos acima:
Código: [Selecionar]
sudo killall pulseaudio
sudo alsa force-reload

o som até deu dois estalos e um pouco de esperança pra mim =D, mas não funcionou =P, por fim adicionei a linha
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=auto
ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

com o comando
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
o som ainda não voltou... o que mais posso fazer?

Grato a comunidade pela atenção.

Walker Maidana da Silva
Campo Grande/MS

Offline pedroalmeida103

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #69 Online: 23 de Novembro de 2009, 21:48 »
Boas pessoal, apenas venho partilhar a minha experiência...

Comigo esse problema do som também aconteceu, experimentei a dica do juniorgomes, que me resolvia o problema, mas sempre que reiniciava o sistema tinha de o fazer de novo, o que se tornava algo chato.

Ok,

faça o seguinte teste...

no terminal digite

Código: [Selecionar]
killall pulseaudio
e depois

Código: [Selecionar]
sudo alsa force-reload
vê se o som funciona...

no meu note o problema foi resolvido adicionando a seguinte linha no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=auto

depois desinstalei o pulseaudio, o que também me resolveu o problema mas fiquei com outro, o icon do som não apareceu mais, então e 

depois  de encontrar essa dica do joao.zanella  os meus problemas ficaram resolvidos, bastou desactivar o controlador para software do Modem, simples!!

Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!! 


« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, 21:50 por pedroalmeida103 »

Offline Brunooviisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #70 Online: 24 de Novembro de 2009, 23:42 »
Citar
depois desinstalei o pulseaudio, o que também me resolveu o problema mas fiquei com outro, o icon do som não apareceu mais, então e

depois  de encontrar essa dica do joao.zanella  os meus problemas ficaram resolvidos, bastou desactivar o controlador para software do Modem, simples!!

Consegui obter audio num positivo z85 (mudando para esound).
mas estou sem ícones de audio, meus controles de audio do teclado também não funcionam.

A tal placa de rede está desativada, e nada!

Já tentei a seguinte solução:
Citar
No Terminal execute

rm -r .pulse .pulse-cookie

Reinicie o computador.

Mas esses arquivos sempre voltam pra pasta. :S

Se alguem conseguiu ativar os controles de audio e puder postar a solução, ficarei grato
=)

Offline harlley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Ainda em exp + ja adorando trabalhar c\Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #71 Online: 28 de Novembro de 2009, 22:04 »
Olá pessoal,

Também tive problema com o SOM no Ubuntu 9.10. Tenho um notebook Positivo Mobile, modelo Z68. Quando ativei o "Driver de Hardware" do modem gerou um conflito no PulseAudio e o deixou de funcionar. Penei um monte para me dar conta disso. O drive de som do Positivo é o famoso e problemático "SiS".

Solução:
Ir no Menu "SISTEMA" - "ADMINISTRAÇÃO" - "Driver de Hardware" e colocar como inativo o driver proprietário do "MODEM".

No meu caso, deu tudo certo na hora!! O sistema identifica tudo direitinho.. Uma beleza!!!

Utilizo Ubuntu desde 2006. Essa é uma das melhores versões do Ubuntu, em todos os quesitos!!!  


otima essa desabilitei o modem e funcionou, maso que tem aver os 2 som modem  ??? ??? ??? eu naum usso mas modem mas vai que esteja eu em um lugar que so tenha linha telefonica  ;D

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #72 Online: 28 de Novembro de 2009, 22:25 »
Minha placa de som é integrada. O que eu percebo é que o som sai pelasída traseira mas não sai pela saída dianteira. Já o microfone funciona pelas duas.Na configuração de preferência de som as opções de perfil de dispositivos só disponibiliza 1 saída e uma entrada no máximo, sendo que na aba entrada dá para configurar o microfone como line-in, microfone2 ou microfone1. Já na aba saída só tem a opção única de áudio. Imagino que deve haver algum erro neste programa. Minha placa é a seguinte:


-PCI Devices-
Host bridge      : Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub
VGA compatible controller      : Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller
Audio device      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
USB Controller      : Intel Corporation 82801G
PCI bridge      : Intel Corporation 82801 PCI Bridge
ISA bridge      : Intel Corporation 82801GB/GR
IDE interface      : Intel Corporation 82801G
IDE interface      : Intel Corporation 82801GB/GR/GH
SMBus      : Intel Corporation 82801G
Ethernet controller      : Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller
Communication controller      : Conexant Systems, Inc. SoftV92 SpeakerPhone SoftRing Modem with SmartSP



Offline grippado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #73 Online: 03 de Dezembro de 2009, 23:46 »
Bom, não sei se o tópico ta morto ou não...
mais creio que muita gente ainda sofra com esse problema, então eu tenho a solução...
"Seus pobrema, se terminarusse"

o que eu fiz foi simples... e resolveu aqui 3 vezes já...

tenho um Kennex U50SA

resolvi da forma mais idiota possível, tudo que fiz foi, entrar no System > Administration > Hardware Drivers (foi mal, uso ubuntu em inglês)...
o modem vai estar desativado...

vc ativa, reinicia a maquina... o som ainda não vai ter voltado...

ai vc vai la no
/etc/modprobe.d/alsa-base.conf
, e comenta a ultima linha

#options snd-hda-intel power_save=10 power_save_controller=N
da o comando pra remover o modem,
sudo aptitude remove sl-modem-daemon
reseta, e pronto...

resolvido o problema!!!

pode aconteçer de o FRONT do audio vir mutado, mais acho que isso é o menor dos problemas né?

=]

Desculpem os vacilos, meu primeiro post aqui no forum...

Offline Fabaum09

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #74 Online: 05 de Dezembro de 2009, 12:04 »
Já tentei de tudo aqui nas 5 páginas, instalei, reinstalei, desinstalei pacotes e nada. Procurei em vários fóruns no google, mas tudo que tentava nao adiantava de nada.

Usado o lspci |grep -i audio, obtive o seguinte resultado:
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)

Estou usando também alguns pacotes do Medibuntu.

Tá complicado.


Olá pessoal!

To chegando agora no forum, mas já vesti a camisa de defensor dos softwares livres quando conheci, a dois anos atrás. Bastou resolver o problema do vírus. Foi o suficiente pra eu nunca sentir falta do "rwindows", como dizem por aí.

Mas o que quero postar aqui é o seguinte:

Instalei o Karmic Koala nesse meu desktop que tem exatamente essa mesma placa de som (VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller) e ele reconheceu tudo e funciona perfeitamente bem, só tive que instalar os plugins de costume mesmo.
Já no computador onde trabalho, atualizei do 9.04 para 9.10 através do DVD e o som não funciona. Não tive muito tempo pra olhar direito, mas já vi que não tem drive instalado e a placa tem alguma coisa de azalia, não sei bem qual é. Depois vou quebrar um pouco a cabeça lá pra ver se consigo resolver.