Autor Tópico: Ubuntu 9.10 sem som.  (Lida 108935 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Ubuntu 9.10 sem som.
« Online: 30 de Outubro de 2009, 16:22 »
instalei o novo Ubuntu (9.10),instalei algumas coisinhas extras,de acordo com uma orientação que eu vi na net

Citar
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

E já resolve, mp3, java, flash, dvd, etc. tudo de uma vez.
Está muito bonito,gostei.Mas está sem som,como é que eu faço para ter som no meu Ubuntu 9.10?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2009, 16:46 »
Começando pelo básico, no terminal, alsamixer, veja o volume.
Caso esteja OK, lspci |grep -i audio, com a saída da uma pesquisada no google, senão achar nada, coloca a saída aqui desse comando que te passei e um lsmod.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2009, 17:35 »
Sei que poderá parecer lógico mais aconteceu quando atualizei para o "karmic Koala", verifique no painel superior o ícone de volume, o meu foi alterado para mudo. ;D

Offline augustocb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 18:22 »
Comigo tbm teve esse problema com o live CD, mas apos eu reiniciar o sistema o erro sumiu, agora o som está funcionando corretamente, eu ñ sei a causa, mas no meu nunca mais deu problema...

As vezes é algum arquivo q pode ter dado erro para iniciar, reiniciar o CD ou reparar a instalação pode ajudar nesse casos (é uma idéia, ñ sei c é exatamente essa a solução, mas comigo funcionou) Legal

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2009, 01:25 »
Sei que poderá parecer lógico mais aconteceu quando atualizei para o "karmic Koala", verifique no painel superior o ícone de volume, o meu foi alterado para mudo. ;D


luiscarlos,aconteceu a mesma coisa aqui,mas comigo foi mais estranho,eu já havia mexido nesse ícone e habilitado o som,mas o som continuava sem sair,digitei o comando "alsamixer" e coloquei tudo no máximo e nada,depois reiniciei,vi esse post seu e mexi novamente no ícone do alto falante lá em cima (que estava novamente desabilitado sem minha intervenção),habilitei e dessa vez funcionou,não sei se sou eu ou ubuntu,mas alguém está ficando maluco,quando eu tiver tempo eu vou reinstalar pra ver onde foi que aconteceu a confusão.

Obrigado a todos pela colaboração,esse Ubuntu tá "tinindo" de bonito,sô!!! :D
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2009, 01:38 »
Estou com problemas na placa de som também, é a seguinte:

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 06:59 »
Sei que poderá parecer lógico mais aconteceu quando atualizei para o "karmic Koala", verifique no painel superior o ícone de volume, o meu foi alterado para mudo. ;D


luiscarlos,aconteceu a mesma coisa aqui,mas comigo foi mais estranho,eu já havia mexido nesse ícone e habilitado o som,mas o som continuava sem sair,digitei o comando "alsamixer" e coloquei tudo no máximo e nada,depois reiniciei,vi esse post seu e mexi novamente no ícone do alto falante lá em cima (que estava novamente desabilitado sem minha intervenção),habilitei e dessa vez funcionou,não sei se sou eu ou ubuntu,mas alguém está ficando maluco,quando eu tiver tempo eu vou reinstalar pra ver onde foi que aconteceu a confusão.

Obrigado a todos pela colaboração,esse Ubuntu tá "tinindo" de bonito,sô!!! :D
Eu apenas desmarquei a opção mudo e pronto ficou normal.
[]'s

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2009, 07:09 »
A interface do "alsamixer" é um pouco confusa. É muito melhor usar o "gnome-alsamixer", que tem uma interface gráfica muito mais intuitiva e clara:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gnome-alsamixer
Depois, basta acessar em Programas>Vídeo e Áudio.

Offline Carlos Marques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2009, 22:56 »
Senhores...

Estou com os mesmos problemas... instalei o novo ubuntu, porém meu audio não quer tocar... o resultado da lspci é:

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)

Agradeço a quem puder me auxiliar!!!

Offline knightofgod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2009, 23:20 »
O meu também esta, parece que isso esta muito freqüente, já tentei todas as dicas mas ate agora nada, compilei o driver alsa mais novo e nada  :-[

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2009, 23:45 »
Pessoal, quando atualizei (Jaunty -> Karmic) também fiquei sem som.
Mas consegui fazer ele voltar removendo o "pulseaudio" e instalando o "esound"
pelo gerenciador de pacotes.

A desvantagem disso é que vc ficará sem o ícone do controlador de volume no tray.

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2009, 09:08 »
Citar
Pessoal, quando atualizei (Jaunty -> Karmic) também fiquei sem som.
Mas consegui fazer ele voltar removendo o "pulseaudio" e instalando o "esound"
pelo gerenciador de pacotes.

A desvantagem disso é que vc ficará sem o ícone do controlador de volume no tray.

HelderC,

Eu tentei remover o pulseaudio e voltar a usar o Alsa diretamente, mas ao que parece o Karmic é muito mais dependente do Pulseaudio do que as versões precedentes. Sem pulseaudio o som voltou a funcionar nas aplicações externas que eu queria. Todavia, mais do que ficar sem o botão do volume, a maior parte das aplicações vinculadas ao Desktop (como o MPlayer) ficou sem som.

Até registraram um bug sobre essa questão: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-media/+bug/440465

A resposta dos desenvolvedores foi que eles não tem tempo de trabalhar para manter o sistema compatível com outros gerenciadores de áudio. Essa posição me parece insana, mas cada um sabe o melhor modo de conduzir o próprio trabalho...

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2009, 09:28 »
COm certeza é uma posição insana.
Eu estava com tanta vontade de fazer o upgrade para o Karmic...
Minha decepção foi tamanha que cheguei a pensar em voltar pro windows...

Só nos resta esperar para ver se o pessoal resolve isso...

Offline juniorgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som.
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2009, 15:53 »
Ok,

faça o seguinte teste...

no terminal digite

Código: [Selecionar]
killall pulseaudio
e depois

Código: [Selecionar]
sudo alsa force-reload
vê se o som funciona...

no meu note o problema foi resolvido adicionando a seguinte linha no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=auto

Offline Joy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 sem som. (Resolvido)
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2009, 16:07 »
Problema resolvido atraves do post acima, de Junior Gomes.  Valeu amigo.

Estou com o um problema parecido, cada vez que ligo o note ele tem um compotamento diferente em relação ao som, na maioria das vezes fica sem som e, se tento configurar em preferencias de som, clicando na guia hardware, não existe nenhum dispositivo de som para configurar. O que preciso é, quando iniciar funcionando é descobrir as configurações e, fazer alguma coisa para fixa-las para as proximas reinicializações.
Uso um note cce w51c, com as seguinte resposta para lspci:
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 671MX
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS968 [MuTIOL Media IO] (rev 01)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 191 Gigabit Ethernet Adapter (rev 02)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA Controller / IDE mode (rev 03)
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 19:33 por Joy »