Palimpsest acusa problemas em disco saudável, como resolver?

Iniciado por oblador, 30 de Outubro de 2009, 00:35

tópico anterior - próximo tópico

oblador

Olá amigos, td bem?

Estava no Ubuntu 9.04 e instalei o 9.10. Já analisei meu hd com dezenas de programas e só o palimpsest, do nada, acusa que meu disco tem erros.
O que faço? Eu desinstalei o gnome-disk-utilities, mas não era esse o caminho que eu gostaria de seguir.

Mt obrigado.

Paulo.B

Quando instalei o 9.10 aqui também apareceu uma msg dizendo que um dos meus discos estava com erro. Eu apenas ignorei a msg, mas estou pensando em transferir o sistema pro outro hd que esta ok...

oblador

mas é justamente essa a questão. talvez o palimpsest não esteja correto ou esteja apresentando um resultado desnecessário (sendo mt "perfeccionista").
vi mt gente reclamando deste programa.

JorgeThrasher

Eu também tive esse problema, tava até achando que era verdade, apesar de estranhar muito pois meu HD n chega a ter 6 meses de uso.
Outro problema que tive com o Palimpsest foi ao tentar criar uma partição extendida numa parte que não estava formatada no meu HD; além dele não criar, não consigo mais acessar umas partições que não montavam automaticamente, e o gpartition encherga como se o hd estivesse sem nenhuma partição e formatação, o que acho absurdamente estranho, pois consigo fazer o boot normalmente.
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)

RamonB

Quando der o erro, clique naquele ícone que aparece no painel com um disco e um triângulo amarelo por cima.

Aí, vai abrir uma pequena janela (acho que com 2 linhas de texto) dizendo que aquele disco contém muitos setores ruins. Clique nessa janela. Vai abrir uma janela grande. Nesta, tem um hyperlink no texto "Mais informações".

Clique nesse "Mais informações". Na janela que se abre, é só marcar a caixa "Não avisar se a unidade estiver falhando".

E pronto. A partir de agora, quando montar este drive não vai mais aparecer a mensagem de erro.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

roan

Alguém mais teve resultados estranhos com este programa?

Migrei pro 9.10, e me surpreendi com a mensagem de hd defeituoso. Realizei testes com diversos outros programas, inclusive testei e fiz formatação de baixo nível com o ESTool da própria Samsung que é a fabricante do meu HD e nenhum deles acusou qualquer erro, enquanto o palimpsest acusa 897 setores ruins com erro 197.

Fiquei na dúvida se ele esta equivocado, ou se é muito superior aos outros utilitários, inclusive ao da própria fabricante, na identificação de erros.

Abraços.

Hero1

Estou com um problema parecido, "confiar ou não confiar?"
Meu HD é novo, sempre funcionou redondinho, mas depois que coloquei um novo dual boot, na segunda inicialização do ubuntu 9.10 o Palimpsest acusou que meu HD está com 54 setores ruins, preocupado claro, realizei vários testes, inclusive aquelas manutenções simples do "ruindows" mas ele continua acusando os setores defeituosos, o que fiz foi desabilitar a notificação dos discos, é pagar pra ver.
abraço
"vamos fazer bem feito pra fazer só uma vez" - adágio militar

RamonB

Citação de: Hero1 online 12 de Fevereiro de 2010, 11:05
Estou com um problema parecido, "confiar ou não confiar?"
Meu HD é novo, sempre funcionou redondinho, mas depois que coloquei um novo dual boot, na segunda inicialização do ubuntu 9.10 o Palimpsest acusou que meu HD está com 54 setores ruins, preocupado claro, realizei vários testes, inclusive aquelas manutenções simples do "ruindows" mas ele continua acusando os setores defeituosos, o que fiz foi desabilitar a notificação dos discos, é pagar pra ver.
abraço

Hero1, quando deu o erro no meu, fiz o mesmo que você (testes de todas as formas, inclusive do Windows). Fiz com que a mensagem parasse de aparecer da forma que descrevi no post acima, de 13/11/09.
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Pedru

Bom, comigo aconteceu a mesma coisa. Porém, meu HD é supernovo, e dar um problema desses é incompetência do fabricante. Por isso, pesquisando na net descubro que esse negócio do HD é tipo um bug do Ubuntu 9.10, uma vez que nem meu Windows XP, nem o Everest, nem o HD Tune Pro, encontraram erros. Já fiz scan do HD com o HD Tune Pro e meu disco está 100%. Mas ainda preciso usar mais programas pra confirmar e não fazer bosque.