Autor Tópico: Problemas para compartilhar a Internet  (Lida 3207 vezes)

pje

  • Visitante
Problemas para compartilhar a Internet
« Online: 30 de Abril de 2006, 13:34 »
Seguinte, tenho um computador com duas placas de rede (uma ligada ao modem e outra ligada no outro PC) que está com o Ubuntu. O outro PC está com Windows. Só pra constar, meu modem é bridge e minha ADSL é da BrasilTelecom. Configurei a Intenet no Ubuntu com o pppoeconf.

Fiz os seguintes passos pra compartilhar a Intenet:

Código: [Selecionar]

The following will explain how to share your Internet connection:

Note: Type all the following commands in a root terminal, DO NOT use sudo.

1. Start by configuring the network card that interfaces to the other computers on you network:

# ifconfig ethX ip

where ethX is the network card and ip is your desired server ip address (Usually 192.168.0.1 is used)

2. Then configure the NAT as follows:

# iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethX -j MASQUERADE

where ethX is the network card that the Internet is coming from

# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

3. Install dnsmasq and ipmasq using apt-get:

# apt-get install dnsmasq ipmasq

4. Restart dnsmasq:

# /etc/init.d/dnsmasq restart

5. Reconfigure ipmasq to start after networking has been started:

# dpkg-reconfigure ipmasq

6. Repeat steps 1 and 2.

7. Add the line "net.ipv4.ip_forward = 1" to /etc/sysctl.conf

# gedit /etc/sysctl.conf

8. Reboot. (Optional)


Depois disso, o problema foi que o PC com Windows não estava conseguindo acessar alguns sites. Por exemplo, o Google acessava mas a maioria dos outros sites não, como o Terra, Globo, etc. Então vi um tópico aqui dizendo pra configurar o tamanho dos pacotes... e executei esse comando (achei no tópico http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?t=5342):

Código: [Selecionar]

iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,RST SYN -m \
tcpmss --mss 1400:1536 -j TCPMSS --clamp-mss-to-pmtu


PS: com relação a esse comando, tem algum problema essa quebra de linha? Na hora que eu digitei no console pode não ter funcionado por causa disso?

Mas continuou o problema... aí alterei o MTU diretamente no arquivo /etc/network/interfaces. Coloquei MTU 1492 pra eth0 e eth1. Bom, com isso minha internet no outro PC passou a funcionar, mas agora no Ubuntu não tá mais conectando ao iniciar... eu tenho que ficar dando "pon dsl-provider" até conseguir.