Autor Tópico: Construção de um site  (Lida 3461 vezes)

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Construção de um site
« Online: 13 de Outubro de 2009, 10:34 »
peço desculpa se não é o local adequado para eu por a questão mas eu gostaria de saber se alguém já teve experiencia em construir um site. As minhas duvidas são:
que ferramentas usar?
são compativeis com Ubuntu ou apenas Windows?
como faço para ter um endereço .com ou .br ?
E como funciona isso do google adsense?
Obrigado por qualquer ajuda nesta questão

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2009, 11:59 »
Acho que não sou o melhor para responder, mas, tenho uma noção porque onde trabalho o pessoal usa.

Para o Linux acho que existe mas vc terá que ter bastante conhecimento para poder criar (não tenho certeza).
No Windows ou Mac por exemplo existe o DreamWeaver onde pessoas que não tem muito conhecimento do assunto pode criar um site.
Para ter ter um endereço vc precisara de contratar um empresa de hospedagem de site. Eu por exemplo tenho boas experiências com o Locaweb aqui no Brasil. Vc até consegue obter hospedagem grátis, mas terá de lhe dar com algumas restrições, por exemplo, colocar no endereço do teu site o nome da empresa que te oferece a hospedagem gratuita.
O que mais precisamente você quer saber sobre o Google AdSense?

Espero ter ajudado.

Rodolfo


Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2009, 12:14 »
Obrigado pela ajuda rodolfo..
Ouvi dizer que com o google adsense se pode ganhar algum dinheiro com a publicidade mas não sei como isso funciona

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2009, 12:45 »
Eu não entendo nada desse assunto, mas uma vez eu tive essa curiosidade por ouvir falar muito no AdSense.

Vi que o YouTube tem várias palestras realizadas pelo próprio pessoal do Google.
Acho que pode te ajudar a entender melhor esse serviço.




Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Construção de um site
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:08 »
Eu uso. Inkscape 0.46 para o desenho, Gimp 2.6 para recortar e para estruturar posso usar o bloco de notas ou um melhor como o Aptana, que muitos dizem ser melhor do que o Dreamwaver da Adobe.

Trabalho que fiz.



PS- O GIMP e Inkscape vc pode baixar pelo synaptic, já o aptana pelo site.

Abraços.

editado- PS2 - quando vc faz uma pagina web o que vai depender se é compativel ou não é a programação que vc usa, não os programas de edição. Exemplo ASP-  Windows PHP-Linux
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 13:11 por clebson »

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:33 »
Para dar mais visibilidade ao cliente o google paga para as pessoas que criam site, colocarem links de clientes que compram propagandas do Google.  Vamos supor que vc criou um site de esportes, como notícias, resultados da rodada, gols da Rodada de Futebol, melhores momentos, etc.  Existem varias empresas de esportes que compram do Google espaços publicitários. Aí que entra o ganha-ganha. Vc pega essas empresas e coloca no teu site links do google (você devera pegar o código HTML no Google AdSense) para as pessoas  que visitam teu site clicar e entrar no site do anunciante do Google. O interessante é você segmentar bastante os links que irá colocar no teu site para não lotar de propagandas que não tenha nada ver com o teu site para que ele não fique muito poluído e as pessoas tenham efetivamente um interesse em clicar no link do google (por exemplo, em um site de esporte qual o interesse da pessoa clicar em links que vendem flores???)
Aproveite os espaços e use-os com inteligência . Esse é apenas um exemplo. Mas vc deverá criar uma conta no Google AdSense e cadastrar seus dados.

Qualquer dúvida estamos aí.

Att,

Rodolfo

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:35 »

editado- PS2 - quando vc faz uma pagina web o que vai depender se é compativel ou não é a programação que vc usa, não os programas de edição. Exemplo ASP-  Windows PHP-Linux

Exatamente isso.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 13:38 por Rodolfo Calvo »

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2009, 11:37 »

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2009, 15:21 »
tizé das coives,

Boa tarde. Além do que já foi dito aqui, existe ainda os editores WYSIWYG, que é a sigla para "what you see is what you get". No Windows, o Dreamweaver é um desses editores. No Linux, existem alguns mas o melhor, disparado, é o Kompozer. Com ele, é possível criar o "layout" do site, mesmo sem mexer diretamente no código HTML, e utilizando CSS.

Para a construção dos scripts em PHP, venho utilizando o NetBeans, que possui também suporte a SQL.

Um abraço!!


Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Construção de um site
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2009, 15:31 »
Boa tarde Tize
vamos ver por partes
para criar um site e mante-lo na net você precisa seguir alguns passos
1- escolher um domínio, ou seja o endereço eletronico do seu site
para isso voce deve se registrar no site www.registro.br se voce quiser um domínio terminado em .br
neste caso voce deverá escolher algo como:
seunome.com.br
seunome.net.br
entre outras opções que você verá acessando o site do registro.br

2- caso você deseje um domínio sem o .br então você deve procurar uma das inúmeras empresas de hospedagem de sites
[já citaram a locaweb, e eu cito mais duas de qualidade também que são a tehospedo.com.br e a hostdime.com.br]
escolhida uma delas pesquise se o domínio que você deseja está disponível, são inúmeras as possibilidades como:
seunome.com
seunome.net
seunome.org
seunome.biz

3-escolhido e feito o registro de seu domínio e a empresa que irá hospeda-lo então vamos a construção do seu site,

4- como já disseram você tem opções proprietárias e opções open source, com suas caracteristicas próprias.
vou citar apenas as opensource que voce poderá usar com o sistema linux [no nosso caso o ubuntu]
- The Gimp para editar as fotos que você eventualmente irá inserir em seu site
- Inkscape progama de desenho vetorial que lhe permite criar banners, faixas e muito mais.
- Seamonkey - é uma suite completa da mozila, desenvovida pela comunidade, que tem os seguintes aplicativos
  navegador web
  composer  - editor html
  mail - leitor de email e agenda
  chat -cliente irc

5- com isso voce poderá criar e publicar seu [seus] site na internet, basicamente são esses os aplicativos que uso na edição dos meus sites, veja eles nos links abaixo
guiailhadogovernador.com
clubedolivronailha.com.br

espero ter ajudado um pouco
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline farnaces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2009, 18:17 »
abdo

     também quero criar um site, mas a minha dúvida ainda é anterior a tudo o que você falou. Suas dicas me ajudaram, pois me deram um norte a seguir.
     Sou assinante do site correioweb e lá me disseram que posso ter um site hospedado naquele domínio com espaço de 50 mb. Deram-me até o endereço do site www.farnaces.correiovip.com.br (farnaces é meu nome). Só que está vazio e o atendente me disse que está vazio porque eu não coloquei nada lá. ele não soube me dizer como colocar algo no site só disse para eu procurar um programador que soubesse trabalhar com o protocolo ftp.
    Pois bem, depois de ler algo a respeito vi que o prorgama gFTP seria o indicado para iniciantes como eu. A interface dele é simples, mas não entendi como é que transferindo arquivos para meu domínio eu vou ter um site. E como fica a interface?

Offline knightofgod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2009, 19:27 »
abdo

     também quero criar um site, mas a minha dúvida ainda é anterior a tudo o que você falou. Suas dicas me ajudaram, pois me deram um norte a seguir.
     Sou assinante do site correioweb e lá me disseram que posso ter um site hospedado naquele domínio com espaço de 50 mb. Deram-me até o endereço do site www.farnaces.correiovip.com.br (farnaces é meu nome). Só que está vazio e o atendente me disse que está vazio porque eu não coloquei nada lá. ele não soube me dizer como colocar algo no site só disse para eu procurar um programador que soubesse trabalhar com o protocolo ftp.
    Pois bem, depois de ler algo a respeito vi que o prorgama gFTP seria o indicado para iniciantes como eu. A interface dele é simples, mas não entendi como é que transferindo arquivos para meu domínio eu vou ter um site. E como fica a interface?

Na verdade sua dúvida é justamente o que o abdo sanou :), vc já tem um domínio com 50mb cabe a você a fazer a home page utilizando um simples editor de texto ou um outro editor de html qualquer, a apartir da Home page pronta você manda ela da sua máquina para seu servidor de hospedagem utilizando o protocolo ftp, eu recomendo o fireftp que é uma extensão do firefox bem simples e intuitiva ou o filezilla para enviar basta vc ter um dominio um login e senha fornecidos pelo seu servidor.

Offline farnaces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Construção de um site
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2009, 21:14 »
abdo

     também quero criar um site, mas a minha dúvida ainda é anterior a tudo o que você falou. Suas dicas me ajudaram, pois me deram um norte a seguir.
     Sou assinante do site correioweb e lá me disseram que posso ter um site hospedado naquele domínio com espaço de 50 mb. Deram-me até o endereço do site www.farnaces.correiovip.com.br (farnaces é meu nome). Só que está vazio e o atendente me disse que está vazio porque eu não coloquei nada lá. ele não soube me dizer como colocar algo no site só disse para eu procurar um programador que soubesse trabalhar com o protocolo ftp.
    Pois bem, depois de ler algo a respeito vi que o prorgama gFTP seria o indicado para iniciantes como eu. A interface dele é simples, mas não entendi como é que transferindo arquivos para meu domínio eu vou ter um site. E como fica a interface?

Na verdade sua dúvida é justamente o que o abdo sanou :), vc já tem um domínio com 50mb cabe a você a fazer a home page utilizando um simples editor de texto ou um outro editor de html qualquer, a apartir da Home page pronta você manda ela da sua máquina para seu servidor de hospedagem utilizando o protocolo ftp, eu recomendo o fireftp que é uma extensão do firefox bem simples e intuitiva ou o filezilla para enviar basta vc ter um dominio um login e senha fornecidos pelo seu servidor.

Ah bom, quer dizer que a homepage eu faço em meu micro mesmo e só depois é que envio para a internet... beleza. Não pensei que fosse assim. Brigadão e vou usar o programa que você me recomendou, knightofgod.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Construção de um site
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2009, 14:26 »
abdo

     também quero criar um site, mas a minha dúvida ainda é anterior a tudo o que você falou. Suas dicas me ajudaram, pois me deram um norte a seguir.
     Sou assinante do site correioweb e lá me disseram que posso ter um site hospedado naquele domínio com espaço de 50 mb. Deram-me até o endereço do site www.farnaces.correiovip.com.br (farnaces é meu nome). Só que está vazio e o atendente me disse que está vazio porque eu não coloquei nada lá. ele não soube me dizer como colocar algo no site só disse para eu procurar um programador que soubesse trabalhar com o protocolo ftp.
    Pois bem, depois de ler algo a respeito vi que o prorgama gFTP seria o indicado para iniciantes como eu. A interface dele é simples, mas não entendi como é que transferindo arquivos para meu domínio eu vou ter um site. E como fica a interface?
boa tarde farnaces
o arquivo principal que voce irá transferir, que virá a ser a página principal de seu site deve ser nomeado como index.html
na verdade voce tem um subdomínio do correiovip, o sei site poderá ser acessado de duas maneiras
www.farnaces.correiovip.com.br
ou ainda
www.correiovip.com.br/farnaces

e para transferir para o servidor voce pode usar o próprio composer [editor html] da suite seamonkey pois ele tem a ferramenta publicar, basta voce configurar com os dados do servidor, seu login e sua senha
abcs
abdo
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 14:30 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png