Autor Tópico: Personalizando o Gnome [RESOLVIDO]  (Lida 2881 vezes)

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Personalizando o Gnome [RESOLVIDO]
« Online: 25 de Outubro de 2009, 19:40 »
Olá,

Estou aqui brincando de personalizar o Gnome do meu jeito. Estou quase lá, falta pouco. Explorei bastante, pesquisei no forum e aprendi bastante, mas não encontrei nada de específico para minhas dúvidas.

1) Instalei aplicativos de pacotes de ciência (eletrônica, física, etc), e, ao instalar estes, o gnome coloca os ícones de forma muito aleatória. Há aplicativos que eu consideraria como CAD na área de Educativos, Escritório e em Gráficos. Também gostaria de renomear o submenu Educativos para Matemática ou criar o submenu Matemática para estes aplicativos. Mas o Gnome classifica sozinho os aplicativos e não sei como mudar a classificação, ou seja, se um programa é CAD mas o Gnome classifica como Educativo, como faço para corrigir?? Outro exemplo é o Emacs e o Kile, os dois são editores avançados para programar, um está em Escritório outro em Acessórios (nennum dos dois está onde eu colocaria...)

2) Não estou tentando imitar o windows, mas prefiro só um painel... Meu monitor é pequeno, então estou economizando espaço aqui... Concentrei tudo no painel inferior, que é ainda menor que o superior. Em primeiro lugar queria substituir os nomes dos menus por ícones... Descobri o tal menu principal aqui, que agrupa os três em um único ícone... Já resolve, mas se eu pudesse ter o Locais e o Sistema separados como ícones ao lado do ícone do Ubuntu ficaria mais a meu gosto... O Locais iria ficar bem legal numa gaveta, não acham?

3) Acho desnecessário a indicação de status do pidgin no local onde se desliga o PC, se já deixo o pidin na bandeja (tenho acesso a mais recursos dele do que somente mudar o status assim)... Como estou economizando ao máximo o espaço, queria que esse pedaço ocupasse o espaço de um ícone, não de dois... Já tirei o nome do usuário e troquei por um ícone, mas a área toda (usuário + desligar) é um só botão, e ainda assim ocupa o espaço de dois ícones :(

4) O ícone "mostrar desktop" deveria funcionar como no Windows, ou seja, mão única. É costume, não estou tentando imitar... É pelo seguinte: se minimizo tudo no espaço de trabalho 1 (clica no "mostrar área de trabalho"), vou para o espaço de trabalho 2, daí quero minimizar tudo de novo, ele acaba restaurando as janelas do espaço 1... É meio burro isso na minha opinião... Mas acho que isso não deve ter solução, talvez só mudando o código do miniaplicativo... :(

5) Os aplicativos que deixam ícones na "área de notificação" (bandeja) não tem um comportamento padrão. O Pidgin e o Deluge, por exemplo, vão para lá ao clicar x (fechar) e o aMule quando minimiza... mas isso deve ser no código do aplicativo e não no gnome, também não deve ter solução, só mudando o código do aplicativo :(

Se alguém puder dar alguma dica, principalmente quanto ao primeiro problema, que é o que mais me incomoda, agradeço...

Minha desktop agora está assim:


abraço!
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 02:15 por rabi_magar »

Offline flaviocpontes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Gnome
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2009, 20:16 »
Então,

A 1) é fácil. No miniaplicativo "Menu Principal" que vc já tem aberto, Clique em "Novo Menu". Depois, é só arrastar os lançadores que você quiser para esse novo menu. Vc também pode editar os .desktop dos aplicativos, mas vai dar beeeem mais trabalho.

2 e 3 que eu saiba, não há o que fazer. Só se desenvolvesse um novo miniaplicativo. Quanto ao 3, vc pode trocar pelo "Encerrar Sessão". Tem um ícone só e faz o que vc deseja.

4 e 5 Não têm solução. É se acostumar com o "look & feel".

Um abraço.

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Gnome
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2009, 02:14 »
Valeu Flávio, não se pode ter tudo o que se quer (risos). Mas o primeiro problema era o que estava mais me incomodando mesmo... Engraçado que obviamente me ocorreu isso, mas não sei porque motivos não consegui arrastar da primeira vez que tentei... enfim...

Obrigado,

Léo

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Gnome [RESOLVIDO]
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2009, 12:42 »
rabi_magar,

Você também pode personalizar o Menu colocando na ordem os programas que desejar inclusive alterar os nomes, basta clicar com o botão da direita sobre o Menu e selecionar "Editar Menus", você pode arrastar os programas, criar uma nova entrada, ocultar o que não deseja ver, alterar os ícones, criar nova entrada, etc.

Abraços
Versuri