Autor Tópico: [Ubuntu 9.04] Instalei e fiz apenas uma partição, preciso de uma agora Windows  (Lida 2478 vezes)

Offline Gustavo Barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Fala Pessoal,

Seguinte na instalação do Ubuntu não vi necessidade de criar outra partição para Windows , agora preciso urgentemente instalar o Windows e não sei #comofaz , vocês podem me dar uma ajuda ?

Vlw

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu 9.04] Instalei e fiz apenas uma partição, preciso de uma agora Windows
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2009, 13:52 »
Gustavo Barbosa, instalar o Windows depois do Linux geralmente é mais trabalhoso, dependendo da sua necessidade eu te aconselho a criar uma maquina virtual, seria mais simples e na maioria dos casos é bem satisfatório.
[]'s

Offline Gustavo Barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu 9.04] Instalei e fiz apenas uma partição, preciso de uma agora Windows
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2009, 14:05 »
Me deram a dica de usar o GParted live CD que vocês acham ?

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu 9.04] Instalei e fiz apenas uma partição, preciso de uma agora Windows
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2009, 17:21 »
O problema não é particionar o HD, mas sim o Grub, você terá que recupera-lo para ter acesso a partição Linux(Ubuntu) nada impossível de se fazer aqui no fórum tem um Tópico tratando do mesmo assunto, de uma olhada.  ;)
[]'s

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: [Ubuntu 9.04] Instalei e fiz apenas uma partição, preciso de uma agora Windows
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2009, 18:17 »
Gustavo,

A dica da máquina virtual ainda é a mais adequada para o seu caso, que é idêntico ao meu. Fiz uma instalação stand-alone do Ubuntu e depois precisei instalar o Windows que tinha antes em minha máquina (licença original - sou dono legítimo).

Primeiro eu usei o Virtualbox-OSE (é o que vem nos repositórios do Ubuntu) A sigla significa (Open Source Edition). Possui a limitação de não dar suporte a USB. Quando me toquei disso troquei para o Virtualbox 2.2 e hoje estou usando o Virtualbox 3.0. São versões proprietárias da Sun, mas ainda assim gratuitas. Recomendo ir direto para a Virtualbox 3.0. A complexidade é a mesma em qualquer versão (ou seja, não existe complexidade  ;D).

Depois de instalado, é só abrir a sua máquina com o CD de instalação no drive e o Windows será instalado sem precisar particionar, editar grub e o escambau.

Prós: não precisa particionar; não precisa editar grub; não precisa desligar o ubuntu pra entrar no windows; ferramenta para criar diretório compartilhado.
Contras: pra entrar no windows, tem que abrir uma sessão do Ubuntu; o Windows nunca vai usar a totalidade de memória de sua máquina, uma vez que o ubuntu ainda vai estar rodando enquanto você roda o windows.