Modem - PCTel Inc: Unknown device 2189 (rev 04)

Iniciado por Mitzgitari, 29 de Abril de 2006, 20:04

tópico anterior - próximo tópico

Mitzgitari

Boas,
Companheiros, desde que instalei o Ubuntu 5.10 venho tentando eliminar minha dependência de aplicaticos do WinXP, mas o meu maior problema não é um aplicativo, talvez antes fosse, mas sim o meu modem.
Utilizo meu modem no WinXP onde ele é reconhecido como Intel(r) 537EP Modem (O CD de instalação do driver também denota ser um modem Intel®), no entanto quando utilizo o comando lspci o terminal me retorna, dentre outros dispositivos, que o meu modem é PCTel Inc: Unknown device 2189 (rev 04). É daí que vem a minha dúvida, afinal de contas qual driver utilizar para que ele funcione no Ubuntu 5.10?
Desde já agradeço a atenção de todos.

alarcon

Citação de: "Mitzgitari"Boas,
Companheiros, desde que instalei o Ubuntu 5.10 venho tentando eliminar minha dependência de aplicaticos do WinXP, mas o meu maior problema não é um aplicativo, talvez antes fosse, mas sim o meu modem.
Utilizo meu modem no WinXP onde ele é reconhecido como Intel(r) 537EP Modem (O CD de instalação do driver também denota ser um modem Intel®), no entanto quando utilizo o comando lspci o terminal me retorna, dentre outros dispositivos, que o meu modem é PCTel Inc: Unknown device 2189 (rev 04). É daí que vem a minha dúvida, afinal de contas qual driver utilizar para que ele funcione no Ubuntu 5.10?
Desde já agradeço a atenção de todos.

Se as IDs do seu modem forem estas 134d:2189, então você está com sorte ;-) por que os modems intel, até agora não vi ninguem que tenha feito eles funcionarem nos kernels mais atuais e o seu, caso as IDs forem estas vai ser ativado pelo driver da Smartlink que é um dos melhores na atualidade para Linux.

Uma maneira simples de saber isso é vc abrir um terminal (Menu Aplicações > Acessórios> Terminal) e digitar:

Citarlspci -d 134d:2189

Se retornar alguma informação sobre o modem, então veja este link aqui que ensina como colocar o modem para funcionar no ubuntu 5.10:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204

Mitzgitari

Obrigado!
Realmente de acordo com o lspci -d 134d:2189 o meu modem realmente utiliza um chipset Smartlink. No entanto não consegui configurar totalmente, por isso posto minhas dúvidas no tópico apropriado:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204.msg31639#msg31639
Obrigado por tudo.