Foi você que não intendeu a colocação perfeita do RonaldoRG. Tanto que falou do directx coisa que também não é do Linux, e "de quebra" aplicou a falácia do escocês.
Valeu irtigor por esclarecer.
Na minha opinião, esses jogos que rodam em virtualização ou emulação nunca vai ser a mesma coisa que rodando na sua plataforma nativa. O mesmo vai acontecer se pegar um jogo nativo do linux e tentar rodar em windows. Portanto nesse caso o melhor é usar o windows em dual boot pra jogar.
Eu que não sou fã de um determinado jogo, uso qualquer jogo nativo do linux que atenda meu estilo (de preferência muuuuuito tiro). To pensando em instalar urban terror ou alien arena.
Abraço.
Ainda não etendi, ja que disse "que não roda bem", esses jogos não rodam de jeito nenhum até onde eu sei. Mas no fim nos entendemos. Os melhores jogos para PC são feitos para windows usando directX, não tem jeito. Gráficos, roteiro e os investimentos. Infelizmente o linux não tem esse tipo de jogos simplismente porque o número do usuários ainda é pequeno comparado ao concorrente. Acredito sim que a plataforma possa ser até melhor para isso, se não for hoje ainda, acredito que com pouco esforço se tornaria a melhor, mas ninguem vai investir em uma coisa que não vai ter retorno. Portanto jogos no PC, é windows. O linux quebra o galho assim como o Mac, mas não se compara. Agora no resto, nem se discute, o linux é melhor e por isso nós usamos.
Kamei HyogaO Max Payne se não me engane só roda emulado no linux. Acho que nem roda no Window7, porque no XP 64bits ja não rodava. Mas é um jogo pra la de antigo considerando a época em que foi feito. Existem jogos que rodam emulados no Linux, mas a grande maioria não usa teclogias avançada dos jogos atuais e como o
RonaldoRG disse, não fica a mesma coisa.