Autor Tópico: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)  (Lida 17715 vezes)

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:17 »
Por que não me dá direito? O princípio da liberdade deve ser democrático.
Determinada pessoa teve um problema no Windows e não sabe resolver. Ele que insulte o sistema, então.
Pediu ajuda e ninguém responde? Insulte mais ainda. Coloque as emoções pra fora. Guardar mágoas não faz bem.

Determinada pessoa teve problema no Linux? O mesmo é aplicável.
Pode insultar, dizer palavrões, vale tudo. Converse com um psiquiatra pra entender o que digo. Ele não é um médico só de doidos. É um profissional que estuda o comportamento humano.

HEHEHE... O interessante é que no começo do post tu mencionaste os "ataques pessoais" de outro usuário. Aplicando essa tua justificativa pseudo-psicoanalítica, eu tenho o direito de falar um monte de coisas a ti, porque "o princípio da liberdade deve ser democrático", e eu "não devo guardar máguas", e se eu tive problemas com um determinado usuário e não tenho como resolvê-los (talvez porque essa pessoa seja teimosa e egocêntrica demais pra admitir que está equivocada em alguns conceitos, como por exemplo, até onde liberdade de expressão não começa a ser conflito de ideologias e que as vezes "guardar mágua" pode "conservar os dentes") eu devo "insultá-lo e falar palavrões".

Buenas... Cara, o que seria do amarelo se todos gostassem do azul, não é mesmo?


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:41 »
Não entendo porque todo tópico desse usuário tem virado confusão. Mas eu postei aqui para pedir aos usuários do fórum que se atenham aqui a dar suporte ao problema, e somente isso, até porque em teoria esse tópico é para isso, e também porque na prática essa seção (Sistema) é apenas para suporte.

Ao max064 peço que ao menos aqui tente também ser cortês, educado evitando assim provocar outros usuários. Peço também que ele atenha aos fatos necessários para acertar o sistema dele, informando os problemas, as mensagens de erro, e o que fez para gerar tais fatos. Tenho certeza que atitudes assim atrairão usuários mais dispostos a ajudá-lo

A todos que quiserem entrar nessa outra (costumeira) discussão peço que vá ao tópico O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém, que esta em depoimentos e é um lugar mais adequado para isso.

Espero que tenham entendido meu pedido, e que o único intuito é manter o fórum organizado, tendo os debates sobre se o Linux é fácil (bom, estável, seguro, etc) em Depoimentos, ou Café com Ubuntu, e nas outras seções apenas suporte.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:59 »
Infelizmente qualquer solução que eu te proporcionar aqui não vai poder ser realizada até que você solucione a questão relacionada a alteração de permissão no arquivo sudoers. Por favor, utilize o seu disco de instalação para obter um terminal como root e então altere as permissões do arquivo para as permissões adequadas para que possamos dar prosseguimento na questão chave desse tópico.

Abraço,

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2009, 15:53 »
Max, vamos deixar as confusões de lado e passar pra tentativa de resolver o seu problema. Pq vc alterou as permissões do /etc/sudoers? O chmod original do mesmo (aqui no meu Debian Lenny é 447) é 598 ou 557, entre no Linux via live-cd ou via "a outra instalação" do Ubuntu que esteja funcionando (já que vc tem duas) e, mesmo que vc não goste do Terminal, entre na pasta /etc/ (deve ser algo como cd /media/disk/etc/ ) da instalação que não está funcionando e manda um:

Citar
ls -l sudoers

para saber qual é o chmod presente no arquivo:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

Acredito que se vc "chmodar" o arquivo sudoers como 598 ou 557 vc consiga voltar a usar o sistema, tenta isso aí. O comando de mudança é aquele mesmo que vc fez, mas tem que colocar o sudo na frente e mudar o número dali para 557 ou 598, vai voltar o prompt 'normal' como se não tivesse havido nada, reinicie o microe veja se funciona. Use o comando estando já dentro da pasta /etc/, só por via das dúvidas...

Se vc quer se livrar das digitações de senha, o modo mais fácil é editando o arquivo sudoers, mas antes faz isso que lhe disse pra ver se funciona, ok?


Ao entrar no Ubuntu, depois da barrinha de progresso, a tela fica congelada, o mouse e o teclado também.

Mostra o seguinte:
Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base.
Executando o gnome em modo de segurança.


Não encontrei problemas semelhantes no google nem no fórum.

Isso começou depois que digitei
chmod 0440  /etc/sudoers no modo seguro(root).
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

alarcon

  • Visitante
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:10 »
Max, vamos deixar as confusões de lado e passar pra tentativa de resolver o seu problema. Pq vc alterou as permissões do /etc/sudoers? O chmod original do mesmo (aqui no meu Debian Lenny é 447) é 598 ou 557, entre no Linux via live-cd ou via "a outra instalação" do Ubuntu que esteja funcionando (já que vc tem duas) e, mesmo que vc não goste do Terminal, entre na pasta /etc/ (deve ser algo como cd /media/disk/etc/ ) da instalação que não está funcionando e manda um:

Citar
ls -l sudoers

para saber qual é o chmod presente no arquivo:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

Acredito que se vc "chmodar" o arquivo sudoers como 598 ou 557 vc consiga voltar a usar o sistema, tenta isso aí. O comando de mudança é aquele mesmo que vc fez, mas tem que colocar o sudo na frente e mudar o número dali para 557 ou 598, vai voltar o prompt 'normal' como se não tivesse havido nada, reinicie o microe veja se funciona. Use o comando estando já dentro da pasta /etc/, só por via das dúvidas...

Se vc quer se livrar das digitações de senha, o modo mais fácil é editando o arquivo sudoers, mas antes faz isso que lhe disse pra ver se funciona, ok?


Ao entrar no Ubuntu, depois da barrinha de progresso, a tela fica congelada, o mouse e o teclado também.

Mostra o seguinte:
Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base.
Executando o gnome em modo de segurança.


Não encontrei problemas semelhantes no google nem no fórum.

Isso começou depois que digitei
chmod 0440  /etc/sudoers no modo seguro(root).


velox256 acho que vc cometeu um pequeno equívoco, pois pelo seu próprio comando:

Citar
ls -l sudoers

mostrou como resultado:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

portanto com apenas permissão de leitura ao dono e grupo (r) e nada mais para os outros, portanto a verdadeira permissão do arquivo sudoers, tanto no Ubuntu quanto no Debian pelo que vc acaba de mostrar, seria 440 ou estou enganado?

Voltando ao assunto ele mudou a permissão do arquivo sudoers com a intenção de editar o mesmo para liberar o sistema para não pedir senha root seguindo esta dica aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47031.msg277214.html#msg277214

só que a pessoa que escreveu este tópico cometeu um grave erro e não chamou a atenção, pois ao se mudar as permissões do arquivo sudoers dos valores originais, perde-se a capacidade de usar os comandos sudo e sudo su, portanto algo muito importante.

O correto na dica apresentada era usar o comando sudo su, para ficar logado no terminal constantemente como root, fazer as alterações que deveriam ser feitas, salvar o arquivo e depois executar o comando chmod 440  /etc/sudoers. Tudo isso com o terminal aberto como root (o comando sudo su), mas como a dica usa o comando sudo apenas, ao se alterar as permissões do sudoers, perdeu-se a capacidade de usar o sistema como root para poder prosseguir com os outros comandos que usam sudo, mas se o sudo a partir do momento que se alterou as permissões do sudoers não funciona mais, como prosseguir? É o que penso.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 17:37 por alarcon »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2009, 18:51 »
Cacetada, k-guei legal nessa, hehehehe... Como eu mostrei no post anterior, a listagem ls -l na minha máquina:

Citar
-rwxr-xr-x 1 root root 440 Set 21 18:47 sudoers

e (antes de "chmodar" o arquivo):

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

e no Ubuntu:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
[sudo] password for sidnei:
-r--r----- 1 root root 598 2009-07-23 18:51 sudoers

Os itens em destaque mudam de acordo com a "chmodada" dos arquivos, pelo menos aqui nas máquinas que eu testei, inclusive como vc mesmo falou eu tive que editar o sudoers para que uns scripts funcionassem de acordo com as minhas preferências e tive que mudar o chmod do mesmo antes de editá-lo e depois voltar às permissões originais. Cacetada, que rolo!


Max, vamos deixar as confusões de lado e passar pra tentativa de resolver o seu problema. Pq vc alterou as permissões do /etc/sudoers? O chmod original do mesmo (aqui no meu Debian Lenny é 447) é 598 ou 557, entre no Linux via live-cd ou via "a outra instalação" do Ubuntu que esteja funcionando (já que vc tem duas) e, mesmo que vc não goste do Terminal, entre na pasta /etc/ (deve ser algo como cd /media/disk/etc/ ) da instalação que não está funcionando e manda um:

Citar
ls -l sudoers

para saber qual é o chmod presente no arquivo:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

Acredito que se vc "chmodar" o arquivo sudoers como 598 ou 557 vc consiga voltar a usar o sistema, tenta isso aí. O comando de mudança é aquele mesmo que vc fez, mas tem que colocar o sudo na frente e mudar o número dali para 557 ou 598, vai voltar o prompt 'normal' como se não tivesse havido nada, reinicie o microe veja se funciona. Use o comando estando já dentro da pasta /etc/, só por via das dúvidas...

Se vc quer se livrar das digitações de senha, o modo mais fácil é editando o arquivo sudoers, mas antes faz isso que lhe disse pra ver se funciona, ok?


Ao entrar no Ubuntu, depois da barrinha de progresso, a tela fica congelada, o mouse e o teclado também.

Mostra o seguinte:
Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base.
Executando o gnome em modo de segurança.


Não encontrei problemas semelhantes no google nem no fórum.

Isso começou depois que digitei
chmod 0440  /etc/sudoers no modo seguro(root).


velox256 acho que vc cometeu um pequeno equívoco, pois pelo seu próprio comando:

Citar
ls -l sudoers

mostrou como resultado:

Citar
sidnei@debian:/etc$ sudo ls -l sudoers
-r--r----- 1 root root 477 Set 21 18:47 sudoers

portanto com apenas permissão de leitura ao dono e grupo (r) e nada mais para os outros, portanto a verdadeira permissão do arquivo sudoers, tanto no Ubuntu quanto no Debian pelo que vc acaba de mostrar, seria 440 ou estou enganado?

Voltando ao assunto ele mudou a permissão do arquivo sudoers com a intenção de editar o mesmo para liberar o sistema para não pedir senha root seguindo esta dica aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47031.msg277214.html#msg277214

só que a pessoa que escreveu este tópico cometeu um grave erro e não chamou a atenção, pois ao se mudar as permissões do arquivo sudoers dos valores originais, perde-se a capacidade de usar os comandos sudo e sudo su, portanto algo muito importante.

O correto na dica apresentada era usar o comando sudo su, para ficar logado no terminal constantemente como root, fazer as alterações que deveriam ser feitas, salvar o arquivo e depois executar o comando chmod 440  /etc/sudoers. Tudo isso com o terminal aberto como root (o comando sudo su), mas como a dica usa o comando sudo apenas, ao se alterar as permissões do sudoers, perdeu-se a capacidade de usar o sistema como root para poder prosseguir com os outros comandos que usam sudo, mas se o sudo a partir do momento que se alterou as permissões do sudoers não funciona mais, como prosseguir? É o que penso.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Gui_Flux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2009, 13:59 »
Citar
Por que não me dá direito? O princípio da liberdade deve ser democrático.
Determinada pessoa teve um problema no Windows e não sabe resolver. Ele que insulte o sistema, então.
Pediu ajuda e ninguém responde? Insulte mais ainda. Coloque as emoções pra fora. Guardar mágoas não faz bem.

Determinada pessoa teve problema no Linux? O mesmo é aplicável.
Pode insultar, dizer palavrões, vale tudo. Converse com um psiquiatra pra entender o que digo. Ele não é um médico só de doidos. É um profissional que estuda o comportamento humano.

Não confunda licenciosidade com liberdade. Uma coisa não tem a ver com a outra.
Vc não tem o direito de falar o que quiser não, isso não é e nunca foi liberdade; ainda mais com mentiras e usando isso pra prejudicar pessoas e causar confusão em todo lugar como sempre faz.

Agora qto a declaração seguinte, vc só pode está brincando. Vc vive pra falar mal do Linux, inventa mentiras, tenta ridicularizar o sistema, tenta prejudicar pessoas fazendo confusão qdo muitos estão tetando ajudar, me manda 1 milhão de e-mails por dia declarando seu ódio ao Linux, isso tudo quae 24 horas por dia, 7 dias por semana, e vc vem me falar uma coisa dessas? Vc acha normal isso?

E se vc percebeu, mesmo vc sendo assim tem gente tentando ajudar... e aliás, as dicas estão ajudando pelo menos entender mais profundamente o sistema?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2009, 14:02 por Gui_Flux »

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2009, 14:26 »
Boa tarde, gostaria de humildemente pedir que os tópicos de max064 sejam travados e que o mesmo receba uma advertência para que pare de causar esses furores no fórum. Peço isso com base no item IV do artigo 8 das regras de utilização desse fórum juntamente com o artigo 11 e 12.
Caso o assunto seja muito polemico sugiro uma votação sobre a situação do max064.  ;D

Citar
[...]
8. Não são permitidas mensagens/títulos:
[...]
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
[...]
11. Das ações que violem estas regras podem acarretar: trancamento do tópico, mudança de seção e exclusão. Aos usuários, dependendo da gravidade caberão advertências, banimento temporário e banimento total, sem prejuízo a ações na esfera judicial quando necessário.
[...]
12. Cabe aos administradores e moderadores zelarem pelos princípios acima expostos, podendo utilizar das penalidades de advertência, moderação e banimento, caso julguem necessário. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto, é impossível antecipar o imprevisível pelo que a administração e moderação do fórum serão soberanas sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum.

Sendo ou não possível o solicitado agradeço a todos pela atenção

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2009, 21:51 »
Não acho que trancar os tópicos do Max vai trazer algo de bom para o fórum, só vai dar mais lenha pra fogueira, ou seja, além de falar mal do Linux, vai passar a falar mal também dos usuários de Linux, por mais que as atitudes ou opiniões dele nos pareçam provocativas.

Deixa o rolo correr, com o tempo os usuários passam a ignorá-lo qdo tiver que ser ignorá-lo ou ajudá-lo qdo preciso. Nós não temos que mudar as pessoas, elas que precisam se dar conta da necessidade de mudar ou não.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:09 »
Mas rapaz, já estava tão bonzinho com o pessoal voltando a ajudar, não precisava ter tocado nesse assunto de novo... Daqui a pouco vem max replicar, e tudo recomeça... por que não continuaram seguindo o conselho de clcampos, deixando essas discussões calorosas lá pro tópico-depoimento?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #25 Online: 23 de Outubro de 2009, 09:55 »
Por isso que eu falei:

Citar
Deixa o rolo correr, com o tempo os usuários passam a ignorá-lo qdo tiver que ser ignorá-lo ou ajudá-lo qdo preciso.


Mas rapaz, já estava tão bonzinho com o pessoal voltando a ajudar, não precisava ter tocado nesse assunto de novo... Daqui a pouco vem max replicar, e tudo recomeça... por que não continuaram seguindo o conselho de clcampos, deixando essas discussões calorosas lá pro tópico-depoimento?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #26 Online: 23 de Outubro de 2009, 10:05 »
Renato também tivemos (de forma unânime) a mesma opinião do velox256 e do vinicius_aleao.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #27 Online: 23 de Outubro de 2009, 11:00 »
 :D

Offline eletroivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2010, 20:53 »
Ataques pessoais agora é permitido aqui no fórum?

Não consegui coisa nenhuma. Digitei o comando que vi em outro tópico e ao reiniciar, apareceu o erro.
linux é socialista! agora tú não valoriza o sistema porque não tá sendo cobrado 1centavo pelo uso e ainda reclama! queres ter opinião,já que tá se sentido mal então mude pra nunca mais voltar! mude para windows de uma vez por todas, se decida meu chapa!nós somos linux,pra que melhor? agora o cara não entende python,perl, c, c++,nem logica de programaçao e fica querendo dar uma de hacker sem entender do mundo nada, não sabe o quanto é dificil e penoso escrever/criar um sitema complexo como esse usando um tipo de linguagem (C por exemplo),na verdade digo não só pra ti como pra todos da comunidade,no linux so existe um defeito: SER DE GRAÇA, esse é o maior defeito do linux.fechem  o codigo e o tornem proprietário como o windows ,diz que é pago pra ver o impacto psicologico na mente da galera! e o lamento logo em seguida,só falta agora o linux colocar esses caras no colo e cantar a musica dorme nenem pra eles(os resmungôes de plantão!)tenha santa paciencia!
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 21:24 por eletroivo »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não foi possível localizar ou executar o script de sessão base. (ao iniciar)
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2010, 22:40 »
linux é socialista! agora tú não valoriza o sistema porque não tá sendo cobrado 1centavo pelo uso e ainda reclama! queres ter opinião,já que tá se sentido mal então mude pra nunca mais voltar! mude para windows de uma vez por todas, se decida meu chapa!nós somos linux,pra que melhor? agora o cara não entende python,perl, c, c++,nem logica de programaçao e fica querendo dar uma de hacker sem entender do mundo nada, não sabe o quanto é dificil e penoso escrever/criar um sitema complexo como esse usando um tipo de linguagem (C por exemplo),na verdade digo não só pra ti como pra todos da comunidade,no linux so existe um defeito: SER DE GRAÇA, esse é o maior defeito do linux.fechem  o codigo e o tornem proprietário como o windows ,diz que é pago pra ver o impacto psicologico na mente da galera! e o lamento logo em seguida,só falta agora o linux colocar esses caras no colo e cantar a musica dorme nenem pra eles(os resmungôes de plantão!)tenha santa paciencia!

Caro usuário você se cadastrou aqui, deixou duas mensagens idênticas em tópicos diferentes, e ainda por cima atacando um mesmo usuário em todos os dois tópicos. Se foi esse mesmo seu interesse você se cadastrou no lugar errado, me desculpe, mas atacar os outros usuários não é permitido aqui.

Linux não é socialista, eu gosto, uso, e quero é ganhar muito dinheiro com ele, além disto linux é sinônimo de liberdade, seja para usar, para distribuir, para alterar, e (aqui no fórum) principalmente para ter sua própria opinião.

Se o usuário em questão não soube se expressar isso não te da o direito de atacá-lo, de errar do mesmo jeito, assim espero que venha fazer parte do fórum mas de uma forma diferente.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!