Autor Tópico: Ubuntu 9.10 + VirtualBox 3.0.10 = impressora USB inacessível [Solução]  (Lida 5705 vezes)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Depois de bastante tempo com o Ubuntu 8.10 resolvi atualizar para o 9.10, com o suporte chegando ao fim, nada melhor do que atualizar, tudo deu certo, o sistema mais bonito (até o visual marrom ficou mais elegante, estou começando a me acostumar com ele. :)) enfim faltava apenas o VirtualBox ser instalado e eu iniciar uma máquina virtual com o Windows XP para ativar uma impressora.

Fiz as "gambiarras" como de costume, para o VirtualBox reconhecer dispositivos USB, descritas neste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=57339.0

Tudo passou a funcionar, pen drives, teclados, enfim qualquer dispositivo USB... MENOS a impressora, que era o único dispositivo que eu precisava que funcionasse, o ícone da parte inferior ficava meio transparente, (fantasma, como costumo chamar ) indicando que não poderia ser manipulado. :(

Depois de quebrar a cabeça com o problema, vários reinícios e desinstalações, esbarrei numa solução: Por algum motivo que desconheço o novo Ubuntu interpreta impressoras USB relacionadas ao grupo lp, das antigas impressoras paralelas, não sei se isso é um alteração do kernel ou da distro em si, mas foi simplesmente eu inserir o meu usuário no grupo lp que a impressora pode ser ativada, simples, mas que me fez perder bastante tempo tentando resolver.  :-\

Espero que o esse post seja útil, encontrei pela internet várias pessoas com o mesmo problema, mas nada em português que possa ajudar.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 + VirtualBox 3.0.10 = impressora USB inacessível [Solução]
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2009, 17:04 »
Movido para dicas e Truques