Autor Tópico: Configurando a internet ADSL da GVT  (Lida 9098 vezes)

Offline gwarah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Configurando a internet ADSL da GVT
« Online: 17 de Outubro de 2009, 19:09 »
Colegas,

Uma dica para quem vai instalar internet ADSL da GVT no ubuntu.

Eu possuía um OI 3G que nem sempre se conectava com o ubuntu embora conectasse normalmente no windows. Depois de algumas experiências negativas com o atendimento e suporte da OI, a abençoada concorrência (GVT) chegou na minha cidade e pagando o mesmo valor que pagava pelo telefone fixo(franquia de 80 min)+internet(1M franquia de 10Gb) da Oi, obtive um pacote da GVT de 10M (sem franquia de dados) e o telefone de 300 min de franquia. Viva a concorrência!!!

Para instalar a internet foi fácil. Eu utilizei um modem Thomson TG508 ligado pelo plug telefônico à tomada da linha telefônica GVT e conectado pelo cabo ethernet a um roteador siemens Gigaset  SE361 WLAN. O modem já vem configurado. Mas o usuário pode fazer configurações personalizadas por uma interface web bem interativa. Não precisa instalar nenhum software no micro, ´so acessar uma URL local, mas acho bom usar as configurações padrão.

Para configurar o roteador siemens faça o seguinte:

1) Conectar ao roteador por uma saída de rede de um micro ligada a uma das entradas ethernet do roteador (não pode ser a que vai ser utilizada para acesso à internet q no caso é conecatada ao modem). A rede deve estar configurada para ip dinâmico. Para abrir a interface do roteador vá no navegador e digite http://192.168.2.1;
2) Vá para a opção advanced settings e em seguida na opção internet - internet connection;
3) A opção protocol fica com dinamic ip e a opção PPPoE pass-through fica em on. Digitar ok para a opção ser setada;
4) Ainda na advanced settings vá para a opção local network. A seção DHCP server deve estar em on. Caso queira determinar um ip para uma máquina, edite a seção DHCP clients com o ip que vc deseja amarrar à uma interface de rede. Digitar ok para a opção ser setada;
5) Após estes passos configurar as máquinas da rede local para ip dinâmico;
6) Conecte novamente no roteador com o mesmo endereço do passo 1. Se tudo correr bem, na tela após o login, deve aparecer uma figura de um globo girando e o status da internet connected:

Existem outras configurações interessantes no roteador como o NAT e a configuração de máquinas wireless mas isso fica para outro tópico.

Bom, para a Oi agora fica uma palavra: Tchau.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 11:46 por gwarah »
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)