Autor Tópico: Grub2 - Editar  (Lida 22234 vezes)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Grub2 - Editar
« Online: 14 de Outubro de 2009, 15:19 »
Posso editar o grub.cfg como fazia com o menu.lst? Apagando entradas?

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2009, 21:35 »
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2009, 21:28 »
Posso editar o grub.cfg como fazia com o menu.lst? Apagando entradas?

Tenho a mesma dúvida.

Também gostaria de saber como comentar as linhas, estou com medo de dar derma.

Já pesquisei até em sites gringos e não obtive sucesso.

obrigado desde já.

Editado.

Removing Entries from Grub 2
Entries should be removed by editing or removing files in the /etc/grub.d folder. The /boot/grub/grub.cfg file is read-only and should not normally be edited directly.

Removendo as entradas do Grub 2
As entradas devem ser removidas através da edição ou remoção de arquivos no arquivo / etc / grub.d. folder. O boot / grub / grub.cfg arquivo é somente leitura e normalmente não deve ser editado diretamente.

Kernels removidas por Synaptic irá atualizar automaticamente grub.cfg e nenhuma ação do usuário é necessária.

Memtest86 +: Se você não quiser ter memtest86 + exibido em seu menu, execute sudo chmod-x / etc/grub.d/20_memtest86 +. O arquivo permanecerá, mas não vai ser atendido pelo update-grub.

Se você não quer que as entradas modo de recuperação para o seu kernel Linux, edite o / etc / default / grub e adicionar esta linha:GRUB_DISABLE_LINUX_RECOVERY = true

As alterações não terão efeito sobre a 2 Grub menu até "update-grub" é executado para atualizar grub.cfg
https://wiki.ubuntu.com/Grub2#Removing%20Entries%20from%20Grub%202
https://wiki.ubuntu.com/Grub2
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 11:56 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2009, 22:03 »
Pessoal

Instalei o Karmic no meu Desktop (que já tinha o WinXP instalado). Logo após a instalação o Grub2 carrega o Ubuntu diretamente (não abre a tela de menu). Dei um update-grub e verifiquei que ele não está reconhecendo a partição que contém o o Windows. Preciso do Windows pois essa é justamente a máquina compartilhada pela minha filha e mulher, que ainda não estão "ubuntuzadas". Li o arquivo https://wiki.ubuntu.com/Grub2 mas não achei nenhuma dica que pudesse me ajudar a configurar o "windows" (com o perdão da palavra).

Tks
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 14:56 »
Pessoal

Instalei o Karmic no meu Desktop (que já tinha o WinXP instalado). Logo após a instalação o Grub2 carrega o Ubuntu diretamente (não abre a tela de menu). Dei um update-grub e verifiquei que ele não está reconhecendo a partição que contém o o Windows. Preciso do Windows pois essa é justamente a máquina compartilhada pela minha filha e mulher, que ainda não estão "ubuntuzadas". Li o arquivo https://wiki.ubuntu.com/Grub2 mas não achei nenhuma dica que pudesse me ajudar a configurar o "windows" (com o perdão da palavra).

Tks


Isso deve resolver

Citar
sudo apt-get install --reinstall libdebian-installer4
sudo os-prober
sudo update-grub
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline raf-el

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2009, 15:04 »
Olá pessoal.
Por acaso já existe algum editor com interface gráfica para o grub2.
Quando usava o Ubuntu 9.04 e grub1 usava o programa kgrubeditor (ou qgrubedtitor, agora não lembro) onde era possível alterar a ordem dos sistemas operacionais, escolher o defaut os segundos restantes antes do boot etc.
Agora com o Ubuntu 9.10 e grub2 o kgrubeditor não funciona, o programa nem abre, dá uma mensagem de erro. Tentei usar também o StartUp manager, o programa abre mas não obedece as ordens. Coloquei o Windows XP como defaut pelo StartUp mas quando reinicio, o grub2 continua carregando o Ubuntu como defaut.
Alguma luz?

Offline Ricardo Gloe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2009, 09:35 »
Embora o grub.cfg diga que não se deve fazer alterações diretamente nele, eu inclui a opção de boot rootflags=writeback (com alteração correspondente no /etc/fstab) e não tive problemas. Logo, pelo que entendi, não se deve fazer alterações no grub.cfg para manter o arquivo limpo, puro, mas não que as alterações normais de antes não funcionem.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:42 »
Embora o grub.cfg diga que não se deve fazer alterações diretamente nele, eu inclui a opção de boot rootflags=writeback (com alteração correspondente no /etc/fstab) e não tive problemas. Logo, pelo que entendi, não se deve fazer alterações no grub.cfg para manter o arquivo limpo, puro, mas não que as alterações normais de antes não funcionem.
Não é isso. Você não deve editar esse arquivo simplesmente porque as alterações vão se perder na próxima atualização. O Conteúdo desse arquivo é gerado por scrpts, as alterações desejadas devem ser feitas nestes.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2009, 10:22 »

Citar
Isso deve resolver

Citar
sudo apt-get install --reinstall libdebian-installer4
sudo os-prober
sudo update-grub
[/quote]

não resolveu pra mim. apareceu isso aqui:

Citar
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 1 reinstalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 0B/33,0kB de arquivos.
Depois desta operação, 0B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
(Lendo banco de dados ... 126394 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Preparando para substituir libdebian-installer4 0.63ubuntu2 (usando .../libdebian-installer4_0.63ubuntu2_i386.deb) ...
Desempacotando substituto libdebian-installer4 ...
Configurando libdebian-installer4 (0.63ubuntu2) ...

Processando gatilhos para libc-bin ...
ldconfig deferred processing now taking place
lauro@DeCasa-desktop:~$ sudo os-prober
ls: impossível acessar /media/PEN: Arquivo ou diretório não encontrado
lauro@DeCasa-desktop:~$ sudo update-grub
Generating grub.cfg ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.31-15-generic-pae
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.31-15-generic-pae
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
ls: impossível acessar /media/PEN: Arquivo ou diretório não encontrado
done
lauro@DeCasa-desktop:~$

e agora?

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2009, 22:12 »

Offline Gonzalo_VC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • GNU/Linux user #451206
    • Ver perfil
    • GNU/Linux
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2011, 09:08 »
Para mim o interessante não é remover (ocultar) o memtest ou a versão de recuperação do último kernel, mas as outras entradas de kernel normal e de recuperação velhas, já que depois de um par de atualizações, o menu do grub acaba enchendo a tela inicial em vão.
Exceto quem teve problemas de compatibilidade com algum componente do hardware, nunca ouvi falar de alguém que usasse outra versão do kernel que não a última (mais recente e otimizada).

Mas atualizar assim "no braço" o grub 2 pode ser complicado se der errado.

No Ub. 10,04 LTS, uso o Start-Up Manager... mas as vezes as alterações que faço não funcionam e ainda na arrancada a contagem de X segundos para iniciar pelo sistema default não funciona.
Também instalei um grub-customizer que funcionou em outros PCs, mas neste que tenho, dá esse problema de não arrancar sozinho depois do tempo configurado.
Vá saber o que é que está acontecendo  ???
-------
Ubuntu & Xubuntu LTS, PCLinuxOS, MiniNo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Grub2 - Editar
« Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2011, 06:55 »
Olá Gonzalo_VC,


Um recurso nativo do sistema para fazer essa correção é pelo próprio Gerenciador de Pacotes Synaptic, tudo por ambiente gráfico e simples, que v. encontra no menu normal.

Marque os kernels que v. quer remover para remoção completa, incluindo as imagens correspondentes e o resto ele faz tudo sozinho, ao final apresentando o menu do grub já atualizado.

No campo "Filtro Rápido" preencha com 2.6.3 e ele irá listar todos os linux-headers e linux-image instalados.
O que tiver instalado ao lado esquerdo aparece com uma marca, um quadrado, na cor verde.
Click com o mouse sobre a linha para marcá-la, depois com o botão direito do mouse click em "Marcar para Remoção Completa" e depois, acima, click em Aplicar.
É bastante simples de ser feito.

Obviamente só remova os kernels antigos se v. tiver certeza absoluta que o kernel atual está funcionando à contento.

Informações adicionais, consulte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83443.0.html

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.