Autor Tópico: Retirar pacotes pelo synaptic que dependam de outros, como fazer?  (Lida 1338 vezes)

Offline landscapes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Retirar pacotes pelo synaptic que dependam de outros, como fazer?
« Online: 09 de Outubro de 2009, 19:31 »
Eu tenho um Asus EeePC 900 com o Ubuntu 9.04 Netbook Remix instalado, todavia gostaria de desinstalar vários aplicativos que não acho necessário. Já retirei vários (desocupando quase 1GB de espaço), mas outros não consigo retirar pois dependem de outros pacotes. Gostaria de saber como retirar os aplicativos via Synapitc ou terminal, sem retirar os outros pacotes?

Seguem os aplicativos que gostaria de retirar...

1. Dicionário (gnome-dictionary), Captura de Tela (gnome-screenshot) e Formatador de Disquete (gfloppy), mas esses aplicativos fazem parte do pacote gnome-utils que possui mais alguns aplicativos: baobab, gnome-system-log e gnome-search-tool, esses eu não queria tirar... além disso, mesmo quando marco para retirar todos, o Synaptic ainda marca a remoção do ubuntu-desktop e ubuntu-netbook-remix (ambos fornecem o seguinte dado: não é aconselhada a remoção)

2. Cheese, aplicativo que tira foto e/ou filma pela webcam (inútil, para mim pelo menos), o nome do pacote é cheese, mas quando marco para remover... também marca o ubuntu-netbook-remix (ambos fornecem o seguinte dado: não é aconselhada a remoção)

3. E-book Reader (outro que não vejo utilidade), o nome do pacote é fbreader, todavia ao marcar sua remoção, ela também marca o ubuntu-netbook-remix (mesmo caso do anterior)

4. Há possibilidade de remover aplicativos do OpenOffice? Gostaria de remover o Draw (Desenho) e o Math (Fórmula), dei uma olhada pelo Synaptic e se selecionar o Math (Fórmula) para remoção, ele não seleciona nenhum outro, todavia ao marcar o Draw (Desenho), ele marca o Impress (Apresentação), todavia, este não quero remover. Na verdade é mais uma dúvida... existe a possibilidade de remover aplicativos do OpenOffice e se não irá prejudicar os demais... Eu penso como O MS Office ou iWorks.... há pacotes de uso comum, mas para usar o Word não preciso ter o PowerPoint....

Outra coisa... eu já tentei pelo Synaptic marcar os pacotes que não quero e depois desmarcar os pacotes que foram marcados automaticamente, mas não há essa possibilidade.... EX: se eu marcar o cheese, depois eu não tenho como desmarcar o ubuntu-netbook-remix

Se alguém tiver uma solução via Synaptic ou Terminal (passo a passo)... agradeço muito.

E agora uma dúvida em relação ao Synaptic... Qual a diferença entre Marcar para Remoção e Marcar para Completa Remoção? Pois a primeira vez que tirei o Evolution, marquei para remoção completa e fiquei sem desktop, tive que abrir o Synaptic via terminal e instalar tudo novamente... Depois não satisfeita em ficar com o Evolution... marquei para remoção e tudo continuou normal... Só que em ambas as opções os pacotes retirados são os mesmos. Por que????

Ufa! Acabei!