Ola,
Pesquisei ja e vi varios topicos sobre este assunto, mas todos com problemas variados e topicos bem velhos.
Estou no primeiro periodo de analise de sistemas, estamos tendo programação em C
O problema que é dando aula em Visual Studio, mas prefiro usar meu laptop com linux, kubuntu pra ser exato.
Daí vem os problemas.
Primeiro tentei achar uma IDE facil,
Preciso de algo simples, pra C mesmo, mas que tenha um debug facil de entender mostrando o valor das variaveis e tudo mais.
Como uso KDE a primeira ideia foi tentar o Kdevelop
Mas ele da varios erro pra compilar reclamando de permissão de acesso, instalei ele normal pelo apt-get, assim como bulid-essentials
Comecei usar o Code::Block, mas ainda não estou totalmente contente com ela.
Experimentei o Eclipse CDC, mas também não consigo compilar com ele, apesar que parece bom.
Gostaria de coisas como acesso facil a help dos comandos, acho que o da borland tem esquema de selecionar o comando e apertar F1, gostaria algo assim..
também auto-completar bom e rapido ajudava, alem de identação automatica e coloração também ...
Até agora consegui usar o Codeblocks, apesar de sentir falta dessas coisinhas que comentei, tem mais não achei muito bom nele.
Mas agora começamos com getch, getche e outros que tem no conio.h que não tem no linux... to tentando achar um manual simples em portugues do ncurses mas não achei ... e ja não gostei que pelo que entendi tem que ficar inicializando e finalizando o curses ..
Outro problema é o buffer
na aula aprendemos a usar
fflush();
mas ja li que isso é o jeito errado, mas não achei um jeito bem certo
vi algo como
scanf("%c%*c",var);
mas hora funciona hora não..
vi também o
__fpurge();
esse parece que funcionou por enquanto
mas tem solução mais "ideal" ?
Então preciso de dicas pra começar programar em C pra linux,
também dicas de foruns bons e movimentados com gente que quer ajudar, como este do Ubuntu, mas pra programação
qual recomendam ??
tem algum livro ou apostila em portugues que ensine C para linux, pra iniciante ? pq os que achei é pra quem ta migrando do C pra windows
E todas outras dicas que tiverem pra eu mostrar que no linux posso fazer tudo que fazem no windows, e melhor
hehe
Tks !
Os erros do Kdevelop e Eclipse, depois coloco aki pra me ajudarem a resolver, ja que agora não estou no meu micro pra ver...