Autor Tópico: Ubuntu sem senhas!!  (Lida 16180 vezes)

Offline rodrigozanatta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ubuntu sem senhas!!
« Online: 01 de Outubro de 2009, 19:08 »
Ola, sou novo com ubuntu e gostaria de saber se é possível retirar todos os pedidos de senha de super usuario. Apenas eu uso o computador e não preciso dessa segurança!

  • O primeio (e mais irritante) é quando liga o pc e ele usa a wi-fi (não é a senha da rede  ;)). Esse é desnecessário por si só.
  • Os outros são de modificações no sistema, atualização e tal. Gostaria de não precisar ficar digitando isso.
  • Tem a do sudo (conheço o sudo su), mas este não é tão importante.

Então, alguma dica esperta?

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2009, 19:23 »
Não quero ofender, mas esperteza não será usar sem essa segurança, mas se você quer mesmo, habilita o root e só logue como esse usuário.

Mas que fique bem claro: é por sua conta e risco. Tudo que vc fizer será definitivo e nenhum sistema é 100% seguro.

Busque no fórum que deve ter algo relacionado.


Eu realmente acho um erro fazer isso, mas se é o que quer...

Offline rodrigozanatta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2009, 15:45 »
Nao necessariamente gostaria de logar como root, mas porque sempre quando eu ligo o computador, o programa que acessa a wifi pede a senha de root, qual ´e a segurança nisso?

Percebo o beneficio disso e me lembro de alguem que disse que quanto mais inesperiente ´e a pessoa mais tempo ela fica como root. Eu s´o gostaria de desabilitar algumas checagens. Ate parece o windows vista, mas de forma bem diferente, que vc clica em um programa e aparece a tela "se realmente clicou no programa, continue...", parece que o computador me chama de idiota.

logo, se realmente quero desabilitar isso, tenho que logar como root?

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2009, 15:51 »
Nao necessariamente gostaria de logar como root, mas porque sempre quando eu ligo o computador, o programa que acessa a wifi pede a senha de root, qual ´e a segurança nisso?

Percebo o beneficio disso e me lembro de alguem que disse que quanto mais inesperiente ´e a pessoa mais tempo ela fica como root. Eu s´o gostaria de desabilitar algumas checagens. Ate parece o windows vista, mas de forma bem diferente, que vc clica em um programa e aparece a tela "se realmente clicou no programa, continue...", parece que o computador me chama de idiota.

logo, se realmente quero desabilitar isso, tenho que logar como root?

Olá, tudo bem ? Eu acho que seria legal você desativar a checagem da senha do wi-fi através do chaveiro. Applications > Acessories > Password and Encryption Keys. Não sei como é em Português. Mas é um ícone de uma chave. Lá você pode desativar a checagem da senha do wi-fi.

Mas recomendo que você apenas desative a checagem do wi-fi. Não use a senha do root automaticamente. O sistema só pergunta a senha quando você vai fazer alguma tarefa administrativa e não igual o Windows Vista que pergunta para qualquer coisa, as vezes até mesmo para abrir um programa.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2009, 20:06 »
rodrigozanatta, se for só para algumas coisas, isso que o paozinho disse pode funcionar (em portugues é Senhas e Chaves de Criptografia)

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2009, 10:54 »
Estou com a mesma dúvida. Alguém pode explicar como retirar essa chatice de senha?

Eu achei esse tópico
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47031.0.html

Ele diz pra digitar
sudo  chmod 777  /etc/sudoers

Só que aparece:
usuario@usuario-desktop:~$

ou seja, não acontece nada.

É muito chato ter que digitar a senha pra tarefas administrativas. Só hoje tive que digitar 3 vezes.
Não sei pra quê tanta segurança. Se o Linux é tão seguro, façamos jus, e alguém por gentileza explique como desabilitar isso.

Offline gnomin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2009, 11:36 »
Citar
Eu achei esse tópico
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47031.0.html

Ele diz pra digitar
sudo  chmod 777  /etc/sudoers

Só que aparece:
usuario@usuario-desktop:~$

ou seja, não acontece nada.

É muito chato ter que digitar a senha pra tarefas administrativas. Só hoje tive que digitar 3 vezes.
Não sei pra quê tanta segurança. Se o Linux é tão seguro, façamos jus, e alguém por gentileza explique como desabilitar isso.

Eu li o tópico referido. Muita gente foi contra o cara que postou tal dica de tirar as senhas. Mas... não é só digitar sudo  chmod 777  /etc/sudoers, tem que editar o arquivo /etc/sudoers como o tópico lá ensina. Já alertaram aqui que seu computador vai ficar inseguro com essa dica, mas ai a escolha é sua amigo.
Ah... nada.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2009, 16:43 »
Eu sei, mas minha dúvida é essa exatamente. Eu digito
sudo  chmod 777  /etc/sudoers

e não acontece nada.

Offline gnomin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2009, 16:47 »
Eu sei, mas minha dúvida é essa exatamente. Eu digito
sudo  chmod 777  /etc/sudoers

e não acontece nada.

Não acontece nada mesmo. Se não me engano, esse comando apenas dá permisão para modificar o sudoers, depois é só edita-lo como o tópico ensina, entendeu?  ;)
Ah... nada.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2009, 17:19 »
Estou recebendo esse erro:

/etc/sudoers is mode 0777, should be 0440

Procurei e achei a dica:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31024.msg278578.html#msg278578

Pede a senha root, digito 123 e aparece
su: Falha de autenticação.

A senha não pode estar errada. Fui eu quem instalei o Ubuntu e coloquei essa porque não gosto de senhas. Só uso senhas difíceis na internet.

Offline gnomin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2009, 17:30 »
Essa é a sua senha de root, ou é a senha de usuário?

O Ubuntu instalado por padrão só tem a senha de usuário, o root fica sem senha. Para colocar a senha do root, vai em "Usuários e Grupos", desbloqueie e depois edite o usuário root colocando uma senha pra ele. Depois teste a dica do link citado.


Fora do tópico: caramba cara, você facilita muito, senha "123"? eheheh... você é aventureiro hein!  :D
Ah... nada.

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:03 »
Amigo, eu nunca tive problema de segurança no Windows. No Linux, então... menos ainda. Então eu não vejo problema em usar o sistema sem passw.

Essa senha é do usuário.

Acabei de seguir sua orientação pra adicionar uma senha pra root.
O que eu fiz:
cliquei no menu sistema, usuários e grupos
Selecionei o root, marquei desbloquear. Apareceu "política do sistema que impede modificação de configuração". Digitei 123.
Certo, liberou.

Nas propriedades do root, definir senha manualmente, coloquei 123456(ele não permite 3 caracteres).
Confirmei e cliquei no botão fechar.

Aí abri o terminal e digitei:
sudo  chmod 777  /etc/sudoers

Aconteceu o mesmo:
sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440.

Voltei a clicar no menu sistema, usuários e grupos e o root estava desabilitado de novo.

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:07 »
Estou recebendo esse erro:

/etc/sudoers is mode 0777, should be 0440

Procurei e achei a dica:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31024.msg278578.html#msg278578

Pede a senha root, digito 123 e aparece
su: Falha de autenticação.

A senha não pode estar errada. Fui eu quem instalei o Ubuntu e coloquei essa porque não gosto de senhas. Só uso senhas difíceis na internet.


Isso ocorre por que você alterou o que não deveria, ou seja, mexeu nas permissões originais do arquivo sudoers e portanto perdeu a capacidade de usar os comandos sudo e sudo su.

Para consertar isso vc teria de entrar no modo recovery mode (uma opção do grub no boot) e pelo terminal puro digitar:

chmod 0440 /etc/sudoers

para voltar as permissões originais do arquivo sudoers e só assim vc pode voltar a usar os comandos sudo e sudo su.

Agora na boa, não é crítica não, mas se você quer um sistema sem senhas (inseguro), então é melhor você continuar usando o Windows que certamente tem todos os aplicativos que gosta de usar e não faz sentido trocar para o Linux onde sua maior qualidade, mas não é a única, é seu sistema de permissões, ou seja, sua segurança.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 18:16 por alarcon »

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:19 »

Agora na boa, não crítica não, mas se você quer um sistema sem senhas (inseguro), então é melhor você continuar usando o Windows que certamente tem todos os aplicativos que gosta de usar e não faz sentido trocar para o Linux onde sua maior qualidade, mas não é a única, é seu sistema de permissões, ou seja, sua segurança.

Bem, se a segurança do Linux se resume a uma senha, vou sugerir que todo mundo use o Seven e o Windows XP com senha.

Eu não estou aprendendo o Linux por causa da "insegurança" do Windows e sim porque gosto de informática e é bom conhecer alternativas.

Se a frase do Linux é Viva a Liberdade/Porque Nós Adoramos a Liberdade, quero exercê-la, usando meu PC da maneira mais agradável, ou seja, sem ficar digitando senha toda hora.

Eu acho tão ruim digitar senhas que configurei o navegador pra guardar o cookie do fórum.

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu sem senhas!!
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:33 »
Citar
Bem, se a segurança do Linux se resume a uma senha, vou sugerir que todo mundo use o Seven e o Windows XP com senha.

Ok amigo, faça isso mesmo a liberdade é toda sua.


Citar
Eu acho tão ruim digitar senhas que configurei o navegador pra guardar o cookie do fórum.

Se a frase do Linux é Viva a Liberdade/Porque Nós Adoramos a Liberdade, quero exercê-la, usando meu PC da maneira mais agradável, ou seja, sem ficar digitando senha toda hora.

Existe o google para vc aprender como faz isso se ainda quiser usar linux, só não vai ser por mim que vc vai obter tal informação para depois ir falar do sistema por alguma problema futuro relativo a segurança. Neste caso o mérito, ou demérito vai ser todo seu.


Citar
Eu não estou aprendendo o Linux por causa da "insegurança" do Windows e sim porque gosto de informática e é bom conhecer alternativas.

Está se vendo mesmo o quanto vc gosta de informática. Vejo que vc tem um pensamento muito simplista, então paciência.