Compartilhamento de Internet

Iniciado por punk, 26 de Abril de 2006, 14:55

tópico anterior - próximo tópico

punk

Olá colegas, venho por meio deste fórum solicitar a ajuda de vocês.
Atualemente possuo 2 máquinas em minha casa... as 2 instaladas com Windows XP.
Hoje a noite, estarei instalando Ubuntu 5.10 em uma das máquinas e a outra vai continuar com o Windows XP.

Esta Máquina a qual vou instalar serve como servidor de internet, eu uso ela pra trabalhar enquanto ela está servindo a internet para o outro computador.
Vou detalhar minha internet. Eu uso cable modem, o sinal do modem vem para uma placa de rede até meu computador, onde recebo o  sinal da internet, e tenho outra placa de rede, que manda o sinal para um Hub que manda sinal para a outra máquina. Uso o Assistente de Configuraçao de rede Doméstica no Windows XP.
O que ele faz, é colocar o ip: 192.168.0.1 na minha placa de rede e criar alguma configuração pra que a outra placa de rede leve o sinal.
Quero saber se existe há possibilidade, de que eu usando ubuntu consiga mandar o sinal pela placa de rede para que o outro pc, com Windows XP , consiga ter acesso a internet.
Se sim, se puderem detalhar como configurar ou se existe algum tipe de programa ou assistente para isso, agradeço desde já.

Gostaria de contar com a ajuda, para poder ajudar também.

Espero ansiosamente pela resposta.
:D
Igualdade a todos.

Ariart

Claro meu amigo...

Após a instalação do Ubuntu, o sistema deve ter reconhecido suas duas placas de Redes..OK
interface1 = eth0
interface2 = eth1

Um exemplo: A eth0 esta configurada para receber sua configuração via DHCP, o modem deve estar ligado nela.
Na segunda placa de rede (eth1) voce configura o IP desta forma:
$sudo ifconfig eth1 192.168.0.1

Agora vamos habilitar o suporte de Roteamento:

$ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Agora vamos fazer a NAT

..chega de sudo, se voce não criou sua senha de root, faça agora:

$ sudo passwd root
aqui defina sua senha

$ su
digite a senha e pronto.. se transformara em root

#

Vamos configurar a NAT

#iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

lembre-se a eth0 é a interface que esta ligada no modem(INTERNET)

Agora ta show... tudo pronto...mas lembre-se:

A máquina cliente voce deve configurar um IP da Rede 192.168.1.0 e o gateway é o IP do Roteador (Ubuntu)

Cliente XP:
IP: 192.168.0.2
GW: 192.168.0.1
DNS: 200.176.2.12  //qualquer um que vc. conhecer, pergunte para seu provedor... mas por hora esse é publico e do TERRA.
Mascara: 255.255.255.0

OK, colega.. este é um resumo do resumo, mas funciona OK.

punk

estarei procedendo como me disse colega, desde já agradeço, caso nao funcionar volto a lhe importunar.
Igualdade a todos.

capeleiro

Oi Pessoal eu também estou com o mesmo problem.Em casa tenho um Desktop com o Win XP, onde tenho a Internet (Velox), compartilhada e nesse mesmo desktop tenho duass placas de rede, uma é a que o modem da velox está conectado, e a outra é uma D-Link (Wireless), a qual conecto o meu notebook e tanto para ver arquivos e diretórios como para usar a net, instalei o Ubuntu, mas não estou conseguindo acessar a net atravez dessa conexão, a conexão que uso do desktop para o notebook, é do tipo Ad-Hoc, se alguém puder me ajudar alguma dica. antecipadamente agradeço.
Abraços a todos da lista.

punk

Bom, instalei a distro e ficou assim:

eth1 recebe internet.
eth0 deveria ser a ponta de ligaçao para o outro pc se conectar.

Andei pesquisando no forúm e acabei encontrando a seguinte sequencia de comandos como necesário para que minha situaçao funcionasse:

modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
echo > 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

e que após isto, eu fosse até a configuração de rede e na eth0 eu colocasse 192.168.0.1 com máscara 255.255.255.0.
e no windows colocasse 192.168.0.2 , com máscara 255.255.255.0 e gateway 192.168.0.1(ip do eth0) e um DNS qualquer.

porém nao funcinou, existe algum massete , alguma dica, ou alguem que se disponibilize a me ensinar ''detalhadamente'' ?!

desde já agradeço.
Igualdade a todos.