Autor Tópico: Sudo sem senha  (Lida 11251 vezes)

<- %Morfeu% ->

  • Visitante
Sudo sem senha
« Online: 26 de Abril de 2006, 09:28 »
E aí galera... blz.. estou com uma dúvida aqui...

Estou criando um shell script....

O problema é o seguinte.. Esse script será executado po usuário não administrativos(root), dentro do script executo o comando sudo, ai q está o problema.. quando executa essa linha de comando o script pede a senha do usuário, Como faço para executar o sudo para este usuário sem pedir a senha?
Já tentei editar o /etc/sudoers e coloquei o seguinte... fabio ALL=(ALL) ALL também tentei fabio ALL=(NOPASSWD) ALL e outra alternativa foi fabio ALL=(ALL) NOPASSWD e nada... ainda pede a senha do usuário para executar o sudo.. Alguém tem alguma idéia para me ajudar?

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Sudo sem senha
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2006, 23:05 »
n saco d shell script... mas será q existe a possibilidade do script ler a senha do sudo? como se fosse uma constante a sua senha e vc colocasse dentro do lugar da senha a variável... n sei se funciona, como disse, n saco d shell script!

acho q n ajudei mto, mas sei lah... =/

alarcon

  • Visitante
Re: Sudo sem senha
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2006, 10:13 »
Citação de: "<- %Morfeu% ->"
E aí galera... blz.. estou com uma dúvida aqui...

Estou criando um shell script....

O problema é o seguinte.. Esse script será executado po usuário não administrativos(root), dentro do script executo o comando sudo, ai q está o problema.. quando executa essa linha de comando o script pede a senha do usuário, Como faço para executar o sudo para este usuário sem pedir a senha?
Já tentei editar o /etc/sudoers e coloquei o seguinte... fabio ALL=(ALL) ALL também tentei fabio ALL=(NOPASSWD) ALL e outra alternativa foi fabio ALL=(ALL) NOPASSWD e nada... ainda pede a senha do usuário para executar o sudo.. Alguém tem alguma idéia para me ajudar?

Tente assim:
Citar
fabio ALL=NOPASSWD: ALL


se não der certo veja o manual do sudo com:

man sudo

No terminal

<- %Morfeu% ->

  • Visitante
Sudo sem senha
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2006, 15:51 »
Aí galera valeu mesmo.. Conseguir fazer o q eu queria.. Está tudo ok, tive q editar o sudoers e alterar a última linha.. Valeu mesmo..

Darcamo

  • Visitante
Sudo sem senha
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2006, 19:58 »
Dá uma olhada no gksudo.


Exemplo: Se eu executar "whoami" no terminal ele me informa o nome do meu usuário
Se eu executar "gksudo whoami" aparece uma janela perguntando a senha e, depois de colocar a senha, ele retorna root

Offline edureis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Sudo sem senha
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2006, 12:13 »
O morfeu, posta o caminho do arquivo sudoers e a alteração que você fez. Tô presisando montar um mapeamento windows na inicialização do sistema para um usuário comum.

[].