Autor Tópico: Fazer anotações em PDF com xournal  (Lida 11687 vezes)

Offline jalvesaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Fazer anotações em PDF com xournal
« Online: 21 de Outubro de 2008, 09:38 »
O Xournal permite fazer anotações em arquivos PDF. Basta escolher "File -> Annotate PDF". O recurso é bastante útil para quem precisar ler um texto e fazer anotações mas não quer imprimir o arquivo. O xournal está no repositório oficial do Hardy Heron, mas a última versão encontra-se no hardy-backports e no Intrepid Ibex. Se você usa o Hardy e quer a última versão do xournal mas não quer fazer o upgrade para um desses repositórios, pode baixar o .deb de:

http://packages.ubuntu.com/hardy-backports/xournal

Offline jalvesaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2008, 19:26 »
Aviso: A versão da biblioteca libgnomecanvas atualmente no Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) contém um bug que impede o funcionamento correto do xournal. Já existe uma correção para o problema e espero que o pacote no repositório oficial seja atualizado em breve. Para maiores detalhes:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/intrepid/+source/libgnomecanvas/+bug/272316

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2008, 22:46 »
Uma outra alternativa (que eu acho mais interessante) é utilizar o Okular, isso para quem não vê problemas em utilizar um programa do kde 4.

Offline jalvesaq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2008, 08:40 »
Uma outra alternativa (que eu acho mais interessante) é utilizar o Okular, isso para quem não vê problemas em utilizar um programa do kde 4.

Já testei o okular e uma vantagem dele em relação ao xournal é que o realçador de linha (yellow highlighter) reconhece a linha e fica por trás do texto. O xournal converte o PDF em uma seqüência de imagens e as anotações, na verdade, são feitas sobre essas imagens. Por isso, ele não reconhece onde está o texto e marca de amarelo exatamente o caminho percorrido pelo cursor. Além disso, o realce do xournal é uma mancha semitransparente, o que dificulta a leitura do texto "realçado". De fato, o texto é mais ofuscado do que realçado. A nitidez do texto no okular também é melhor porque estamos visualizando o PDF e não o arquivo convertido em imagens.

No mais, prefiro o xournal. Não descobri como modificar as cores das linhas, polígonos, realce, e de outras ferramentas no okular. Também prefiro a forma simples como o Xournal adiciona texto ao PDF. Parece que o texto foi impresso e as anotações foram feitas no papel. Mas esses aspectos de usabilidade são questões de gosto. Para mim, o fator determinante na escolha do xournal foi a sua capacidade de exportar o resultado para um novo PDF. Nesse momento, ele não usa as imagens criadas para a edição; usa o PDF original e acrescenta as anotações, produzindo um ótimo resultado.

Preciso salvar as anotações em um novo PDF e enviá-lo para o autor original do texto, que deverá ficar livre para usar qualquer visualizador de PDF. Além disso, quero ser capaz de mudar o PDF de lugar sem perder as anotações. Não descobri como fazer isso com o Okular. É possível?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2008, 12:06 »
Citar
Preciso salvar as anotações em um novo PDF e enviá-lo para o autor original do texto, que deverá ficar livre para usar qualquer visualizador de PDF. Além disso, quero ser capaz de mudar o PDF de lugar sem perder as anotações. Não descobri como fazer isso com o Okular. É possível?

Parece que não. Vou manter os dois aqui exatamente por isso: o que falta em um, o outro complementa. Prefiro o Okular para fazer grifos e anotação que servirão apenas para mim (exatamente pelos motivos que você expôs), mas fico com o Xournal se for preciso criar um outro pdf com essas marcas.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2008, 12:38 »
Alguém tem um bom tutorial do Xournal? É verdade que com ele dá pra fazer jornais e revistas?

Darcamo

  • Visitante
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2008, 22:45 »
Não conhecia esse programa, e nem sabia que o Ocular tinha essa funcionalidade.
É algo que já espero que apareça no Evince faz um tempo.

Eles conseguem ler as anotações feitas pelo Acrobat Writer? Ou usam algum formato próprio para fazer anotações?
Vez por outra recebo um PDF com anotações e acabo precisando do Acrobat Reader só por causa disso.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:26 »
No Okular, aparecem os ícones das notinhas, mas não dá pra ler nada, e os grifos escondem o texto. Ou seja, nada feito.

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:41 »
Coloque por favor, este programa neste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,9487.0.html

Acho que seria uma boa idéia  8)

Abrás

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2008, 19:11 »
Coloque por favor, este programa neste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,9487.0.html

Acho que seria uma boa idéia  8)

Abrás

Pedido atendido, Legendario!  ;)

Darcamo

  • Visitante
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:53 »
Dei uma olhada no okular e ele lê os comentários do acroread, mas não dá para clicar num comentário para abrir o popup, por exemplo. Tem que ir abrindo de um e um na barra lateral até achar o que quer (sem feedback no pdf).

Outro problema é que ele mostra o código xml do comentário.
Portanto ainda não dá para substituir o acroread, mas parece ser apenas questão de tempo.

Offline deusr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Fazer anotações em PDF com xournal
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2009, 03:23 »
Uma outra alternativa (que eu acho mais interessante) é utilizar o Okular, isso para quem não vê problemas em utilizar um programa do kde 4.

Já testei o okular e uma vantagem dele em relação ao xournal é que o realçador de linha (yellow highlighter) reconhece a linha e fica por trás do texto. O xournal converte o PDF em uma seqüência de imagens e as anotações, na verdade, são feitas sobre essas imagens. Por isso, ele não reconhece onde está o texto e marca de amarelo exatamente o caminho percorrido pelo cursor. Além disso, o realce do xournal é uma mancha semitransparente, o que dificulta a leitura do texto "realçado". De fato, o texto é mais ofuscado do que realçado. A nitidez do texto no okular também é melhor porque estamos visualizando o PDF e não o arquivo convertido em imagens.

No mais, prefiro o xournal. Não descobri como modificar as cores das linhas, polígonos, realce, e de outras ferramentas no okular. Também prefiro a forma simples como o Xournal adiciona texto ao PDF. Parece que o texto foi impresso e as anotações foram feitas no papel. Mas esses aspectos de usabilidade são questões de gosto. Para mim, o fator determinante na escolha do xournal foi a sua capacidade de exportar o resultado para um novo PDF. Nesse momento, ele não usa as imagens criadas para a edição; usa o PDF original e acrescenta as anotações, produzindo um ótimo resultado.

Preciso salvar as anotações em um novo PDF e enviá-lo para o autor original do texto, que deverá ficar livre para usar qualquer visualizador de PDF. Além disso, quero ser capaz de mudar o PDF de lugar sem perder as anotações. Não descobri como fazer isso com o Okular. É possível?

No okular você deve exportar o arquivo em .okular, aí você pode enviar esse arquivo okular para quem quiser qeu vai com as anotações, mas a pessoa precisa ter o okular instalado.

Para isso vá em.. Arquivo > Exportar como.. > Arquivo de documento.

Em breve ele estará exportando para .pdf.

Quem for programador ou conhecer programador de C C++ que queira contribuir com o okular, o pessoal está precisando de gente.

Fala que foi o "deusr" qeu falou, é só entrar no canal #okular da freenode.net

Abraços!