Resolveu em partes meus problemas!
Bom pessoal, segui essa dica de como segui a descrição de um modo fácil e rápido de como compartilhar a Internet, que está num servidor Linux, para uma estação Windows, descrevendo os passos a serem seguidos tanto no Linux quanto no Windows. Vamos lá!!
No servidor Linux temos:
*
eth0 = Essa placa conecta o servidor Linux com a estação Windows; (Na verdade, dessa placa eth0 sai o cabo que vai direto para um HUB e nesse Hub conecto maquinas com Windows XP e VISTA e Linux e um roteador Wireless DIR-635.
*
wlan0 = Essa placa conecta o servidor Linux a internet;
Na estação Windows temos:
*
eth0 = Se conecta ao servidor Linux; através do HUB que por sua vez tem um cabo que vem do computador com UBUNTU 9,04 conectado a internet através da rede a rádio.
(1) Configurando o servidor Linux:
Primeiro vamos setar o IP da placa de rede que se conecta à estação Windows (eth0), para isso usamos o comando abaixo:
#
ifconfig eth0 192.168.0.1Feito isso o IP da placa de rede eth0 passará a ser 192.168.0.1.
OBS: Se tiver mais de duas placas de redes no servidor UBUNTU tem que desativar a terceira!!!!
Depois disso vamos liberar o acesso com o iptables:
#
iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.2 -o wlan0 -j MASQUERADEEsse comando vai direcionar tudo que chega na wlan0 (a internet) para o IP 192.168.0.2 (que no nosso caso é da máquina Windows).
#
iptables -t filter -P FORWARD ACCEPTEsse comando aqui é bastante importante, pois é ele que autoriza o comando acima. Sem ele nada irá funcionar.
#
echo > 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forwardCom esse comando você estará ativando o roteamento na sua máquina.
(2) Configurando a estação Windows:
Você precisa configurar manualmente as configurações TCP/IP de sua placa de rede, segue um exemplo:
IP = 192.168.0.2
Subnet Mask = 255.255.255.0
Default Gateway = 192.168.0.1 (esse Gateway se refere a minha máquina Linux)
Dns Primário = xxx.xxx.xxx.xxx (DNS DO SEU PROVEDOR)
Dns Secundário = xxx.xxx.xxx.xxx (DNS DO SEU PROVEDOR)
Pronto, com isso ficou resolvido meu compartilhamento! No meu caso apenas uma parte!!!!!!!
O que eu preciso é:Vi alguns casos de alvar scripts mas não sei se aplica-se a essa minha configuração de rede. Alguém pode me dar um dica simples, rsrsrs
No meu caso não quero atribuir IP nas maquinas ligadas ao HUB quero que seja por DHCP ou seja que elas se conectem automáticas a Internet assim que eu plugar o cabo nelas, tem como?
Também quero que esse compartilhamento fique permanente!!! Como esta sempre que reinicio a maquina tem que dar todos esses comando de volta, tem como mais isso?