Autor Tópico: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi  (Lida 102496 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #60 Online: 25 de Agosto de 2010, 15:33 »
Platão, segui o modo 3 pois possuo ubuntu 10.04 amd64

Uma observação para quem usa Ati radeon HD 4xxx. Antes de mais nada, para seguir o modo 3 de instalação manual modo texto vá em sistema>administração e desative o driver FGLRX se não vc vai ter uma dor de cabeça danada... pois me parece que a maioria das pessoas usa nvidia então os procedimentos são mais direcionados a quem usa nvidia. Chato isso...

Agora, não recomendo, pois o driver do site é o fireGLX "ati-driver-installer-10-7-x86.x86_64.run", que no meu pc aparece apenas como acelerador 2D. O driver que vc instala pelo Jockey (que é o programa para instalar drivers proprietários do ubuntu 10.04) é o FGLRX que oferece aceleração 3D (que é o que esperamos)... não é maravilhoso pois não consigo rodar bem certos jogos como Godfather 2 e Spore pelo wine numa boa, fica lento pra caramba e isso colocando tudo no mínimo, mas é melhor que o que está no site da Ati pra instalar no manual.

minha placa Ati Radeon HD 4350 (512 MB)


Então, Platão, o que me diz? Tem solução?
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 19:06 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #61 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:06 »
Ola sim, vc antes de instalar o novo driver vc deve remover o antigo(desmarque nos drivers de hardware ou siga as instruçoes de remoção do driver instalado manualmente), na verdade eu tenho uma placa ATi so que e muito antiga e nao ha mais drivers proprietarios para ativar todo o potencial dela, o ultimo foi para o 8.10. Os passos sao os mesmos, nao ha grandes diferenças, so no final em que vc vai chamar o configurador da ATi para fazer os ajustes finos de resolução como root e outros, mas nao tem segredo.

Como vc pode ver nas mensagens anteriores, placas relativamente novas como a x2100(tudo bem...sao ja antigas mas sao otimas!!) nao sao mais suportadas pelo novo X mas em contrapartida, se vc observar, ha drivers recentes para usar uma Nvidia GeForce 5500 no Ubuntu 10.04 com driver proprietario do site e funcionando bem.

Quanto ao driver vc pode deixar o que esta instalado por padrao que e o mais compativel, mas nao tera uma aceleração boa para games. Ativando o driver proprietario sugerido pelo jockey a performance 3D fica melhor e a compatibilidade ainda e boa, e a outra forma e baixar o driver direto do site e instalar de forma manual, que se supoe obter o melhor resultado. Verifique no Wiki do Ubuntu na parte reservada da ATi por mais informaçoes e se ha alguma particularidade ou incompatibilidade especifica com a sua placa e o rendimento 3D.

Ha tbm outra forma de obter os drivers mais recentes, uma de forma manual adicionando os repositorios e outra de forma mais facil e conveniente, primeiro va ate administração-->canais de software e marque tudo, deixe tudo marcado (com excessao do CD) é importante, o proprio gerenciador vai pedir para vc atualizar os repositorios, faça o download do aplicativo Ubuntu-Tweak http://ubuntu-tweak.com/ e na aba "centro de fontes" e depois em "desktop" habilitar o repositorio "X-Updates" (menos arriscado) onde vc tera o driver mais novo ou ainda um outro repositorio o "Xorg-Edgers" em que estao os ultimos drivers em teste.(ha chance de vc quebrar o seu sistema, saiba o que esta fazendo e tbm como reverter em caso de problemas, nao ative os dois repositorios juntos somente um)

http://img838.imageshack.us/img838/1647/capturadetelaoo.png

Quanto ao Wine, muitos games rodam bem outros muito lentos(independentemente da sua placa de video) verifique no site e veja se o game e classificado como "platinum" ou "gold" e tente afinar o seu Wine com esse tutorial http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Wine-Como-jogar-emular-no-Linux-seus-games-ou-softwares-mais-atuais-sem-pagar-por-isso?pagina=3 ha tbm patches para determinados games rodarem com maior fluidez, outros companheiros que tem mais afinidade dizem que compilando o Wine se obtem uma performance melhor. Na minha opiniao se vc somente quer rodar os seus games sem problemas mantenha uma partição com o XP ou o 7 para jogar, ou pode aprender, ler e botar a mao na massa dominando o Wine.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 23:15 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline diego89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #62 Online: 26 de Agosto de 2010, 09:43 »
Alguém conseguiu instalar o driver da ati radeon 4550???
Eu já estou quase desistindo...

Atenciosamente
Diego

Offline diego89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #63 Online: 26 de Agosto de 2010, 14:22 »
Acabei desistindo, não achei ninguém que obteve sucesso na instalação da radeon 4550. Infelizmente terei que usar windows.
Caso alguém, tenha conseguido post como...

Att
Diego

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #64 Online: 26 de Agosto de 2010, 17:51 »
Ola, tentei o modo 2 aqui em um note HP 1220BR pelo live-cd com a placa Radeon HD3200 mobile e funcionou normalmente, cravou quase 10000 frames em 5 seg com o compiz desabilitado, uma boa placa. Pena nao ter uma placa aqui semelhante a sua ou da mesma serie para testar.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 11:41 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline diego89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #65 Online: 27 de Agosto de 2010, 10:22 »
Eu estou utilizando o ubuntu 10.04 64 bits.
Tentei o modo 2 e 3.
Mas sem sucesso...

Att

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #66 Online: 27 de Agosto de 2010, 11:36 »
Ola diego89, descreva em detalhes o modo como vc esta tentando instalar, descreva tudo passo a passo, o link do driver que vc esta usando, o link das paginas que vc pesquisou sobre o problema, as vezes pode ser um problema especifico dessa placa com o Ubuntu(de uma olhada no Wiki do Ubuntu na sessao da ATi), mas nao acho muito provavel.

E importante que descreva tudo minuciosamente para que eu e os companeiros do forum possam entender, no seu caso pode tentar o modo2 que e mais simples pois esta usando ATi, observe atentamente o tutorial nao deixe de instalar os pacotes e nao pule nenhuma parte. Depois que vc entende como as coisas funcionam fica muito mais facil e vc nao esquece mais, tbm nao adianta vc postar aqui mas sem colocar mais informaçoes, vai dar na mesma ;) .

coloque a saida dos comamdos;

lspci

uname -a

persevere!!!
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 11:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #67 Online: 16 de Setembro de 2010, 17:20 »
Platão, obrigado pela dica.

Irei tentar novamente. É sem instalar a placa ele reconhecia alguns efeitos, porém depois que eu instalava e tinha que voltar para configuração sem o xorg.conf ele não reconhecia mais efeito algum, tanto que o docky ficava bugado com uma barra preta até a metade da tela. Tanto pela hardware drivers quanto pelo método 2 do tutorial após reiniciar o sistema ficava com a tela preta. O pior que mesmo apagando o xorg.conf eu tinha outro problema: depois de fazer o método 2 e resolver a tela preta com a deleção do xorg.conf eu simplesmente não conseguia mais entrar no modo texto. Pressionava alt+ctrl+f1 e a tela travava com as cores um pouco malucas. Não sei se tem relação com isso mas simplesmente era isso que acontecia. Acabei instalando o sistema 2 vezes só hoje.

Vou tentar encontrar a opção de desativar o Switchable Graphics, porém não tenho muita confiança que tenha essa obção na bios. Já entrei uma vez e tem pouca coisa que se pode mexer lá.

Quanto ao comando sudo aticonfig --initial -f ele dava um erro dizendo que não havia nenhum card instalado.
Meu ubuntu é o 10.04 32bits.

Farei os testes no decorrer da semana, provavelmente no fim da semana. Assim que obtiver os resultados eu posto aqui.

Obrigado pela força ai cara!  8)

lspci:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor DRAM Controller (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Core Processor PCI Express x16 Root Port (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset HECI Controller (rev 06)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1 (rev 05)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 2 (rev 05)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 3 (rev 05)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 4 (rev 05)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 05)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a5)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Mobile 5 Series Chipset LPC Interface Controller (rev 05)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset 4 port SATA AHCI Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller (rev 05)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem (rev 05)
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M93 [Mobility Radeon HD 4500 Series]
01:00.1 Audio device: ATI Technologies Inc RV710/730
03:00.0 Network controller: Intel Corporation WiFi Link 1000 Series
04:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 03)
7f:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers (rev 02)
7f:00.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder (rev 02)
7f:02.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Link 0 (rev 02)
7f:02.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Physical 0 (rev 02)
7f:02.2 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)
7f:02.3 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)

uname -a
Linux phantom-linux 2.6.32-23-generic #37-Ubuntu SMP Fri Jun 11 07:54:58 UTC 2010 i686 GNU/Linux

Ola igorfs, de uma olhada;

http://www.youtube.com/watch?v=-S5-BVFk0G0
http://ubuntu-pt.blogspot.com/2010/08/ubuntu-control-center-05-ucc.html
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1531828&page=2
http://sites.google.com/site/ubuntucontrolcenter/

O unico problema e que e necessario o kernel 2.6.35.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 17:25 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Cyber MSX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #68 Online: 28 de Setembro de 2010, 13:40 »
Oi, Platão. Você tem o sobrenome do meu irmão mais velho.  :D :D :D :D

Olha, eu fui no site da ATI/AMD pra baixar o driver da minha placa de vídeo (ATI Radeon 9250 - 256Mb) e eu escolhi as opções corretas. Só que, ao baixar, ele disponibiliza a versão 64 Bits. Tem como obter a versão 32 Bits?

Meu micro é um Pentium 4 HT 3.0Ghz, placa-mãe Gigabyte GA-M800VM e 1Gb de RAM.

Abração.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #69 Online: 28 de Setembro de 2010, 13:47 »
Ola Cyber, pelo visto sua placa e antiga, eu tenho uma 9600 Pro e ela nao e mais suportada no Ubuntu 10.04 veja;

Importante!!!

As seguintes placas ATi nao sao mais suportadas com o driver proprietario (somente driver livre ou seja aquele que vem istalado por padrao no Ubuntu)

* ATI Radeon 9500 9550 9600 9700 9800 X300 X550 X600 X700 X800 X850 X1050 X1200 X1250 X1300 X1400 X1550 X1600 X1650 X1800 X1900 Xpress Series X2100 Series

 
Aceleração plena(para games 3D pesados) com essas placas vcs terao no Ubuntu 8.10 e anteriores. No Ubuntu 9.04 e mais novos somente aceleração 2D atraves do driver da comunidade(driver livre).

Fonte: http://wiki.cchtml.com/index.php/9.4

Ainda podem ter os efeitos minimos nas janelas com o metacity(vc tera os efeitos mais simples e os mais funcionais mas nao o "cubo") para isso proceda;

gconftool-2 --type bool --set "/apps/metacity/general/compositing_manager" "true"
 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline MarcosEbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #70 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:45 »
olá platão, tudo bom


velho, estou usando esse código


sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool && sudo apt-get update


porem, fica pedindo toda hora para trocar de cd  e apertar enter .............. quem cd??? eu fico apertando o enter e sempre volta, parece que ele está pedindo algum cd

Offline MarcosEbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #71 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:47 »
no caso está falando assim


Troca de mídia: por favor, insira o disco nomeado
 'Ubuntu 10.04.1 LTS _Lucid Lynx_ - Release i386 (20100816.1)'
na unidade '/cdrom/' e pressione enter

eu instalei o ubuntu usando o daemon pelo windows

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #72 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:52 »
Ola Marcos, esses sao pacotes recomendados para instalação, quanto ao cd e so vc desmarcar em canais de software->cd rom com Ubuntu 10.04.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline MarcosEbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #73 Online: 03 de Outubro de 2010, 15:38 »
platão, surgiu um novo problema

após o comando


/etc/init.d/gdm start    ===> inicia a parte grafica novamente com o novo driver ativado

A aceleração ja vai estar disponivel.

a tela apago tudo, só dando reboot ...... e mesmo assim a tela continua preta ...... ae eu desinstalei e instalei de novo o ubuntu, fiz todo o procedimento e continua dando tela preta ....... vc sabe o que pode ser?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #74 Online: 03 de Outubro de 2010, 15:49 »
Ola, veja se esta tudo atualizado qual e a sua placa de video? leia todo o topico e coloque a saida do lspci aqui para o forum analizar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997