Autor Tópico: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi  (Lida 102327 vezes)

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:08 »
Olá Platão.

Parece-me que o comando /etc/init.d/gdm stop já não funciona com o Karmic, ele me pediu algo como simplesmente gdm stop...

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2010, 16:29 »
Ola companheiro, o comando esta funcionando normalmente sem problemas vc retirou ele do contexto do tutorial veja;

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

sudo apt-get update    ===> faz update dos pacotes

sudo su   ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)
aqui vc ja se logou como root entao nao e mais mecessario usar o sudo antes do comando, o "sudo su" e um macete para se tornar root

/etc/init.d/gdm stop     ===> desabilita a parte grafica para que o driver seja instalado sem nenhuma interferencia
aqui vc esta mudando o runlevel e parando a parte grafica para instalar o driver como root(repare que apos digitar o comando sudo su e a sua senha o prompt muda de usuario@usuario para  root@usuario)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 16:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline landersonbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #17 Online: 02 de MAR?O de 2010, 21:15 »
Platão e galera, boa noite.
Fiz exatamente como descrito no início, no seu tópico.
Mais uma vez, obtive o mesmo resultado: Erro ao reiniciar o sistema. Daí tenho que entrar no modo "low...".
E o "nvidia x server settings" fica impossibilitado de executar mudanças na resolução, aplicação de anti-aliasing e outras funções.
No drivers proprietário mostra que o driver de video está ativo e em uso, mas não consigo nem por reza brava ativar os efeitos visuais. Sempre diz que não foi possível ativar os efeitos.

Valeu pela ajuda.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #18 Online: 02 de MAR?O de 2010, 21:53 »
Ola companheiro, geralmente as placas Nvidia vao de primeira no linux coloque aqui a saida dos comandos;

uname -a
lspci
lsusb

para sabermos o modelo da placa e arquitetura, vc instalou todos os pacotes descritos no tutorial? seu sistema esta atualizado e os repositorios de software estao todos marcados? qual o modo que vc instalou o driver? sugiro o Envy modo texto.

http://i997.photobucket.com/albums/af91/platao/nvidia_installed.jpg

veja se esses pacotes estao instalados (somente como referencia as versoes podem ser diferentes)

Se persistir o erro;

Desinstale o driver proprietario dos drivers de hardware e abra o terminal e digite;

gksu nautilus

e navegue ate var->cache->apt->archives e apague todos os arquivos .deb referentes a nvidia depois va ate o synaptic e digite nvidia e marque os pacotes para instalação.
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2010, 22:27 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline landersonbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #19 Online: 06 de MAR?O de 2010, 20:16 »
Platão e Amigos do Ubuntu.

Primeiramente, quero agradecer aos amigos do Ubuntu pela presteza em ajudar não só a mim, mas a todos que têm dificuldades na configuração e utilização do Linux, em especial a distribuição Ubuntu, que é a que utilizo.

Configuração do meu PC:
- processador:        Pentium D 3.0GHz
- placa mãe:           Asus P5VD2-X
- placa de vídeo:    GeForce 9400GT XFX

Estava com o Ubuntu 9.10 instalado em meu PC, daí quis habilitar os efeitos visuais e outras coisas que dependiam da real configuração da minha Placa de Vídeo. Daí fui em "Sistema > Administração > Drivers de hardware" e ativei minha placa de video. Ao reiniciar o PC, dava erro e não iniciava a placa de video, só funcionava no modo básico. Pesquisei, fui em blogs, fóruns de discussão e tudo mais. Obtive muita ajuda daqui dos colegas do "ubuntuforum-br.org"; fiz de tudo que me disseram para fazer. Mas nada. Não consegui configurar minha placa de video, nem mesmo no modo manual.
Daí tive a brilhante idéia de que poderia ser alguma incompatibilidade com a minha placa mãe, processador ou algo assim. Resolvi então atualizar a minha BIOS para a versão mais nova que existe. Não é que deu certo! Era só isso!!!
Então para os colegas que estiverem tendo problemas como o meu, aconselho que façam o mesmo. É só ir no site do fabricante da sua placa mãe e baixar e instalar a BIOS. Pelo menos aqui, para o modelo da minha placa mãe resolveu.
O que acontecia era que ao instalar o Ubuntu, só ia quando eu marcava (na primeira tela do boot do CD) a opção "acpi=off". A versão mais atual da BIOS da minha placa mae resolveu essa questão. Depois disso instalei o sistema operacional Ubuntu novamente e funcionou perfeitamente minha placa de video, com efeitos visuais, 3D e tudo mais. Tudo perfeitamente.

Fica aí a dica pra galera que estiver com dúvidas ou problemas.
Valeu!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #20 Online: 06 de MAR?O de 2010, 20:55 »
Ola landersonbruno, parabens pela sua persistencia em resolver o problema.
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 10:12 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline landersonbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #21 Online: 06 de MAR?O de 2010, 21:19 »
Valeu, platão.
Espero que ajude a outros que estejam com o mesmo problema que eu.
abração

Offline PedroNGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #22 Online: 29 de MAR?O de 2010, 16:12 »
Olá a todos!

Tenho um problema com a minha placa nVIDIA 7600 Go. Vou contar o que se tem passado para perceberem o problema. Comecei por instalar os drivers recomendados pelos Controladores de Hardware (Driver versão 185), mas a imagem com o compiz ficava continuamente a piscar... De seguida desinstalei estes drivers e descarreguei os do site da nVIDIA (190.xx) e instalei com o 2º método aqui descrito. Nesse momento a coisa melhorou, mas de vez em quando voltava a acontecer. Entretanto saiu a versão 195.36.15, instalei esta versão, mas continua a acontecer-me o mesmo, de vez em quando a imagem começa a piscar e tenho que reiniciar para voltar ao normal. Já reparei que isto acontece durante o scrolling, tanto no browser, como no OpenOffice, como no nautilus.

Alguém já teve este problema?

Abraço!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #23 Online: 29 de MAR?O de 2010, 19:30 »
Ola companheiro Pedro, e sobre o efeito "flicker" que vc esta se referindo? tente mudar o refresh rate la nas preferencias --> video para uma taxa maior que 60hz quanto maior for a taxa de atualização e quanto menor for a claridade da imagem menor será o flicker ou entao tente instar pelo Envy, qual a versao do driver nvidia que o Envy recomenda?(Nao e necessario instalar pelo Envy se preferir, so verifique qual a versao que ele recomenda sinal(+) no modo texto e instale manualmente). Procure tbm no nvidia-setings algo referente ao flicker e aumente os valores, infelizmente nao possuo uma placa nvidia.

Veja;

http://www.ubuntusolutions.org/2009/02/screen-flickering-with-nvidia-on-ubuntu.html

http://www.linuxoutlaws.com/forums/viewtopic.php?f=2&t=956

http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=156697

http://iwebdevel.com/trans/pt/2009/11/22/ubuntu-nvidia-card-slow-monitor-flickers-try-this-fix-and-boost-graphic-card-performance-nvidia-drivers-configure-switch-ati-nvidia-karmic/
« Última modificação: 13 de Abril de 2010, 00:28 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline darknesskiller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #24 Online: 30 de MAR?O de 2010, 14:08 »
Obrigado pelo tutorial, eu não sabia como desativar a interface gráfica para atualizar meu driver de vídeo, consegui graças a este tutorial.

Mais uma vez, muito obrigado !

Att,
Igor.

Offline PedroNGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2010, 15:25 »
Ola companheiro Pedro, e sobre o efeito "flicker" que vc esta se referindo? tente mudar o refresh rate la nas preferencias --> video para uma taxa maior que 60hz ou entao tente instar pelo Envy, qual a versao do driver nvidia que o Envy recomenda?(Nao e necessario instalar pelo Envy se preferir, so verifique qual a versao que ele recomenda sinal(+) no modo texto e instale manualmente). Procure tbm no nvidia-setings algo referente ao flicker e aumente os valores, infelizmente nao possuo uma placa nvidia.

Veja;

http://www.ubuntusolutions.org/2009/02/screen-flickering-with-nvidia-on-ubuntu.html

http://www.linuxoutlaws.com/forums/viewtopic.php?f=2&t=956

http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=156697

http://iwebdevel.com/trans/pt/2009/11/22/ubuntu-nvidia-card-slow-monitor-flickers-try-this-fix-and-boost-graphic-card-performance-nvidia-drivers-configure-switch-ati-nvidia-karmic/

Olá Platão!

O problema é precisamente o efeito flickering, que está bem documentado nestes links que disponibilizou.

Cause: The cause the is the Powermizer feature of the nvidia driver. It adjusts the GPU speed depending on the usage that is being made of the desktop. Every time Powermizer decides to change the frequency, the screen flickers. You can easily verify that by going to the "Nvidia X Server Settings" panel, Powermizer. Watch the "Performance Levels" and see how the level changes every time the screen flickers.

A solução foi adicionar estas duas linhas ao ficheiro /etc/modprob.d/options

options nvidia NVreg_RegistryDwords="PerfLevelSrc=0x2222"
options nvidia NVreg_Mobile=1

Desde a data em que fiz a alteração até agora, não voltei a ter o screen flickering.

A desvantagem desta solução é que a placa está continuamente a funcionar no máximo das capacidades (GPU Clock a 450MHz e Memory Clock a 350MHz).


Obrigado pela dica!!

Abraço!!
Pedro

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2010, 15:39 »
Obrigado pelo tutorial, eu não sabia como desativar a interface gráfica para atualizar meu driver de vídeo, consegui graças a este tutorial.

Mais uma vez, muito obrigado !

Att,
Igor.

Ola Igor, o tutorial embora simples, foi feito exatamente para ajudar os iniciantes como eu a instalar o driver da sua placa de video, a ideia era fazer um tutorial "generico" sem se aprofundar muito no assunto, para nao complicar para quem esta começando no linux.

Ola Pedro, nem sempre o driver de video mais atual e o melhor, ao mesmo tempo que vc pode ter um aumento de performance tbm podem surgir outros problemas entao, a solução e ficar com o driver mais compativel. Fico feliz que tenha obtido exito.
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 10:16 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fabiobianchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #27 Online: 11 de Abril de 2010, 20:47 »
Sou iniciante e estou com o Ubuntu 9.10

Estou com o seguinte problema: quando entro no modo texto, a tela fica preta e o cursor fica piscando no canto esquerdo superior, só que eu não consigo digitar nada!!! Só fica piscando!!!
Tentei pelo recovering mode, aí eu consigo digitar, mas quando eu dou "enter" só vai para a próxima linha. Não responde a nenhum comando.
Coloquei user em uma linha e a senha na outra e também não deu nada.

Tentei pelas duas opções que você deu e nada. Tentei seguindo outros modos indicados nos posts e nada.
Tentei mudar a resolução da tela e nada.

Por favor me ajude. Estou a 5 horas tentando...
Obrigado

Minha placa é uma Geforce 8500GT da  XFX
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 21:06 por fabiobianchi »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #28 Online: 11 de Abril de 2010, 22:31 »
Ola Fabio, normalmente para abortar qualquer programa que esteja sendo executado no terminal vc digita contrl+c e é abortado na hora outro tbm que vc pode tentar seria o control+z que paralisa o programa e te devolve o controle do terminal, mas no seu caso parece que o sistema esta aguardando a conclusao de algum outro processo para lhe devolver a linha de comando.

Tente visualizar qual e esse processo ja na inicialização do sistema, abra o terminal e digite top. comigo acontecia com o firefox no Ubuntu 7.10 apos estartar o firefox eu nao tinha acesso mais ao terminal no modo texto.

Vc tbm pode tentar com o control+alt+f2(ate f6) para ver se consegue a linha de comando.

Alternativamente proceda instalando normalmente todos os pacotes sugeridos e atualizando todo o seu sistema. Abra o terminal e execute;

sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool && sudo apt-get update && sudo aptitude install envyng-core envyng-gtk && sudo su

Apos entre com sua senha e execute;  

envyng -t

Escolha o recomendado com sinal de (+)
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 19:44 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline fabiobianchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #29 Online: 11 de Abril de 2010, 23:41 »
Platão, acho que você não entendeu.

Com modo texto, eu quis dizer quando vc aperta ctrl+alt+F1, e não no terminal.
Pelo menos é o que eu entendi de como fazer a instalação, explicada lá no primeiro post desse tópico.

Obrigado