Autor Tópico: Ubuntu ou Kubuntu?  (Lida 3487 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Ubuntu ou Kubuntu?
« Online: 16 de Setembro de 2009, 12:03 »
Queria saber as opniões pessoais sobre a diferença entre o Ubuntu e o Kubuntu, quais foram as experiências de cada um. Eu particularmente uso o Ubuntu faz uns oito meses. Já tentei usar o Kubuntu mas achei o gnome mais fácil.

Abraços

Eduardo

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 12:20 »
Tenho usado Ubuntu e realmente é mais fácil de mexer no Gnome, sempre usei o Kde por 3 anos eu acho ou mais em outra distro. mesmo assim a única distro q consigo usar o Gnome é o Ubuntu.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2009, 14:13 »
Uso Kubuntu já faz um tempo e gosto muito da forma que o pessoal do Kde esta se desempenhando sempre com novidades
a cada semana sempre tem alguma boa atualização para fazer, o KDE 4.3 esta muito funcional e belo(o que mais me atrai
para este ambiente). Um visual de entorpecer, ainda faltam algumas coisas, mas acho ele facil e funcional, da mesma forma
que o Gnome, já que vc é livre para adaptar da forma que vc quizer.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2009, 19:17 »
Eu uso Debian!  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2009, 00:26 »
O único problema do Kubuntu é que para instalar um programa do gnome (em GTK) você vai ter que instalar algumas dependências "g".
O único problema do Ubuntu é que para instalar um programa do KDE você vai ter que instalar uma miríade de dependências "k".
Quanto a um ser melhor que o outro, é questão de gosto. Portanto, não se discute. E não se esqueça que nada o impede de ter todos em um só:
sudo apt-get install kubuntu-desktop
sudo apt-get install ubuntu-desktop
sudo apt-get install xubuntu-desktop
sudo apt-get install lubuntu-desktop (em breve)


Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2009, 01:08 »
Antigamente KDE era superior, depois veio a famosa versão 4. e a coisa se inverteu.
Depois o gnome ficou mais popular e o KDE reverteu parte do estrago da versão 4.

Hoje em dia as duas estão equilibradas, tanto em desempenho quando em programas disponíveis, etc... então a escolha se tornou apenas uma questão de gosto mesmo.

Como escolher entre um carro vermelho e um azul.
Googling since 1999.

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2009, 08:11 »
Usei kde durante um bom tempo quando iniciei no mundo linux. Até porque conheci o linux com o kurumin que usava kde.
Conhece o gnome com o ubuntu, tive resistência no começo por achar o gnome feio em relação do kde. O que é verdade de certa forma, a configuração padrão do kde é muito mais bonita que o gnome. Mas com um pouco de maquiagem o gnome fica lindo também.
Mostrei o ubuntu para um amigo e ele gostou muito sistema, ele começou a se aprofundar e conheceu o kde e ele adora. Hoje ele opta pelo kde sem problemas, tudo é linux e questão e gosto mesmo. No linux é assim vc usa o que lhe agrada não o que é imposto.
Ubuntu tá no pário!!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2009, 14:40 »
É questão de adaptar-se, acredito não haver um "melhor" ou "pior", experimente só assim saberá qual lhe agrada, ou melhor você se adapta.  ;)

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2009, 17:27 »
Usei todas essa interfaces gráficas...

Lxde, Xfce, Gnome, Kde,... Confesso que a que mais gostei foi o Gnome, com um pouco de dúvidas sobre o novo Kde!

Gnome: "Nasci" no mundo linux usando ele! Minha primeira distrô foi o Ubuntu! Adoro por ser fácil e funcional! Sem falar de ser amigável e fazer parte do "Ubuntu original", sem nenhuma letra na frente.
Kde: Após o Ubuntu, testei o Big Linux, que usava o Kde 3.5.10! Confesso que o Kde do Big Linux me parece muito diferente do Kde usado no Kubuntu 8.04 e Kubuntu 9.04 Remix com Kde 3.5. Me atrai muito o Big, mas por alguns bugs citados por um amigo dele, não instalo!
Confesso que já testei o Kubuntu 9.04, não consegui me adaptar. O visual é maravilhoso, mas o Kde 4.2.2 deu muitos bugs e eu o deixei de lado... Já voltei a instalá-lo no meu PC umas 2 vezes... Duas tentativas em vão... Parece que vou instalar junto com o GNOME só pro caso d'eu querer usar um desktop bonito!
Xfce: Após deletar meu Windows, quis testar algo novo... O Xubuntu me parecia uma boa opção... Podia até ser parecido com o Gnome, mas, sei lá, não é funcional como só o Gnome é... O Gnome é prático... Sem falar que ele não reconhecia meus outros HDs, pra montar seria um sacrifício... Não consegui me acostumar.
Lxde: Não vi nada demais... O visual lembrava o Windows Vista, mas deixou muito a desejar em funcionalidade e compatibilidade... Não quis mais.

Offline ubuntunoob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Cheguei... :(
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2009, 18:18 »
Eu também achei o Gnome mais fácil, as opções dele são mais "fáceis" de se localizar. Fico muito perdido no KDE, principalmente na versão 4. Já usei todas as interfaces gráficas mais populares, e as que mais gosto são o Gnome (realmente adoro aquelas duas barrinhas, é a cara de um Linux!) e o Xfce (Leveza e praticidade!).

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2009, 18:59 »
Sempre acho o mais sensato se escolher a GUI padrão da distro que se pretende usar, salvo certas distros.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2009, 19:11 »
dentre as duas prefiro o gnome, embora atualmente eu use o ubuntu jaunty com o lxde, mais leve, mais simples e mais rápido. em outra maquina o pclinuxos/lxde.
mas como disseram acima, o bom do linux é voce poder escolher
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2009, 11:50 »
Não iniciei esse tópico para discutir "pior" ou "melhor", pois cada sistema possui suas peculiaridades, seus prós e contras e como já disseram os colegas, isso vai depender da necessidade e do gosto de cada um. Foi com o único intuito de troca de experiências. Agradeço a todo pessoal que respondeu minha pergunta. Quero acrescentar ainda que o Ubuntu possui a versão LTS (Long Term Support) que é lançada a cada dois anos e possui 3 anos de suporte e atualizações o que não ocorre com o Kubuntu em que todas versões possuem suporte de 18 meses. No meu caso isso não faz diferença pois atualizo a cada lançamento, inclusive já separei minha pasta home em outra partição e só formato a partição do SO, facilitando muito as atualizações para novas versões. Tenho até dois arquivos de texto salvos com o famoso apt-get install... contendo minhas preferências. Quando atualizo a versão somente copio e colo no terminal.

Mas o que quero mesmo é fomentar a discussão para dar subsídios pra mim e pra outros usuários para a decisão de usar Kubuntu ou Ubuntu. Acho que, mesmo prefirindo o Gnome, vou instalar o kubuntu-desktop para testar, como ensinou nosso colega 0tacon.

Quem tiver mais opniões, por favor postem.

Abraços

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2009, 13:57 »
Tenho até dois arquivos de texto salvos com o famoso apt-get install... contendo minhas preferências. Quando atualizo a versão somente copio e colo no terminal.

Não faz isso, não!  :D Dá permissão de execução para esses arquivos e roda eles direto! Você, na verdade, escreveu dois scripts; não depende de terminal para rodá-los!  ;)

Mas o que quero mesmo é fomentar a discussão para dar subsídios pra mim e pra outros usuários para a decisão de usar Kubuntu ou Ubuntu. Acho que, mesmo prefirindo o Gnome, vou instalar o kubuntu-desktop para testar, como ensinou nosso colega 0tacon.

Apesar de conhecer Unix há muitos anos (na era triássica eu fui administrador HP-UX num ambiente pequeninho), sou entrante no Linux e no Ubuntu. Estou desde junho neste mundo, apenas. Comecei com o Gnome e fiz algumas "visitas" ao KDE, mas nunca tinha me aventurado a considerar uma migração completa. Isso mudou neste fim de semana. Migrei do Gnome para o KDE, estou sofrendo um pouco com a adaptação mas, no que eu já me habituei, estou achando melhor que no Gnome. É uma solução gráfica mais elegante, mais intuitiva... Na minha opinião, o Gnome só parece mais fácil, mas é só uma questão de se acostumar e o KDE acaba ficando ainda mais fácil.

Abs.
Cassiano

Offline fetter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu ou Kubuntu?
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:10 »
Eu particularmente prefiro o kutuntu, tenho 3 ambientes instalados aqui, além do gnome e do kde 4.3 tenho o lxde, que uso quando preciso de alguma máquina virtual.

O Kde é muito mais fácil de ser personalizado em relação ao gnome, pelo menos para mim, sem contar que o aspecto visual do kde é excelente, enquanto o gnome precisa de uma ajudinha do compiz pra ficar legal.
Se você olhar para o céu e não ver as estrelas... se liga! Já amanheceu!