Autor Tópico: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!  (Lida 90042 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Online: 18 de Setembro de 2009, 01:45 »
Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!

Pelo visto o pessoal que desenvolve o Empathy cumpriu o que prometeu no Ubuntu Developers Summit em Barcelona. Isso vai ser excelente para os novos utilizadores que sentem logo de cara essa falta. Acho que depois de novas funcionalidades implementadas, um bom suporte a customização e configuração será melhor para a adaptação de usuários que tanto dependem do MSN.

+ info: http://cass.no-ip.com/~cassidy/blog/index.php/





" Para quem anda atento aos bastidores da comunidade de software livre, sabe que tem havido desde há algum tempo um certo sentimento de amor / ódio entre os utilizadores e programadores do projecto Pidgin. Alguns utilizadores chegam mesmo a acusar os programadores do Pidgin de arrogância e falta de sensibilidade em relação às funcionalidades que a comunidade realmente necessita deste programa.

Talvez devido a razões de falta de flexibilidade e falta de transparência no desenvolvimento do Pidgin, levou a que o Empathy seja o novo programa de mensagens instantâneas no Ubuntu Karmic Koala.

Este sub-projecto sobre a alçada do projecto Gnome, irá na próxima versão do Ubuntu substituir simultâneamente o Pidgin e Ekiga (que quase ninguém usa) como aplicação por defeito para respectivamente desempenhar a tarefa de cliente de mensagens instantâneas e VOIP.



Pessoalmente acho que esta decisão ocorre também (mas não só) numa tentativa de libertar o espaço de duas aplicações e alguma das suas dependências e concentrar as suas funcionalidades apenas numa aplicação. Isto porque pensando bem neste aspecto chega-se à conclusão os 700 MB já começam a ser uma barreira para colocar todas as inovações que o Ubuntu pretende.

Obtivémos esta garantia de um elemento da equipa comunitária do Ubuntu que esteve no encontro de programadores Ubuntu Development Summit (UDS) que assisitiu à discussão que houve sobre esta decisão. Acerca do Empathy propriamente dito para um projecto bastante jovem conta já com algumas funcionalidades interessantes:

* Multi-protocolo: Jabber, Gtalk, MSN, IRC, Salut
* Auto away e extended away
* Reestabelecimento de ligação usando o Network Manager
* Chat privado e em grupo (com suporte de correcvtor ortográfico)
* Suporte poderoso de temas (incluído suporte de temas Adium)
* Registo de conversas tal como visualização e manipulação dos mesmos
* Suporte de voz e video através do uso do protocolo SIP e XMPP (incluindo suporte de chamadas Google Talk)
* Transferência de ficheiros no protocolo XMPP
* Geolocalização de contactos em mapa


Mas que funcionalidades relevantes faltam neste promissor programa de mensagens instantâneas, para se tornar numa alternativa mais atractiva?

* Suporte para transferência de ficheiros entre o protocolo MSN
* Suporte de modo invisível do protocolo MSN
* Suporte de mensagens offline do Protocolo MSN

Contudo, os programadores do Empathy que marcaram presença no UDS, garantiram que caso o Empathy fosse incluído no Ubuntu, com o apoio da comunidade iriam conseguir implementar não só as funcionalidades em falta como outras funcionalidades a tempo do lançamento do Ubuntu Karmic Koala. "


ref: http://www.infonoticias.eu/noticias/4925/09/jun/empathy-substitui-pidgin-karmic-koala

« Última modificação: 18 de Setembro de 2009, 01:51 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2009, 03:12 »
Realmente é uma boa notícia. Quem instalar o Karmic não vai precisar mudar de programa, só por conta do audio e vídeo.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2009, 07:39 »
Eu havia lido esta notícia nos sites gringos. Este é um passo que a anos a comunidade têm tentado dar. Neste quesito é um verdadeiro divisor de águas.

Agora uma coisa que ainda me incomoda muito seja no empathy como no pidgin, é o fato de não disponibilizar a conexão via usuário e senha na inicialização para cada usuário.

Em casa por exemplo sou forçado a usar o Amsn ou emesene pelo fato de eu e minha esposa possuirmos users diferentes para msn e usarmos a mesma conta no ubuntu...

Esperemos o lançamento!!

Abrs.
Junior

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2009, 08:06 »
Agora uma coisa que ainda me incomoda muito seja no empathy como no pidgin, é o fato de não disponibilizar a conexão via usuário e senha na inicialização para cada usuário.
Em casa por exemplo sou forçado a usar o Amsn ou emesene pelo fato de eu e minha esposa possuirmos users diferentes para msn e usarmos a mesma conta no ubuntu...

basta ativar e desativar as contas no pidgin quando for usar, ou nao salvar as senhas. realmente nao entendi o problema  ::) acho isso um ponto positivo neles.
; Linux is almost there!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2009, 08:10 »
Em casa por exemplo sou forçado a usar o Amsn ou emesene pelo fato de eu e minha esposa possuirmos users diferentes para msn e usarmos a mesma conta no ubuntu...

Vc está querendo uma solução para um problema que não existe. Vc pode configurar as contas como dito acima, ou fazer o correto e usar duas contas de usuário no Ubuntu.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline leo-angola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2009, 08:31 »
boa esta postagem, tenho pouco tempo usando o ubuntu e realmente me sentia frustrado as noites em que quis usar a webcam e nao conseguia atravez do Pidgin e outro mencionado, testarei este para ver como fica, honestamente espero que tenha uma boa qualidade na transferencia de audio e video.

Sempre inovando e assim vai se vivendo

Offline cooperrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2009, 09:00 »
Isso é uma otima noticia.
Eu aos poucos estou saindo do amsn e tenho usado mais nele, tem uma facilidade de poder usar o gtalk e msn na mesma lista, isso me facilita...
Mas algumas coisas também faz muita falta, uma delas é a transferencia de arquivos para protocolo msn e outra coisa também é o suporte a nicks coloridos, parece que não mas faz falta, pois hoje em dia muitos usam cores no seu nick ae temos que ficar procurando por email a pessoa para identifica-la, o suporte somente para ver os nicks coloridos já seria o fundamental, ate mesmo por que prefiro meu nome la comum, pretinho mesmo :P.

Quanto ao audio e video, uso o ubuntu 9.10 alpha 6 e ainda não tem nada implantado, pelomenos não acho as opções, elas ficam desabilitada. Mas vamos aguardar... :D Será show de bola, mesmo que eu não use, mas vai atrair bastante gente que usam e sente falta disso no linux.

Outra coisa... Ele nao tem suporte a bloquear alguem da lista de contatos do msn não? Ainda não vi como.
Linux User ID - #471201
Blog - http://robsonestevam.blogspot.com
"A dúvida é o principio da sabedoria."

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2009, 09:15 »
to ficando velho, esses recursos so' me atrapalham. fico meia hora tentando decifrar o q a pessoa ta falando, ou pq ela usa uma fonte rosa manuscrita e 50% do texto e' substituido por bonecos dancando. sem falar q devo usar o scroll para ler uma unica frase. acho isso falta de etiqueta, e' mais uma questao pessoal do q tecnica. deve ser por isso q o twitter faz sucesso, 140 caracteres secos.
; Linux is almost there!

Offline cooperrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2009, 09:43 »
yzarc, Eu falei dos nicks somente, não das mensagens...  Eu tambem detesto aquelas frases cheio de imagens que as vezes tem nada haver com a palavra em si... Mas como muitos usam nicks coloridos acaba ficando aquele monte de tag na lista de contatos complicando a identificação de quem esta ali, rs...
Abraços.
Linux User ID - #471201
Blog - http://robsonestevam.blogspot.com
"A dúvida é o principio da sabedoria."

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2009, 13:10 »
Isso vai ser bom pro pessoal do pidgin acordar um pouco.
Googling since 1999.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2009, 14:01 »
Em casa por exemplo sou forçado a usar o Amsn ou emesene pelo fato de eu e minha esposa possuirmos users diferentes para msn e usarmos a mesma conta no ubuntu...

Vc está querendo uma solução para um problema que não existe. Vc pode configurar as contas como dito acima, ou fazer o correto e usar duas contas de usuário no Ubuntu.

Entendo, mas é de fato uma questão de ponto de vista, pois no meu caso o usuário de IM é a única aplicação que tenho que não é de uso comum a minha esposa...

Mas como disse trata-se de ponto de vista.

Abrs.
Junior

alarcon

  • Visitante
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2009, 17:04 »
Eu havia lido esta notícia nos sites gringos. Este é um passo que a anos a comunidade têm tentado dar. Neste quesito é um verdadeiro divisor de águas.

Agora uma coisa que ainda me incomoda muito seja no empathy como no pidgin, é o fato de não disponibilizar a conexão via usuário e senha na inicialização para cada usuário.

Em casa por exemplo sou forçado a usar o Amsn ou emesene pelo fato de eu e minha esposa possuirmos users diferentes para msn e usarmos a mesma conta no ubuntu...

Esperemos o lançamento!!

Abrs.
Junior

Não sei se te entendi direito, mas para abrir múltiplas instâncias do pidgin pelo terminal basta digitar:

pidgin -m &

para cada pessoa que vc quer abrir uma janela do pidgin.

Tal informação está no seguinte comando (no terminal):

pidgin --help

Você pode editar o menu que chama o apliativo e colocar lá pidgin -m ao invés de só pidgin.

Detalhe: constatei isso usando o Ubuntu 9.04 com o pidgin 2.6.1, portanto não sei se é válido para todas as versões anteriores a essa do pidgin ou do Ubuntu.


PS: O pidgin 2.6.2 instalável no Ubuntu 9.10 alpha5 também já dá suporte a áudio e vídeo para o protocolo gtalk como pude testar num pendriver.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2009, 17:06 por alarcon »

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:27 »
Não vi nada de audio e video no Empathy muito menos no Pidgin 2.6.2

Uso o amsn e tudo que mais quero e sair dele, mas ta complicado, não sei se conhecem o "Kakaroto" acho que é esse o nick do filho da #### que tbm desenvolve o amsn, o cara é um grosso, ridiculo mesmo, nao quero nem saber do amsn 2(isso se um dia vier a existir, quem sabe em 10 anos, vai la no forum do amsn perguntar a data de lanćamento que vc vai conhecer o kakaroto e entender pq to falando isso dele), o jeito mais uma vez é esperar o Empathy ou Pidgin resolverem =]
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:47 »
Não vi nada de audio e video no Empathy ...

Essa função está sendo implementada, está nos últimos ajustes, tem como você instalar. Eu já adicionei essa funcionalidade e estou testando. Ainda precisa da correção de alguns bugs, mais já dá para ter uma idéia. Basta você adicionar esse recurso e testar. É possível que até o lançamento do Ubuntu 9.10 ela esteja totalmente funcional.

Vamos aguardar.
Ok,
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 20:49 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Protocolo MSN com áudio e vídeo no Empathy!
« Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2009, 20:50 »
Não vi nada de audio e video no Empathy ...

Essa função está sendo implementada, está nos últimos ajustes, tem como você instalar. Eu já adicionei essa funcionalidade e estou testando. Ainda precisa da correção de alguns bugs, mais já dá para ter uma idéia. Basta você adicionar esse recurso e testar. É possível que até o lançamento do Ubuntu 9.10 ela esteja totalmente funcional.

Vamos aguardar.
Ok,

humm, correto

Quanto ao pidgin alguém tem idéia?
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/