Excluir um grub - RESOLVIDO

Iniciado por Joy, 17 de Setembro de 2009, 11:20

tópico anterior - próximo tópico

Joy

Ola, tive alguns problemas na instalçao do Ububtu e gostaria de uma ajuda.

Tenho um note CCE, particionado, com dual boot/winXP e Ubuntu 9.04. Bem quando fui instalar a primeira distr Ubuntu, (ja tinha o XP) escolhi a opção lado a lado. só que ai, quando ia instalar as atualizações dizia não ter espaço no disco. Eu tentei de tudo e não consegui aumentar a partição do Ubuntu, então eu instalei outra distribuiçao Ubuntu em uma partição com mais espaço e deu tudo OK. Só que ao excluir a partição que tem a distribuição com pouco espaço (e não estava sendo usada) e o sistema não inicializou, pois não desinstala o GRUB. Resumo: tive que reinstalar na partiçao com pouco espaço só pra poder inicializar o sistema. ta funcionando tudo OK, só que estou com 2 distribuições Ubuntu e + o windows XP.Como resolvo isto?

clcampos

A melhor maneira quando teve o problema não seria reinstalar o Ubuntu na partição pequena e sim recuperar o grub.

É complicado falar o que você deve fazer sem saber mais do seu sistema, e como quer que ele fique.

Por exemplo:

É importante saber o que vai fazer com essa partição pequena? Como esta hoje seu particionamento e como vai ficar depois!

Pois você pode entrar no Ubuntu (que vai ficar), acertar a partição como deseja, deletando o Ubuntu da partição pequena e depois recuperar o grub com as dicas do tópico Mil e uma maneiras de se recuperar o Grub.

Porém você pode vir a ter algum problema, mas ai dependendo de como vai ficar o HD.

Aguardamos retorno.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Joy

Desde ja, obrigado pelo interesse. Meu sistema, se entendi a pergunta, quero que fique com a partição C:(windows),D: (Partiçao do windows onde tenho meus arquivos), e a partiçao do ubuntu. A partição C e D estão como quero ja. Só preciso organizar o ubuntu para ocupar o restante do HD em uma unica distribuição. acho que é isso, qualquer coisa só perguntar, mas lembrando que sou iniciante um linux e, apesar de estar a 15 dias sem usar o windows (pois consigo fazer tudo em linux), desconheço uitas coisas.

Joy

lendo uma dica do tutorial recomendandado (mil maneiras de recuperar o grub), descobri o comando fdisk. ai esta o resultado:
root@joy-laptop:/home/joy# sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x3f193f18

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        5099    40957686    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            5100       14593    76260555    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            5100        8923    30716248+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda6            8924       14042    41118336   83  Linux
/dev/sda7           14043       14267     1807281   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda8           14268       14571     2441848+  83  Linux
/dev/sda9           14572       14593      176683+  82  Linux swap / Solaris

Rsrocha

Caro amigo joy, sugiro ao amigo dar uma reorganizada nesta "bagunça" de partições que você fez, veja bem, você pode ficar com estes 75GB para o windows, embora eu ache totalmente desnecessário, e com os outros 45GB sugiro um modelo de particionamento mais ou menos assim:

10GB para ser a partição /
02GB para ser a partição /swap solaris
33GB para ser a partição /home

Pois é muito vantajoso ter a partição /home separada, para em caso de precisar reinstalar o Ubuntu você não perderá seus dados salvos na pasta /home.
Para isso eu recomendo você usar o gparted(Do LiveCD do Ubuntu) e apagar todas as partições reservadas ao Linux e reiniciar do zero com o modelo de partição acima citado.

Joy

Era exatamente isto que eu pretendia fazer: Organizar a bagunça (tenho consciencia disso, ta uma bagunça mesmo). Só que como falei, sou iniciante em linux. como faço isso sem perder o que ja esta muito bom?

clcampos

Exatamente o que você não quer perder?

Os programas instalados? Se sim de uma pesquisada por remastersys.

No seu lugar eu faria praticamente o que disse o Rsrocha alterando apenas o tamanho da swap, para no máximo uns 512Mb (você tem mais de 1Gb de Ram, certo?), e a raiz para uns 12Gb, ou 15Gb, dependendo ai se você gosta muito de instalar coisas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Joy

O que não quero perder são os drivers, cofiguração de som e de wireless que foi bem dificil.
E, como falei, sou iniciante, como fazer isso? alguem sabe de um tutorial?

Tota

Rsrocha

Caro amigo Joy, faça como sugeriu o clcampos, no Linux existe um maravilhoso programa chamado Remastersys que faz uma cópia fiel do seu atual sistema(Tudo - Drivers, programas, acessórios...) que você possui instalado na sua máquina e faz dele uma .iso(No seu caso um LiveDVD) que você vai usar para instalar, depois que você corrigir as suas partições. Em outras palavras, você vai ter seu próprio sistema operacional e instalar onde quiser.

Joy

Fiz o CD de imagem. e ja pesquisei qual a melhor maneira de consertar minha bagunça, só preciso agora um passo a passo para excluir um dos grubs.

Rsrocha

Caro amigo Joy, quando você fizer a instalação do Ubuntu ele vai salvar o grub no MBR(Caso peça para salvar no MBR ou partição você deve escolher MBR) e automaticamente vai haver só um grub funcional uma vez que ao inicializar o computador ele vai direto no MBR e interpreta os comandos ali dispostos. Como você possui um único HD este é o caminho padrão. 

Joy

Bah amigo Rsrocha,  resolvi muito facil com a tua dica final.  ta tudo beleza. obrigado (extensivo aos demais amigos que ajudaram. )