Autor Tópico: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04  (Lida 12419 vezes)

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2009, 12:20 »
Não sei se muda algo,mas instalei através do wubi dentro do XP.

Meu amigo, não sei se isso influencia em alguma coisa.

Os procedimentos que fizemos foram:
- inserir novos mirros em sua sources.list, com isso a possibilidade de adquirir  diversos pacotes aumenta;
- inserção de chave de autenticação para repositórios launchpad;

Não sei porque está dando esse problema em sua distro.

Confesso que a partir daqui não sei mais como proceder.

Lembro que sua conexão com a net tem que estar ativa pelo ubuntu.

Outra opçõa seria baixar o pacote gnome-ppp com extensão ".deb" na net e instalá-lo no ubuntu.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2009, 12:22 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Dênis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2009, 23:22 »
Pessoal tenho pc com dual boot, um com Windows 7 e o outro com o Ubuntu 9.04.
No Windows 7 a internet conectou na boa, bastou apenas que instalasse o software da Ralink que é da msm plataforma. Enfim... gostaria tbm que o Ubuntu conectasse à internet. Só que tem me dado muito trabalho, pq tenho internet via-rádio.

Bem, lendo http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao/Wireless, aprendi que tenho que instalar o ndiswrapper, mas não antes de instalar o ndisgtk. Tenho que instalar o ndiswrapper, para que eu possa instalar o driver da Ralink para Linux.

Ps: O ndisgtk e ndiswrapper tem no próprio cd do Ubuntu que estava no drive E:, tinha tbm no meu pen drive pq consegui avulso os arquivos.

Ficou assim, então...

administrator@ubuntu:~$ sudo apt-get install ndiswrapper-utils
[sudo] password for administrator:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote ndiswrapper-utils não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte
No entanto, os pacotes a seguir o substituem:
 ndiswrapper-common
E: O pacote ndiswrapper-utils não tem candidato para instalação
administrator@ubuntu:~$ sudo apt-get install ndiswrapper-common
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
 ndiswrapper-common já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
administrator@ubuntu:~$ sudo apt-get install ndisgtk
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote ndisgtk
administrator@ubuntu:~$

Como vcs viram não consegui que encontrasse o ndisgtk. Pq? Além de ter ele na pasta "pool" do SO no drive E: e de ter conseguido os arquivos avulsos que coloquei no pc, pq não os reconheceu?! Acho que se eu resolver o problema do ndisgtk, poderia instalar tranquilo o ndiswrapper, para que eu possa depois instalar os drivers da Ralink para Linux.

Até agora não encontrei um instalador da Ralink para Linux, seria a solução para meu problema, procurei no próprio site deles e em outros e nada. A não ser nesse site que encontrei apenas os drivers, http://www.opendrivers.com/search.php que no meu caso é "Ralink RT61 Driver Linux".

Se me ajudarem a encontrar a solução para esse problema, ficarei muito grato.
Penso até em formatar e ficar apenas com o Ubuntu 9.04. =]]






Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2009, 08:15 »
Como vcs viram não consegui que encontrasse o ndisgtk. Pq? Além de ter ele na pasta "pool" do SO no drive E: e de ter conseguido os arquivos avulsos que coloquei no pc, pq não os reconheceu?! Acho que se eu resolver o problema do ndisgtk, poderia instalar tranquilo o ndiswrapper, para que eu possa depois instalar os drivers da Ralink para Linux.
Até agora não encontrei um instalador da Ralink para Linux, seria a solução para meu problema, procurei no próprio site deles e em outros e nada. A não ser nesse site que encontrei apenas os drivers, http://www.opendrivers.com/search.php que no meu caso é "Ralink RT61 Driver Linux".
Se me ajudarem a encontrar a solução para esse problema, ficarei muito grato.
Penso até em formatar e ficar apenas com o Ubuntu 9.04. =]]
Caro amigo, aqui nessa mesma lista eu postei como configurar (via interface gráica) a internet via radio no ubuntu. Já deu uma lida e testou os procedimentos?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2009, 08:31 »
Meu amigo Elipse, dá uma olhada nesse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55935.msg318232.html#msg318232 , acho que o problema pode ser o mesmo que o seu, depois que li isso achei que seu caso poder ser o servidor de conexão com os repositórios.

Estou pesquisando para ver se a gente consegue resolver isso...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Elipse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2009, 09:06 »
Mpmoraes
Agradeço sua dedicação a resolver este problema, em pesquisas que tenho feito no Fórum notei que vários colegas tem esta dificuldade de acessar a internet em vários sistemas, acredito que deve ser uma falha desta versão 9.04, vi que agora em outubro será lançada a versão 9.10, quem sabe este problema estará resolvido, pelo visto terei que adiar meus planos para o Linux.

Offline Dênis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2009, 02:04 »
Resolvi definitivamente meu problema de conexão com a internet utilizando o ubuntu 9.04, que até então a internet só funcionava no Windows 7. Na plataforma do windows está instalada o programa da Ralink, pensava eu que seria mais difícil me conectar a internet no ubuntu.

Depois de entrar no terminal e inserir "pppoeconf"  digitei o login e senha do meu prestador de serviço de banda-larga, consegui acessar a internet.  :o Nem acredito que consegui. Quero agradecer pela atenção. Depois de resolver meu problema, penso numa maneira de formatar o pc e instalar apenas o Ubuntu. Até lá vou ler bastante os artigos do fórum, e para outras dúvidas que eu tiver. Muito obrigado msm mpmoraes e Elipse pelo aprendizado.

Abraços.

Offline Elipse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Configuração de internet via-rádio no Ubuntu 9.04
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:22 »
Caros amigos.
Consegui configurar a conexão via rádio, entrei em editar, conexões, sem fio, e coloquei como manual, com o IP, mascara e gatway e em DNS coloquei o do servidor que me forneceu. Ainda não consigo navegar, pois preciso executar o comando pppoeconf, mas ele não consegue estabelecer uma conexão. Entrei no sinaptic e ele apresentou que o programa tem dependencias. Como faço para resolver? Não tenho drive de CD mas tenho USB.