Autor Tópico: Sharp lança computador de 5" com SO Ubuntu  (Lida 3030 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Sharp lança computador de 5" com SO Ubuntu
« Online: 27 de Agosto de 2009, 22:50 »


A fabricante Sharp anunciou lançamento do novo computador da linha PC-Z1, também chamado de NetWalker. O equipamento possui dimensões de apenas 16,1 por 10,8 por 1,9 centímetros. A tela tem 5 polegadas e é sensível ao toque.

Por seu tamanho diferenciado, é difícil classifica-lo como netbook ou smartbook. Para a Sharp, o NetWalker é uma“ferramenta de internet móvel, que tem como público-alvo pessoas que procuram dispositivos que possuam acesso à internet, dicionário e funções de e-book em um único gadget”.

O aparelho tem memória RAM de 512 MB e 4GB de armazenamento, que pode ser expandido para até 16 GB por meio de cartão microSD. O computador possui Wi-Fi, teclado QWERTY, processador i.MX515 Freescale de 800 MHz, seu sistema operacional é o Ubuntu 9.04 e a bateria pode durar até 10 horas.

O lançamento no mercado japonês está marcado para o dia 25 de setembro e tem preço estimado em US$479,00. O NetWalker ainda não tem previsão para chegar no Brasil.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Sharp lança computador de 5" com SO Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2009, 23:13 »
Achei um substituto pro meu EeePC 701 quando ele bater as botas? Quando isso acontecer, eu tenho a idéia de pegar outro 701 mesmo, mas não sei se estarão disponíveis  no mercado por muito tempo agora. Os modelos atuais do Eee pra mim estão mais pra sub-notes do que netbooks propriamente ditos... portabilidade máxima pra mim é fundamental, e a touch-screen desse aí é um atrativo, sem falar na bateria de 10 horas. E já vem com Ubuntu instalado! ;D

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sharp lança computador de 5" com SO Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:09 »
Pioneira no uso do Linux em eletrônicos de consumo — numa época em que handhelds ainda eram chamados de agendas digitais — a Sharp anunciou o lançamento do Netwalker PC-Z1, que roda uma versão do Ubuntu (uia!). Mais que um computadorzinho novo no pedaço, ele pode ser o precursor de uma nova tendência do mercado de oferecer uma alternativa menor e mais leve para acessar à internet e consumir conteúdo digital, do mesmo modo como foi a proposta original dos netbooks antes de virarem notebooks compactos, diga-se de passagem.

PC-Z1_on_handO PC-Z1 adota o clássico formato clamshell e vem equipado com uma tela LCD sensível ao toque de 5 polegadas com resolução nativa de 1.024 × 600 pixels, teclado QWERTY e um curioso mouse que move o cursor com o movimento do polegar direito sobre um sensor óptico, confirmando as opções por meio de dois botões localizados no lado esquerdo. Fechado, ele mede 16,1 × 2,0 x 10,9 cm (LxAxP) e 410 gramas de peso.

Seu processador é um Freescale modelo i.MX515 de 800 MHz, baseado no núcleo ARM Cortex-A8 e que integra suporte para OpenGL ES 2.0, OpenVG 1.1 e decodificação de vídeo HD 720p via harware. Ele vem com 512 MB de RAM e 4 GB de disco SSD (sendo 2 GB livres  para armazenamento de dados) com capacidade expansão por meio de cartões SDHC. Ele já vem com interface WiFi 802.11 bg, uma porta USB 2.0 padrão, uma USB mini e saída para fone de ouvido com plug de 3,5 mm. Curiosamente, o equipamento não tem suporte para WAN/redes de celulares nem bluetooth embutido. Sua bateria de íons de lítio tem uma autonomia estimada em torno de 10 horas com tempo de recarga de 3,5 horas com o equipamento desligado.

O sistema operacional é uma versão do Ubuntu 9.04 para ARM customizado pela Sharp que é capaz de iniciar em três segundos. Graças a isso, o PC-Z1 roda alguns aplicativos já conhecidos pelo mercado como o navegador Firefox, cliente de email Thunderbird, gerenciador de calendários SunBird, suíte de aplicativos de escritório Open Office 3.0 e outras miudezas como o Totem Video Player, editor de textos gedit, etc. O sistema é compatívo com os padrões de vídeo MPEG4, H.264 e WMV (apenas VC-1), áudio MP3, AAC e WMA, Flash 8 e PDF.

O produto estará disponível em três cores sendo que os modelos na cor preta (PC-Z1-B) e branca (PC-Z1-W) devem chegar nas lojas do japão  a partir do próximo dia 25/09 com preço sugerido de 44.800 ienes ( R$ 891). O modelo na cor vermelha (PC-Z1-R) está programado para o final de outubro.

http://zumo.uol.com.br/2009/09/09/gadget-do-dia-sharp-netwalker-pc-z1/

http://www.sharp.co.jp/netwalker/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
boot de 3s é realidade, veja o video.
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:39 »
boot de 3 segundos é realidade, veja o video.
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=zoOYdMtmZS0
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.