Autor Tópico: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!  (Lida 7827 vezes)

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Online: 08 de Outubro de 2009, 01:17 »
Olá a todos, eu e meus dois amigos estamos desenvolvendo um novo conceito de ambiente gráfico, e como é um projeto de faculdade, ele possui diversos requisitos a serem completados, por isso estou aqui querendo trocar uma idéia com algumas pessoas que entendem sobre ambientes gráficos e consequentemente tirar algumas dúvidas.

Bom, hoje eh um dos primeiros dias que eu to com essas dúvidas e estou postando para não esquecê-las e dar continuidade ao trabalho mais rápido possivel entao lah vao as duvidas...

1.Primeiramente, eu posso criar um ambiente totalmente novo para qualquer sistema? O que faz o ambiente gráfico nessariamente rodar?

2.Criando ou modificando um ambiente gráfico necessáriamente precisarei adicionar algo na parte de programação???

3.Alguem sabe mais locais onde posso me informais mais sobre ambientes gráficos?


Obrigado, conto com ajuda de vcs, valeu!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:28 »
Ola,

acredito que deveria começar pelo X window sistem

O popular X11 é mantido pela freedesktop.org ( X86consortium )

Ele é o responsavel por controlar as requisições dos ambientes graficos e o shell

Existem varios ambientes graficos como dentre outros ( devem haver uns 15 ou mais ) kde, gnome, lxde, enligthenment, e o windows maker, feito por um brasileiro, Marcelo Kojima, se não me engano


[],s e bons estudos

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2009, 13:33 »
Ola,

acredito que deveria começar pelo X window sistem

O popular X11 é mantido pela freedesktop.org ( X86consortium )

Ele é o responsavel por controlar as requisições dos ambientes graficos e o shell

Existem varios ambientes graficos como dentre outros ( devem haver uns 15 ou mais ) kde, gnome, lxde, enligthenment, e o windows maker, feito por um brasileiro, Marcelo Kojima, se não me engano


[],s e bons estudos

Muito obrigado pela resposta,

sim eu ando pesquisando diversos, mas nesses ultimos dias so olhei o kde e o gnome... com ctz irei verificar esses que vc me falou e dar uma olhada no X window, com ctz isso vai me ajudar muito, pois na realidade eu nao preciso fazer o ambiente gráfico fisicamente, mas eu preciso convercer a todos que eh possivel fazer, e o q necessita para tal ação!

valeu!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2009, 16:37 »
Quer uma sugestão, reescreva o Gnome em Qt que seu projeto vai agradar muita gente e tu vai ficar famoso  ;D

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2009, 21:02 »
Quer uma sugestão, reescreva o Gnome em Qt que seu projeto vai agradar muita gente e tu vai ficar famoso  ;D



opa to pesquisando aqui sobre isso, com certeza vai ajudar muito no meu trabalho, quando finalizá-lo irei postar aqui, sera mais ou menos em dezembro... acompanhem ;D

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2009, 09:15 »
Para vc entender os conceitos, eu sugiro uma lida em alguns projetos de WM:

PyWM - um wm construído em python
http://pywm.sourceforge.net/

Aewm - um wm mínimo
http://en.wikipedia.org/wiki/Aewm

evilwm
http://www.6809.org.uk/evilwm/

e outros no estilo...

Como se trata de um projeto didático, é bem interessante vcs entenderem os princípios mais elementares de um gerenciador de janelas, as filosofias de design, e até ter acesso a códigos bem mais enxutos.

Abraços e bons estudos!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Desenvolvendo um novo ambiente gráfico!
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2009, 19:39 »
Essa semana conversarei com os professores, e levarei todo esse conteúdo, muito bom mesmo, pq agora eu posso provar que é possivel, dae a partir dae so desenhar e mostrar o conceito!

Muito obrigado a todos que contribuiram ateh agora!

Vamo que vamo!!!!