Autor Tópico: Re-estruturação Já  (Lida 12112 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re-estruturação Já
« Online: 23 de Abril de 2006, 01:23 »
Departamentalização é o critério adotado para o agrupamento de atividades em comum. Mas será que devemos seguir a risca este conceito para podermos melhorar a estrutura do nosso fórum? É o que veremos adiante.

As pessoas que visitam o fórum Ubuntu Linux têm dificuldade em encontrar soluções para seus problemas, mas não é por falta de respostas nos tópicos ou pela quantidade que é produzida aqui. A verdade é que, em termos de categoria, elas não vêem uma clara referência. E se perguntam, cadê o fio da meada?

A partir daí, repetem-se os tópicos.

Os moderadores do fórum entendem o sitema de busca deste como um guia certo, a salvação, só que não é. Eles reprimem os usuários que duplicam tópicos, pois, ainda não perceberam que realizar uma busca de informações no fórum é uma grande aventura. Por outro lado, eu admito que o recurso não é deficiente, o real problema ainda está na conduta do usuário. Talvez, por falta de discernimento, estes não escolhem um título adequado para seus tópicos e contaminam suas mensagens com informações fora de contexto. Assim, toda vez que fazem uma pesquisa no fórum, se deparam com algum conteúdo sem relação com seus própositos.

Então, não é melhor re-estruturar o fórum, moderadores, tornando a Busca um recurso secundário!? Garanto que educar os usuários é um caminho mais difícil, mas, de todo modo, vou contribuir no que for e na medida do possível.

Para fragilizar ainda mais o discurso da desilusão pela estrutura do fórum, eu prego aqui, mais um questionamento: porque seus usuários exprimem insegurança quando iniciam tópicos já adiantando a possibilidade de terem postado suas dúvidas no lugar errado? Pelo que me consta, o tipo de departamentalização adotado no fórum não atende às suas expectativas.

Sugiro, como solução para o caso, a eliminação de qualquer categoria que disvirtue a outra. Por exemplo, os usuários do fórum podem postar na Geral sem se preocuparem em analisar o escopo das demais categorias. Mas, dessa forma, sempre que os usuários tiverem dúvidas sobre algo, eles irão contar com o recurso da busca e as divisões não terão mais importância ou ficarão em segundo plano. Afinal, quem é que vai procurar em página por página, num tópico que trata sobre tudo, as respostas para suas dúvidas? Ora, me poupe!

Ápos esta ação, vamos tratar de delimitar as categorias já consagradas como: Administração,  Segurança, Produção, Programação, Utilitários, Rede e Internet, Multimídia e Gráficos, Jogos. Feito isto, o fórum terá uma estrutura baseada na divisão por área de trabalho e para não confundirmos os seus usuários, as categorias discriminadas por um processo que todos os softwares passam devem ser extintas (é o caso de Instalação).

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2006, 02:40 »
acho que algumas coisas podem ser feitas no sentido de melhorar o fórum:

- tirar esse tal de sub-fórum "geral" que abre portas para uma verdadeira esculhambação na organização dos tópicos
- a busca não é eficiente também porque os usuários não constumam ser exatos nas palavras que escolhem para postar dicas e dúvidas
- as pessoas só entram para ver se suas próprias dúvidas foram respondidas... e isso acaba com o fórum. não sei se vocês já usaram aqueles recursos de "ver todas as mensagens novas" ou "ver todas as mensagens sem resposta. Quem quer ser ajudado tem que tentar ajudar também. Afinal, ninguém é pago aqui para tirar dúvidas de ninguém. Essa mensagem, por exemplo achei em "ver todas msgs sem resposta"...

Obs.: não venho aqui dizer que não cometo esses erros. sim, eu os cometo também. mas estou sempre tentando me aperfeiçoar a me tornar mais solidário com quem quer aprender sobre linux

joaomelo

  • Visitante
Com relação à ferramenta de pesquisa:
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2006, 08:43 »
É verdade o que vocês escreveram, ela é muito abrangente, tornando-se ineficiente.
É verdade também que nós usuários ou membros não somos muito criteriosos ao pesquisar.
Mas acho que falta, talvez, um manual da ferramenta de pesquisa aqui do Fórum do K/UBUNTU.

A propósito da organização, publiquei outro dia em "Dicas e Truques", uma experiência minha na instalação do Firefox 1.5.0.2, depois de não conseguir o intento usando o Automatix. E aqui devo fazer justiça quanto ao comportamento do moderador, o galactus. Ele mostrou-me onde estava a mesma dica, trancou o tópico, sem fazer a censura. Achei corretíssima a atitude.
Porém, isso denota mais uma vez que devemos melhorar a ferramenta de busca ou aprendermos a usá-la, pois antes de publicar, pesquisei em "Dicas e Truques" e na seção "Suporte", digitando no campo pesquisa, as palavras "Firefox 1.5.0.2".
É isso.

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Tá difícil....
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2006, 12:21 »
ÉE   pessoal sou ususario a 2 semanas desse forum e já reparei isso que vocês estão discutindo...!
É uma pena tudo isso, pois até agora esse forum já me ajudou muito.  
A ferramenta de busca é um lixo...não consigo pesquizar nada e olha que eu dei uma estudada legal de como se usa ela ....mas como voceis disseram : ela e muito abrangente..não funciona desse jeito...!
Sé não tomarem uma providencia logo....vou procurar informação em outros foruns....!
Alguem conhece algum bom ai...de preferencia em portugues...?????????

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2006, 17:00 »
Problema com busca? Use o Google! Por exemplo, se quiser saber configurar o MP3
Código: [Selecionar]
site:linuxval.org/ubuntu mp3

Ele pesquisa no Fórum usando os mecanismo que consagraram o Google. Ou se preferir siga o tutorial para integrar com o Firefox:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5718
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2006, 18:40 »
Primeiro diz que os usuários postam mensagens e títulos de tópicos que pouco informam, depois que a educação dos usuários é o modo mais difícil... Assim fica ruim. O modo mais difícil é a equipe ter que adivinhar o que o usuário quer informar.

Remover a seção Geral seria a medida mais inviável que poderia ser tomada aqui. Repare que ela foi colocada na última posição da categoria de suporte justamente para evitar que o usuário entre, veja ela e já poste ali. As outras seções estão muito claras, ao menos para mim. Para remover a seção Geral deveríamos no mínimo compensá-la com seções que organizassem os inúmeros tópicos que não fecham com as seções já existentes, e aí, meu amigo, que o fórum vira uma bagunça e teremos aí sim seções com objetivos semelhantes que só atrapalham.

A ferramenta de pesquisa é um lixo? A verdadeira ferramenta de pesquisa encontra-se no link Pesquisar. Se através daquele link você ainda achar que a pesquisa está muito abrangente, talvez seja porque você ainda não consegue resumir os termos de busca. Já a caixa de pesquisa no topo é sim muito abrangente, ela foi colocada lá somente para pesquisas rápidas por assuntos que não são discutidos 10 vezes por dia.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
A ferramenta de busca deve ser um recurso secundário
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2006, 18:38 »
Ei, LaSSarD, se não estou enganado você direcionou a sua mensagem a mim. Mas parece que você se precipitou em alguns aspectos na crítica. Leia e re-leia o tópico novamente e verá que em momento algum eu apontei o recurso de busca do fórum como uma ferramenta inútil ou usei a expressão "lixo" para classificá-la. Lembrando que outros membros assim fizeram.

Muito pelo contrário, atribuí o insucesso nas pesquisas à falta de precisão e ou discernimento dos usuários ao determinarem o título de suas mensagens. O que não concordo é transformar a ferramenta de busca no principal elemento de localização dos tópicos debatidos aqui, no fórum, conforme os moderadores deixam a entender. ':('

Entenda que a Re-estruturação do fórum é benefíca porque assim as categorias não vão mais ficar em segundo plano. Se eu tenho uma ferramenta de busca no fórum que é poderosa e encontra tudo não se faz valer o propósito da diversidade de categorias, basta colocar apenas uma, suponho que seja a Geral e quando alguém quiser encontrar algo sobre qualquer assunto é só fazer uma pesquisa/busca no fórum. Que tal?

E tem mais, no topo desta página nós vemos um recurso que possibilita a procura de informações no fórum, logo penso: se está disponível é pra funcionar. Portanto, não conteste o seu uso alegando ser um erro dos usuários.

Não podemos deixar o conjunto das distintas categorias como elemento secundário no fórum.

Quando o fórum agregar outras categorias já consagradas como MULTIMÍDIA E SEGURANÇA, nós facilitaremos a procura pelo assunto desejado e poderemos reduzir, significativamente, o número de tópicos repetidos. Ora, LaSSarD, é mais fácil associar áudio e vídeo a Multímidia do que a Aplicativo ou Instalação ou a outra categoria. ':wink:'

Reflita melhor...

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2006, 00:07 »
arsolto, perdão, na verdade eu fui falando pela ordem que fui lendo, na verdade eu escrevi um pouco pra cada um que postou aqui, porém sem citar nomes, o que provavelmente causou a confusão.

Admito que levei um tempo pensando no que responder quanto ao que você disse sobre categorias e busca, ou um ou outro, mas acredito ter encontrado uma boa resposta: na pesquisa é possível definir uma categoria específica na qual deseja pesquisar, sendo assim se você deseja saber sobre um problema de hardware do HD você não terá perguntas como "quanto espaço eu deixo livre no HD?" no meio dos resultados da busca.

Não disse que é um erro do usuário, mas aquilo ali definitivamente não pode ser considerada uma "ferramenta de busca". Quando eu era administrador eu pensei em tirar dali, está ali mais por semelhança com o site www.ubuntu.com do que por utilidade.

Áudio e vídeo eu vejo como hardware, mas entendo que é impossível de todos terem as mesmas impressões sobre uma seção ou então as descrições seriam desnecessárias.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não construa o fórum para você e sim para todos.
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2006, 12:16 »
Se aquilo que nós vemos no canto superior desta página não pode ser considerado uma ferramenta de pesquisa, vamos pôr um aviso ao lado da mesma informando que se trata apenas de um adorno para o Fórum Ubuntu.

Só acho que isso é, no mínimo, cômico!

Você disse bem, LaSSarD, VOCÊ vê áudio e vídeo como assunto para a categoria Hardware, mas os usuários de computador e software, no geral, entendem que a palavra "multímidia" se enquadra melhor aos itens áudio e vídeo.

Quanto a isso não resta dúvidas!

Repare que em muitos sítios populares da Internet que agregam e tratam de diversos softwares há uma categoria chamada Multímidia para melhor procura do público-usuário, alguns chegam a adotar denominações mais comuns e fáceis de serem identificadas pelo usuário. No síto de downloads Baixaki vemos uma categoria chamada "Mp3 e Música". Veja também em Superdownloads e em Tucows as categorias disponíveis.

Tenho dito neste tópico outra coisa relevante e que ainda não foi reconhecida pelos membros: a ferramenta de pesquisa deixa o plantel de categorias como elemento secundário no fórum.

Por favor, membros, re-leiam as mensagens que postei anteriormente!

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2006, 12:22 »
Como podem ver o forum esta passando por algumas mudanças e outras virão, vejo audio como hardware tambem, se a pessoa tem problemas com xmms, amarok ou outro player existe a area de aplicativos para isso.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re-estruturação Já
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2006, 19:17 »
:? dupliquei a mensagem!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Eu tenho provas e exemplos!
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2006, 22:34 »
E a categoria "Aplicativos" consegue esclarecer a diferença entre os player's de música que você citou, n3t0 e o OpenOffice ou o Evolution? É melhor realçar a diferença de uma categoria para a outra! Pelo que você disse, administrador, vejo que a estruturação do fórum é feita de forma aleatória, sem uma definição clara do seu tipo e benefício.

Lembro ao membros aqui, mais uma vez, que os usuários de computador e software, NO GERAL, compreendem áudio e vídeo como categoria "Multimídia". A prova disso está nos sítios de downloads mais populares do País. O Baixaki, o Superdownloads e o Tucows são exemplos de sítios que tratam de todo tipo de software e mantêm o cliente bem situado em suas páginas por causa da rigorosa especificação de suas categorias.