Autor Tópico: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook  (Lida 4901 vezes)

Offline alfra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Online: 15 de Agosto de 2009, 21:28 »
Amigos,

Minha experiência com Ubuntu é simplesmente a nível de usuário.

Tenho um desktop com Ubuntu 8.04 (atualmente) e um netbook Acer Aspire One 250 com Ubuntu 9.04 (ou Windows XP em dual-boot) e tenho um cabo ethernet para ligar os dois.

Meu interesse primeiro é compartilhar arquivos entre as máquinas usando o cabo.

Esperava que as máquinas reconhecessem a rede da mesma forma que reconhecem um pen-drive mas vi que não é bem assim.

Qual a maneira mais fácil de compartilhar os arquivos?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2009, 22:29 »
Ola

Primeiramente um cabo ethernet "normal" não irá servir.

Para se criar uma rede "AD-HOC" ( este é o nome para ligar duas maquinas ) é necessário um cabo cruzado ( Cross Cable )

Faça uma pesquisa por "ad-hoc" ( com aspas e tudo ) aqui no forum


[],s

Offline alfra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2009, 00:59 »
Obrigado,

Vou olhar com mais calma.

O cabo cruzado eu imagino que é aquele com plug USB nas duas pontas e um circuitinho no meio, estou certo?

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:01 »
Obrigado,

Vou olhar com mais calma.

O cabo cruzado eu imagino que é aquele com plug USB nas duas pontas e um circuitinho no meio, estou certo?

nao amigo, cabo cruzado é o mesmo cabo de rede que vc usa, com os plugs rj45, só que na hora da montagem do cabo alguns fios são invertidos para haver comunicação entre 2 pcs... procure uma oficina de informatica que o pessoal faz esse cabo pra vc, nao fica caro naum.... e quando pedir diz que quer um cabo crossover...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline alfra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2009, 09:57 »
Adilson,

Ainda não tive tempo de procurar esse cabo.

Mas já vi em algum lugar o cabo com plugs USB nas duas pontas. Este cabo serve para que?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2009, 10:52 »
Este cabo USB emula duas placas de rede. Além de bem caro R$80,00 em media contra R$5,00 de um cabo cross, ele usa a velocidade da porta usb que é bem inferior que de uma placa de rede de "verdade"

[],s

Offline Galach Fiachaire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
consigo enxergar as máquinas, mas não compartilhar
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2009, 18:59 »
Boa noite a todos.

Em primeiro lugar, gostaria antecipadamente de pedir desculpas caso esta mensagem infrinja, de alguma forma, as regras da comunidade, mesmo tendo me esforçado para não fazê-lo. É minha terceira pergunta por aqui, portanto vou tentar ser o mais claro e objetivo possível. Meu problema é o seguinte:

Recentemente, decidi migrar do Windows para o Ubuntu 9.04, e não me arrependi da mudança. Embora meu notebook tenha dado trabalho para operar corretamente com o sistema, estou com tudo funcionando tranquilamente e ainda aprendi um bocado nos tutoriais que utilizei - embora tenha uma experiência razoável de forma profissional com o Windows, sou um "noob" no Linux, mas estou tentando aprender.

Depois de terminar a instalação no meu note e no meu desk, tentei configurar o compartilhamento de pastas, arquivos e impressora sem sucesso algum. Tentei vários tutoriais (inclusive os da documentação do Ubuntu, do fórum e do "Clube do Hardware"), e tudo o que consegui, no máximo, foi que ambos os micros se enxergassem, mas quando tento acessar a rede, recebo a mensagem "Não foi possível montar a localização - Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor".

Já instalei e ativei os serviços SMB e NFS, o portmap, nfs-common, nfs-kernel-server, etc..., indiquei os compartilhamentos via nautilus e também pelo shares-admin, mas não tive sucesso. Quando usava o Windows, a rede funcionava, tenho certeza que não é problema com o hardware.

Minha rede está configurada da seguinte forma (a mesma configuração que usava na rede Windows):

Desktop: ip "manual" 10.1.1.2, Máscara de rede 255.0.0.0, Gateway 10.1.1.1 (endereço padrão do meu modem/roteador) Servidor DNS 200.175.5.139 (padrão fornecido pela operadora)
Notebook: ip "manual" 10.1.1.3, Máscara de rede 255.0.0.0, Gateway 10.1.1.1, Servidor DNS 200.175.5.139
"Grupo de Trabalho": workgroup
Compartilhamento definido pelo nome das máquinas e também pelos endereços de ip individuais (no shares-admin)

Ambas as máquinas estão ligadas ao modem (um D-Link DSL 500-T) através de um switch (Encore, 8 portas), e ambas acessam a internet sem problemas. Outro fato é que quando dou um ping de uma máquina para outra, ambas recebem e retornam todos os pacotes.

Será que alguma alma caridosa poderia me dizer onde é que eu estou errando e me oferecer um pequeno tutorial de como proceder para resolver este problema? Ter o compartilhamento em casa não é uma necessidade básica de existência, mas é uma tremenda mão na roda!  ;D

Desde já sou muito grato por todos os comentários e respostas.

Um grande abraço e uma boa noite,

Erik
« Última modificação: 23 de Agosto de 2009, 19:19 por Galach Fiachaire »
In Black Feathers and Warm Blood I Will lay in the End.

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Rede para compartilhamento de arquivos desktop-netbook
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:10 »
Já tentou acessar a maquina windows com o comando:
smb://10.1.1.2
digitado no nautilus??
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline Galach Fiachaire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
agora que você falou, acabei de tentar...
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:44 »
mas também não funcionou  :'(

Também acabei de tentar essa "dica" do Guia do Hardware: http://www.guiadohardware.net/dicas/usando-nfs.html , sem sucesso. Tenho certeza que não estou conseguindo por causa de alguma coisa besta que não estou percebendo...  ;D

Mas vou continuar na luta...

(só para esclarecer, as duas máquinas estão com o Jaunty instalado nelas, não uso mais o Windows)
In Black Feathers and Warm Blood I Will lay in the End.

Offline Galach Fiachaire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Consegui, e parcialmente resolvido
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2009, 14:09 »
Ok, galera, estou passando para agradecer. Consegui montar a rede via nfs, o "Cliente" (notebook) acessa o "Servidor" (desktop) e vice versa. Eu estava errando na hora de fazer a montagem do diretório compartilhado (havia invertido os ips).

Agora, só gostaria de saber se, para cessar o compartilhamento (desmontar o "volume" correspondente a ele) tem um jeito mais fácil do que digitar o comando "umount" num terminal (tipo, criar um lançador ou algo assim)

De qualquer forma, muito obrigado mesmo!
In Black Feathers and Warm Blood I Will lay in the End.