Os modelos pré-existentes no openoffice são fracos e deixam a desejar em relação a arte.
Para mim a melhor opção é fazer o cartão de visita por meio da opção de criar etiquetas, o que pode ser feito nos seguintes passos:
1) Primeiro vamos em Ferramentas → Opções → Openoffice.org.writer (ou Broffice.org.writer)→Grade e selecione <grade visível> e ajuste a grade horizontal e vertical em 1cm e subdivisão em 4 ou mais pontos. Aparecerá um fino quadriculado que pode ser útil no trabalho artístico do cartão, mas isso é opcional.
2) Selecione em Exibir→Barra de ferramentas→Desenho para ficar mais fácil trabalhar na arte do cartão a ser criado. Na barra de ferramentas de desenho temos a ferramenta caixa de texto para criar textos que podem ser reposicionados livremente e outras ferramentas para desenho como linhas e outras formas básicas que podem ser úteis.
3) Agora clique em Arquivo→Novo→Etiquetas. Na janela Etiquetas que se abre na aba Etiquetas, no campo Formato você vai escolher o formato do papel (formulário contínuo ou folha avulsa) e o tipo de etiqueta. A escolha do modelo de etiquetas é feito escolhendo o “Fabricante” da etiqueta uma boa opção é “Avery A4” (se o papel para impressão é tipo A4) e o tipo da etiqueta “L7413 Business card”. Para papel tipo carta uma boa opção é Fabricante “Avery Letter Size” e o Tipo “5871 Laser Business Card”.
Ainda na Janela “Etiquetas” temos a aba “Formato” que deve permanecer inalterada, a não ser que você queira modificar as dimensões das etiquetas, que na verdade serão os nossos cartões.
Na aba “Opções” a opção página inteira e sincronizar conteúdo deve estar selecionada.
Agora clique em “Novo documento”.
4) Agora temos uma página dividida em etiquetas. Se as margens da página não estiverem adequadas para impressão elas deverão ser ajustadas por meio de Formatar→página. Como só vamos trabalhar na etiqueta superior esquerda, podemos colocar um zoom de até 200%, nessa etiqueta, para trabalharmos com mais facilidade na arte do nosso cartão de visita.
Não se preocupe com a pequena janela “Sincronizar etiquetas” que aparece. Vamos precisar dela no final. Quando o cartão estiver pronto clique nela para que o conteúdo seja transferido para as outras etiquetas da página. Se depois disso o conteúdo da primeira etiqueta for modificado clique novamente em “Sincronizar etiquetas”. As outras etiquetas ficam bloqueadas para modificações. Tudo é feito na primeira etiqueta e depois por meio da ferramenta “Sincronizar etiquetas” o conteúdo é transferido para as outras.
5) Na primeira etiqueta você pode inserir caixas de texto e, ou, figuras (logomarcas, cliparts etc.).
6) Para facilitar o recorte insira um retângulo contornando a etiqueta, formatado para que fique com área com prenchimento “nenhum” e com linhas de espessuras finas (0,01 cm ou mais finas)
7) Sincronize as etiquetas e salve seu trabalho e, ou, imprima-o como se faz com outros documentos criados no Openoffice.